PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coluna de água e Mergulhador

4 participantes

Ir para baixo

Resolvido Coluna de água e Mergulhador

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 07 Abr 2021, 09:16

Bom dia amigos e amigas do fórum! Gostaria de uma ajuda nessa questão aqui! Segue:

Um mergulhador, quando atinge a profundidade de 32m, está sujeito a uma pressão total de 5 atm, que corresponde à soma da pressão exercida pela atmosfera e da coluna de água sobre ele. Determine a pressão, em mmHg, que agirá sobre esse mergulhador quando ele atingir uma profundidade de 64m.

Então gente, nessa questão eu fiz usando o seguinte raciocínio:

32m -> 1 atm(somente a atmosfera) + 4 atm(coluna de água de 32m em relação ao nível do mar)
64m -> 1 atm(somente a atmosfera) + 8 atm(coluna de água em que a distância em relação ao nível do mar dobrou, logo, a pressão tbm).

Se:
1 atm --------------- 760 mmHg
9 atm --------------- x mmHg
          x = 6840 mmHg

Mas não é essa a resposta da questão... O livro diz que a resposta é 6232 mmHg
E eu queria uma ajuda de vcs, para saber se eu errei... ou ta faltando alguma informação...
Mas obrigado desde já!! Abraços! cheers


Última edição por BatataLaranja345 em Qua 07 Abr 2021, 09:54, editado 1 vez(es)
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Coluna de água e Mergulhador

Mensagem por Ceruko Qua 07 Abr 2021, 09:36

Bom dia, amigo!

Acontece que nem sempre a pressão atmosférica se mantém constante (1atm), ela pode mudar de acordo com a quantidade de gás na atmosfera. Entretanto, a pressão exercida por 10 metros de coluna de água sempre será 1 atm( considerando que a água tenha densidade igual à 1g/cm³). Logo, se em 10 metros tenho 1 atm, 32 metros terei 3,2 atm de pressão exercida pela água. Se a pressão total é 5, logo, a pressão atmosférica é 1,8 atm.

Assim, 64m de água representam 6,4 atm, somando-se os 1,8 da pressão atmosférica tem-se 8,2 atm. Passando para mmHg --> 6232.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Coluna de água e Mergulhador

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 07 Abr 2021, 09:54

Opa Ceruko!
Caramba mano, não tinha me tocado nessa... Eu tô tentando fazer ela a uns 2 dias.
Ai eu desisti e joguei ela na internet, apareceu algumas resoluções... mas nenhuma dava 6232 mmHg.
Ai pensei que poderia ser um erro do livro.

Não tinha me tocado nessa da pressão não ser sempre constante...
Vou anotar essa ideia de 10m = 1 atm, claro considerando a densidade da água = 1g/cm³
Obrigado pela ajuda, vou refazer essa questão!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Coluna de água e Mergulhador

Mensagem por Leite Azul Ter 28 Set 2021, 10:46

Aí guys eu consegui compreender finalmente, essa resposta “oficial” está dúvidosa, pertence ao livro “Química Versão Única” de João e Urbesco, esse livro é uma junção de outros três dos mesmos autores, mas na versão antecedente a esta (Química Versão 1) a mesma pergunta possui outra resposta 6.840mmHg, o que justifica a resolução seguinte: 32m = 5 atm (1 vindo do ar e 4 da água) x 760 (valor de 1 atm em mmHg) = 3.800 mmHg, então o dobro de metros 64m vai ser = 8 atms (porém vindos somente da água, porque a pressão do ar é fixa) ou seja: 8 atm + 1 atm = 6.080 + 760 = 6.840mmHg, levando em conta que precisaríamos possuir a tabela de conversão de atm em mmHg 1 atm = 760 mmHg, no caso da resposta 6.232 eu só consigo chegar nela quando assumo "dados" mais específicos além dos que a questão demonstra.

Leite Azul
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/09/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Coluna de água e Mergulhador

Mensagem por Leite Azul Ter 28 Set 2021, 10:46

Aí guys eu consegui compreender finalmente, essa resposta “oficial” está dúvidosa, pertence ao livro “Química Versão Única” de João e Urbesco, esse livro é uma junção de outros três dos mesmos autores, mas na versão antecedente a esta (Química Versão 1) a mesma pergunta possui outra resposta 6.840mmHg, o que justifica a resolução seguinte: 32m = 5 atm (1 vindo do ar e 4 da água) x 760 (valor de 1 atm em mmHg) = 3.800 mmHg, então o dobro de metros 64m vai ser = 8 atms (porém vindos somente da água, porque a pressão do ar é fixa) ou seja: 8 atm + 1 atm = 6.080 + 760 = 6.840mmHg, levando em conta que precisaríamos possuir a tabela de conversão de atm em mmHg 1 atm = 760 mmHg, no caso da resposta 6.232 eu só consigo chegar nela quando assumo "dados" mais específicos além dos que a questão demonstra.

Leite Azul
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/09/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Coluna de água e Mergulhador

Mensagem por Elcioschin Ter 28 Set 2021, 22:06

Com certeza o gabarito 6232 está errado.
Para ele ser verdadeiro deveríamos ter p(ar) = 1,8 atm.
E isto é impossível: este valor é muito alto. Este valor não existe na Terra.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71757
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Coluna de água e Mergulhador

Mensagem por Ceruko Qua 29 Set 2021, 08:12

Puts, confundi os conceitos então. A pressão atmosférica seria constante e a pressão hidrostática pode mudar.  

Nesse caso, a pressão da água deve mudar, pois sua densidade é diferente de 1 g/cm³. 

Infelizmente não consigo editar minha resposta.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Coluna de água e Mergulhador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos