PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas não conceituais, são realmente dúvidas?

Ir para baixo

Dúvidas não conceituais, são realmente dúvidas? Empty Dúvidas não conceituais, são realmente dúvidas?

Mensagem por Convidado Qua 26 Set 2012, 23:02

Saudações, caros estudantes!

Eu gostaria de saber, em especial, do corpo administrativo do fórum, ou seja, dos usuários experientes que estão sempre respondendo às perguntas no fórum, o que vocês pensam a respeito da avalanche de perguntas do tipo: "eu não sei resolver isso aqui, me ajuda", ou seja, perguntas de caráter prático. Na minha ótica, quem faz essas perguntas parece não conhecer explicitamente bem as definições e os princípios que regem o tema abordado. E então, a pergunta prática é respondida reciprocamente com uma resposta prática sem abordagem profunda das leis, definições e princípios. Na minha humilde opinião, esse processo está errado, porque se o cara que perguntou não elaborou a pergunta com o intuíto de concluir uma ou uma regra geral, ou uma lei, ou uma definição por detrás da resposta, ela não aprenderá! Ademais, penso que o educador deveria ser como um treinador de xadrez, cuja responsabilidade é de somente ensinar as regras, as táticas e as manhas do jogo, mas o ato de jogar fica por responsabilidade do jogador, assim como o problema de responder as questões fica por responsabilidade do estudante.

O que acham?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas não conceituais, são realmente dúvidas? Empty Re: Dúvidas não conceituais, são realmente dúvidas?

Mensagem por Euclides Qua 26 Set 2012, 23:35

Muitos (penso que a maioria, mesmo) dos nossos colegas que vêm ao fórum estão realmente interessados em "aprender a pescar" e não apenas em "ganhar um peixe".

A simples resposta de uma questão pode significar muito pouco, por isso os estudantes mais experientes e que possuem um bom método de estudos, em geral além de colocar a questão, colocam também as tentativas que fizeram e as dúvidas mais específicas que tiveram.

Esses certamente receberão uma ajuda mais específica em relação às sua dúvidas e terão mais oportunidade de "pegar o próximo peixe sozinhos".

Aprender significa assimilar ideias, técnicas e conceitos, ser capaz de reproduzir conhecimento obtido, adaptar a outras situações similares e extender a situações novas.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos