PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

posso começar meus estudos pelo ita pela base?

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por laradp_8 Qui 04 Fev 2021, 08:03

Essa época de pandemia foi algo decisivo para eu saber qual carreira iria seguir na minha vida, para assim já começar meus estudos a respeito disso. Estou no segundo ano EM, e, para ser bem sincera, nunca tive uma base de matemática boa desde os meus anos letivos anteriores. Então, tenho duas perguntas:

1- É possível eu meter as caras na base (matemática básica) pra sair afiada e depois ir aprofundando no ITA, gradualmente?


Valeu aí pra quem responder! 

<33333333333333


Última edição por laradp_8 em Qui 04 Fev 2021, 09:01, editado 1 vez(es)

laradp_8
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 04/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por Kayo Emanuel Salvino Qui 04 Fev 2021, 08:15

Olá.

A matemática 'base' do ITA é os assuntos dos FME ( exceto o de cálculo e financeira) --> https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1180939398-coleco-fundamentos-de-matematica-elementar-gelson-iezzi--_JM

Depois de ter um bom nível em boa parte dos assuntos já pode ir pra provas anteriores e é isso.
Kayo Emanuel Salvino
Kayo Emanuel Salvino
Fera
Fera

Mensagens : 588
Data de inscrição : 21/05/2017
Idade : 21
Localização : João Pessoa, Paraíba e Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por Emanuel Dias Qui 04 Fev 2021, 08:30

Com certeza, consegue fazer isso sem cursinho, estudando sozinha.


Quando eu criei a conta aqui no fórum eu não conhecia o ITA, quando aparecia as questões de matemática de lá parecia coisa de outro mundo, mas é o básico bem feito, em matemática pelo menos, aprofundamento é apenas exercício mais elaborado, não cai nada de surpreendente. Física e Química é um pouco diferente, mas da para fazer sim tranquilamente.

Tome cuidado apenas com 1 coisa: desfocar.

Um dos motivos que me fez não querer o ITA foi essa cultura de estudar apenas o que cai na prova, qualquer coisa que seja fora disso, umas coisas legais de olimpíada por exemplo, atrasa bastante, então se você quer muuuuito passar, foca no básico, nada de aloprar com livros de olimpíada, embora eles sejam perfeitos.


Outra coisa: dificuldade.

Eu não sei como vai ser com você, comigo, foi bem difícil em Física e Matemática.

Em Matemática vai usar o Iezzi como o amigo sugeriu, é um livro com um rigor matemático diferente do ensino médio tradicional, pelo menos no meu, então é normal ter dificuldade, não se desespere.

Outra coisa, exercícios nível 3 do Tópicos de Física. Eu achava aquilo impossível, tanto é que eu achava que o livro que nãos e encaixava bem no meu estilo de estudos, então eu ficava trocando de livros toda hora. NÃO!, repito, NÃO fique trocando de livros, tenha os livros que você vai usar em mente e não desista deles, mesmo que seja difícil no começo, lembre-se, é normal, não desista. É isso, bons estudos e sempre que precisar estou disposto a ajudar, eu adoro as pessoas do segmento do ITA, mesmo não estudando lá.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Thiago Ber gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por Emanuel Dias Qui 04 Fev 2021, 08:33

Ah, só lembrando, você falou que não tem base, quando eu comecei os FME, eu não sabia resolver somas tipo 1/2+3/5. Se estiver assim recomendo que veja alguns videos de matemática básica e faça muito exercício de álgebra elementar, como propriedades de potência e radiciação. Você precisa conseguir trabalhar muito bem com a sintaxe da matemática para prosseguir, eu tinha muita dúvida com aquelas coisas de "posso cortar aqui?" nem sabia o que eu estava fazendo, então, atente-se a isso antes, o famoso livro O algebrista talvez ajude.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por laradp_8 Qui 04 Fev 2021, 08:56

valeu, emanuel, pelo visto, vou ter que aloprar bastante na base, mas isso é só questão de esforço mesmo lkdjjkkk valeu, fera!

laradp_8
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 04/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por laradp_8 Qui 04 Fev 2021, 09:00

Pois é. Eu tava meio com dúvidas nessas coisas de como começar, visto que agora terei que conciliar os estudos do 2o EM normal com os estudos do ITA. Creio que ficará beeeem puxado pra mim, inclusive, tenho até amigos de turma ITA que são de níveis bem avançados, e eu ficava tipo, "Krl, como esse cara chegou aí? Deve ser um gênio". Mas, ao conhecer mais um pouco desse mundo do ITA, percebi que o negócio é a base e a determinação. Uma base bem feita é o grosso da aprovação, então vou tentar achar alguns livros para exercitar o alicerce.

laradp_8
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 04/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por Emanuel Dias Qui 04 Fev 2021, 09:09

laradp_8 escreveu:Pois é. Eu tava meio com dúvidas nessas coisas de como começar, visto que agora terei que conciliar os estudos do 2o EM normal com os estudos do ITA. Creio que ficará beeeem puxado pra mim, inclusive, tenho até amigos de turma ITA que são de níveis bem avançados, e eu ficava tipo, "Krl, como esse cara chegou aí? Deve ser um gênio". Mas, ao conhecer mais um pouco desse mundo do ITA, percebi que o negócio é a base e a determinação. Uma base bem feita é o grosso da aprovação, então vou tentar achar alguns livros para exercitar o alicerce.

Eu pensava assim também, maioria das pessoas pensa assim quando conhece o nível da prova pela primeira vez.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] da uma olhada aqui, não precisa seguir a risca, esse tópicos de matemática IME/ITA ai eu nunca usei, achei desnecessário, mas já da um norte.


Sua escola é muito puxada? A minha eu não fazia nada e passava então eu levava os livros para escola e estudava lá mesmo não tendo nada em comum com a aula.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por Kayo Emanuel Salvino Qui 04 Fev 2021, 09:22

Tem uns vídeos que vão ser muito úteis: 

1) https://www.youtube.com/watch?v=NhNiQlDEvt4&ab_channel=VirandoOl%C3%ADmpico

2) https://www.youtube.com/watch?v=or2AzGLqADs&ab_channel=VirandoOl%C3%ADmpico

3) https://www.youtube.com/watch?v=mGm2nDjpw_8&ab_channel=VirandoOl%C3%ADmpico

Como o Emanuel falou, dificuldade vai ser algo normal mas não pare, faça com ou sem vontade mas faça.

Veja se tu consegue falar com alguém da diretoria e tal, pra focar no ITA, talvez tenha como ajustar rotina escolar pra focar melhor.
Kayo Emanuel Salvino
Kayo Emanuel Salvino
Fera
Fera

Mensagens : 588
Data de inscrição : 21/05/2017
Idade : 21
Localização : João Pessoa, Paraíba e Brasil.

Emanuel Dias e laradp_8 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por laradp_8 Qui 04 Fev 2021, 09:31

O canal "Virando Olímpico" é **eu sou um idiota grosseiro e desbocado**!! Valeu aí pelas indicações! 
Agora sobre a diretoria do meu colégio, eu não sei, porque eles não tem muito essa coisa de ajudar o aluno com rotina escolar e tals (talvez tenha, eu q não sei talvez). Mas vou ver alguns vídeos sobre como otimizar meu tempo em relação aos estudos.

(p.s: não sei mexer aqui no site pq sou novata aqui, aí não entendo mt bem como funciona esse sistema de responder msgs)

laradp_8
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 04/02/2021

laradp_8 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por laradp_8 Qui 04 Fev 2021, 09:32

KKKKKKKKKKKKK a resposta q ficou no lugar do f0d4, mds

laradp_8
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 04/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: posso começar meus estudos pelo ita pela base?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos