PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para estudos do ITA

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda para estudos do ITA Empty Ajuda para estudos do ITA

Mensagem por lightz Seg 25 Jan 2021, 02:35

Então eu acabei de entrar para o 1° ano do ensino médio e é um ano que tem que ser feito com bastante cuidado e 100% de atenção.
 
Eu sempre me interessei pela aviação desde criança só que eu nunca dei interesse por faculdades, esse interesse só foi ativado no 9° ano quando eu queria cursar a melhor faculdade de engenharia aeronáutica que no caso eu acabei me informando sobre o ITA e foi uma motivação pra começar os estudos, mais precisamente falando, dar o gás.
 
Então a primeira coisa que eu achei foi que o ITA não é uma faculdade fácil de se passar porque pra passar precisa de um bom embasamento, coisa que não é 100% dado nos materiais didáticos das escolas e por isso fui pesquisar por alguns livros que conseguem trazer bons conteúdos e exercícios.

Começando pelos livros de física: Tópicos de Física (3 volumes de 2012) ou física clássica (3 volumes de 2012)? Eu vi muitos debates entre o tópicos e o física clássica, alguns falam que é bom estudar pelos dois livros outros não, então fiquei muito na dúvida.

Química: As pessoas falam que o ricardo feltre é um bom livro pra química e queria saber se é bom comprar o volume único de 2005 ou os 3 volumes de 2008.

Matemática: Bom, matemática falaram que é bom o fundamentos da matemática do Iezzi, só que como a pandemia foi uma dificuldade pra aprender porque as minhas aulas foram praticamente reduzidas pela metade e assim em matemática só consegui aprender até uma pequena parte de funções e queria saber se mesmo comprando os livros do Iezzi conseguiria pegar a teoria e resolver os exercícios sem dizer que possui 11 volumes e quais seriam os volumes necessários para aprender a base necessária para passar no ITA.

lightz
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para estudos do ITA Empty Re: Ajuda para estudos do ITA

Mensagem por Francisco+1 Seg 25 Jan 2021, 08:19

Geralmente sempre colocam essas coleções que você citou como uma fórmula ou molde, eu não acho isso bom. Por mais que sejam grandes livros, cada um tem uma forma de interação diferente com um autor. Nesse caso, para quem ainda quer formar uma base matemática recomendaria a antiga coleção de livros do Aref (se conseguir os originais da Moderna é beeem melhor), só então iria para o Iezzi para "abrir mais a cabeça" e por fim algum livro que seja mais rigoroso quanto ao nível de questões.
Tópicos de física também é uma referência atemporal, mas tenha outros livros/apostilas que possam a complementar o que você estudou ou ficou em dúvida.
Quanto à Química, eu particularmente prefiro o livro do Martin Silberberg, embora ache que não há uma tradução desse livro. Se preferir talvez as apostilas QUI da poliedro possam ser úteis, e o Feltre (2003 digital p n gastar mt dinheiro) como uma alternativa.
Além disso, é muito importante resolver outras provas além das provas e simulados (Estratégia, Objetivo, Poliedro, ...) ITA, a exemplo do IME, IIT-JEE, e outros que achar conveniente.

Obs: De uma olhada em outros tópicos relacionados à sua pergunta aqui pelo fórum, visite também sites como Stack Exchange (math, chemistry, physics), art of problem solving e o próprio fórum PIR2 para tirar dúvidas e conhecer mais sobre seus temas de estudo, no mais boa sorte em sua jornada.
"May the force be with you" - Me 2021

Francisco+1
Jedi
Jedi

Mensagens : 282
Data de inscrição : 27/02/2018
Idade : 33
Localização : Paraná

Andresa Araújo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos