PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinâmica - Dúvidas Conceituais

4 participantes

Ir para baixo

Dinâmica - Dúvidas Conceituais Empty Dinâmica - Dúvidas Conceituais

Mensagem por DiegoCarvalho1 Qui 16 Ago 2012, 18:22

Olá, pessoal. Boa noite!
Tenho algumas dúvidas que até agora não me atrapalharam tanto nas resoluções de exercícios, mas é sempre bom estarmos preparados para quaisquer tipos de questões, então resolvi pedir a ajuda de vocês. Desde já agradeço! Vamos lá...:

1º - já pesquisei em alguns locais, mas náo encontro uma resposta que sane minha dúvida. Afinal, o que é um referencial inercial? Poderiam, se não for pedir demais, citar tanto referenciais inerciais quanto não inerciais?

2º - O que significa dizer que molas, fios e polias são IDEAIS?

3º - Quando as questões afirmam que um determinado fio é inextensível, quer dizer que ele "não estica" (permanece sempre com o mesmo comprimento). Certo? Mas caso o fio NÃO fosse inextensível, o que acarretaria nos cálculos do sistema em estudo?

4º - Já vi também algumas questões, contendo um sistema de blocos, fios e polias afirmarem o seguinte: "as inércias do fio e da polia são desprezíveis". Novamente, o que isso significa? E se não fosse desprezível, o que aconteceria com o sistema?

Muito obrigado!!
Very Happy

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Dúvidas Conceituais Empty Re: Dinâmica - Dúvidas Conceituais

Mensagem por ramonss Qui 16 Ago 2012, 18:54

1- Julgando que você esteja trabalhando com leis de newton e não com a relatividade de Einstein (comparando com suas outras dúvidas):
Referencial inercial é um referencial em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, isto é, possui aceleração nula (de forma simplificada). Pela primeira lei, sabemos:
Quando a soma das forças em um objeto é igual a ZERO, ele é um referencial inercial.
Os exemplos decorrem daí.

2-
Se eles são ideais quer dizer que eles são, literalmente, ideais (rsrs). Tipo assim: são tão ideais que não interferem no problema, por exemplo:
Se a polia não fosse ideal, teriamos de considerar o atrito da corda que passa por ela com ela, teríamos que acrescentar o seu peso, etc.

No geral:
ideais não tem peso, atrito, e tudo que 'interfere' no problema.
Isso acontece porque na situação, obviamente hipotética, deseja-se apenas o que realmente importa da polia, por exemplo (ou seja, mudar a direção).

3-
Sim, o fio inextensível não se estia. Se ele fosse extensível, ele seria elástico e, portanto, as contas não seriam as mesmas. Outra situação para você visualizar que complica:
se um fio não é inextensível e você colocar nele uma bola de 1 tonelada, ele irá se esticar até se romper... entendeu?

4-
Lembre-se: inércia é qualidade, massa é quantidade.
As inércias são desprezíveis, portanto não interferem, por exemplo, na aceleração do sistema. Dessa forma, no sistema todo, sendo "Fr" a força resltante aplicada e dois blocos A e B e suas respectivas massas mA e mB:
Fr = (mA + Mb).a (2ª lei)
e não:
Fr = (mA + mB + mF + mP).a
(sendo mF e mP as massas de fio e polía).


Bom, creio que basicamente é isso. Um abraço.
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Dúvidas Conceituais Empty Re: Dinâmica - Dúvidas Conceituais

Mensagem por DiegoCarvalho1 Qui 16 Ago 2012, 19:10

Vamos lá...
1 - Qual o referencial de um referencial inercial? Este referencial, já que é chamado de inercial, se estiver em repouso, ele sempre estará em repouso, independente do referencial??

2 - Ok.

3 - Se um determinado fio NÃO fosse inextensível, a grosso modo, teríamos que analisá-los de acordo com a Lei de Hooke, ou seja, como uma mola (ou não poderia analisar através de Hooke pelo fato de não ser uma mola ideal, pois provavelmente não iria voltar ao comprimento inicial)? Enfim... Seria uma bagunça total...

4 - Eu não consegui entender ainda. Quando você fala de massa, eu entendi que as massas não vão interferir no sistema. Mas quando fala de "inércias desprezíveis" eu não consegui entender.

Pode tentar me ajudar novamente? Muito obrigado! Um abraço!!

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Dúvidas Conceituais Empty Re: Dinâmica - Dúvidas Conceituais

Mensagem por Euclides Qui 16 Ago 2012, 19:50

1 - Qual o referencial de um referencial inercial? Este referencial, já que é chamado de inercial, se estiver em repouso, ele sempre estará em repouso, independente do referencial??
Falar em "referencial de referencial" não tem cabimento. Se as leis de Newton tiverem aplicação no referencial ele é inercial. Se uma bolinha largada cair na vertical, se um pêndulo em repouso se conservar na vertical, etc., o referencial é inercial.

4 - Eu não consegui entender ainda. Quando você fala de massa, eu entendi que as massas não vão interferir no sistema. Mas quando fala de "inércias desprezíveis" eu não consegui entender.
Massas desprezíveis são, em certo grau, um semelhante de inércias desprezíveis. Leia está página:

https://pir2.forumeiros.com/h33-dinamica-da-rotacao-para-o-nivel-medio-parte-2

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Dúvidas Conceituais Empty Re: Dinâmica - Dúvidas Conceituais

Mensagem por Luan F. Oliveira Qui 16 Ago 2012, 20:13

ramonss escreveu:
2-
Se eles são ideais quer dizer que eles são, literalmente, ideais (rsrs). Tipo assim: são tão ideais que não interferem no problema, por exemplo:
Se a polia não fosse ideal, teriamos de considerar o atrito da corda que passa por ela com ela, teríamos que acrescentar o seu peso, etc.

No geral:
ideais não tem peso, atrito, e tudo que 'interfere' no problema.
Isso acontece porque na situação, obviamente hipotética, deseja-se apenas o que realmente importa da polia, por exemplo (ou seja, mudar a direção).
Gostaria de complementar com uma importante observação. Molas e fios ideais propagam a força que age sobre eles integralmente.

Luan F. Oliveira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 167
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 30
Localização : Belvedere, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Dúvidas Conceituais Empty Re: Dinâmica - Dúvidas Conceituais

Mensagem por DiegoCarvalho1 Qui 16 Ago 2012, 22:49

Então um referencial inercial é todo referencial onde as leis de Newton podem ser aplicadas, independente se o corpo está em repouso ou em movimento. É isso?

Muito obrigado!

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Dúvidas Conceituais Empty Re: Dinâmica - Dúvidas Conceituais

Mensagem por Euclides Qui 16 Ago 2012, 22:56

Então um referencial inercial é todo referencial onde as leis de Newton podem ser aplicadas, independente se o corpo está em repouso ou em movimento. É isso?
Sim. Esses referenciais resultam estarem em repouso ou MRU.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Dúvidas Conceituais Empty Re: Dinâmica - Dúvidas Conceituais

Mensagem por DiegoCarvalho1 Sex 17 Ago 2012, 18:57

Obrigado ramonss, Luan F. Oliveira e Euclides!
Até mais!

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Dúvidas Conceituais Empty Re: Dinâmica - Dúvidas Conceituais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos