PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Ajuda) Como Organizar os estudos?

3 participantes

Ir para baixo

(Ajuda) Como Organizar os estudos?  Empty (Ajuda) Como Organizar os estudos?

Mensagem por TrailRunner Ter 15 maio 2018, 10:34

Fala galera.

Eu estou com uma dúvida/dificuldade em relação a organização dos estudos, em qual planejamento seguir. 
Queria pedir encarecidamente, se possível, a ajuda dos mais experientes. Meu objetivo é ENEM.
O problema é que no ensino médio, meu aprendizado foi o mínimo. Não tenho base nenhuma e percebi que primeiro é construir, essa mesma de maneira sólida. 
A príncipio eu assinei Stoodi, com intuito de estudar pelas vídeo aulas, porém eu notei que assistir vídeo aulas eu tenho uma falsa sensação de aprendizado então optei em ler a teoria nos livros antes e se necessário consultar as vídeo aulas.
Agora o problema é em relação aos livros e como seguir o roteiro de estudos.

O planejado é utilizar os seguintes livros como 'principais', estudando todos pelo índice, até o final.

Biologia: Amabis e Martho (vol. único)  / Auxilio: Sônia Lopes Vol. Unico

Geografia: Eustáquio Sene (vol. único) / Auxilio: Conexões - Lygia Terra e Geografia Leituras e Interação - Antonio Luis Joia

Física: Os Fundamentos da Física (ramalho). No momento só tenho o vol. 1. 

Química: Estou na duvida em qual usar como principal para embasamento: Tito e Canto - Abordagem do Cotidiano ou Usberco e Salvador (não tenho conhecimento nenhum em química)

Gramática: Mauro Ferreira

Historia: Historia Global (Gilberto Cotrim) / Auxilio: A escrita da Historia - Flavio Campos

Matemática: Contexto e Aplicações - Luiz Roberto Dante

Eu notei que acabava gerando confusão, tentando usar os diversos livros simultaneamente, e consequentemente perdendo bastante tempo.
Então pensei em dividir entre o livro principal a ser seguido e aos finais de semana, eu utilizo os livros auxiliares para resumo, e complementar o que não ficou claro, ou que não foi falado no livro principal.

Se puderem opinar fico agradecido.

Vlw.
TrailRunner
TrailRunner
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 09/04/2016
Idade : 30
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Como Organizar os estudos?  Empty Re: (Ajuda) Como Organizar os estudos?

Mensagem por MalcolnMed Ter 15 maio 2018, 10:51

Depende de que curso você quer brother..

Em química, já que não possui base, usa o Usberco. É bem didático e simples.
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Como Organizar os estudos?  Empty Re: (Ajuda) Como Organizar os estudos?

Mensagem por TrailRunner Ter 15 maio 2018, 13:00

Quero tentar Geologia na UFMG.
TrailRunner
TrailRunner
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 09/04/2016
Idade : 30
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Como Organizar os estudos?  Empty Re: (Ajuda) Como Organizar os estudos?

Mensagem por caique_b1 Ter 15 maio 2018, 16:09

Você fez o Enem ano passado?

Se não, digo que a parte de naturezas (na verdade, o Enem em si) tava bem melhor - exceto química.  

Cara uma dica é: pegue livros do ensino médio e de volume único! Estude com muita atenção, E SEM PULAR CONTEÚDO.
Tente não ficar preso ao mesmo conteúdo... alterne os conteúdos..."De manhã estudei fisica, a tarde vou estudar história..." Alternar melhora o rendimento, pelo menos no meu caso, pois estudar fisica o dia todo cansa muito. O mesmo serve para estudar história o dia todo e tals. 
Eu fiz o Enem 5 vezes, em todas elas nunca estudei, mas percebi que quanto mais Enem's eu fazia, mas eu acertava. Eu já sabia de algumas pegadinhas em humanas, outras em matemática... então, outra dica que dou é: RESOLVA MUITOS EXERCÍCIOS. Errou uma questão e não entendeu o motivo? Só saia dela se conseguir entender pq errou - pois vai que cai uma semelhante no Enem? 
Saiba administrar o tempo... O Enem em si não é tão difícil, mas o tempo atrapalha muito. Assim como a pressão de que o tempo não vai ser suficiente - por isso o motivo de fazer exercícios e simulados. 

Na parte de Humanas, eu indico assistir vídeos do tema e anotar os pontos importantes. No meu caso eu não curto ler história, geografia e sociologia e filosofia: eu me perco e consome muito tempo, por isso achei importante, pelo menos em uma parte, deixar essa área com as videos aulas mesmo. 

No entanto, eu digo que é mais importante FAZER EXERCICIOS e VER A CORREÇÃO DELE, de quê ficar lendo, lendo e lendo... 
Mas amigo, outra dica, só estude se tiver com vontade. Não adianta ver uma video aula sobre a mesopotâmia se você não tá afim. Você vai escutar, escutar e escutar mas não vai entender nada. Por isso, estude o que tiver afim. 

Na parte da redação é a mesma coisa... PRÁTICA e mais PRÁTICA. Todo fim de semana, escreva uma redação sobre um tema X, mas com apenas textos motivadores. Se você puder assinar um plano de correção seria uma boa ajuda. É caro, cerca de R$ 200 - R$ 300 para correção de 40 - 50 redações, mas vale à pena.

Eu mesmo não tenho grana pra assinar nada. Tava pensando em assinar o Stoodi mas ou eu assinava ela ou pagava o plano da redação: preferi investir na redação... nos demais eu me viro nos vídeos free e nos livros.

Segue, abaixo, uma checklist dos conteúdos que caem no ENEM.  Eu tô me virando nele. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No mais, desejo um bom estudo. Esse ano comecei a estudar lá em março, e tô confiante em naturezas e matemática. Espero terminar tudo antes de outubro, pra poder revisar e me dedicar aos simulados muitos exercícios.

Qualquer dúvida, só postar.

Uma pergunta: deseja fazer qual curso? Ampla concorrência ou Cotas?

caique_b1
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/05/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza, Ceará (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Como Organizar os estudos?  Empty Re: (Ajuda) Como Organizar os estudos?

Mensagem por TrailRunner Qua 23 maio 2018, 13:46

Fala ai Caique_b1, muito obrigado pelo auxilio.

Bom ano passado não cheguei a fazer o ENEM, eu fiz a inscrição mas como não tinha estudado acabei desistindo.

Como eu disse no inicio do post, meu ensino médio foi péssimo, como consequência não tenho uma boa base e das vezes que o fiz minha nota foi baixa para conseguir uma bolsa integral.

Cheguei a fazer pré-vestibular em 2015 porem apenas ia para assistir as aulas, e não sobrava tempo para estudar em casa devido ao trabalho exaustivo.
Em 2016, tentei estudar sozinho em casa, não tinha conhecimento nenhum dos materiais, e boa parte do tempo foi apenas baixando dezenas de livros, apostilas, para no final não saber qual usar e nem como usar. Isso acabou me frustrando e desisti apos uns 2 meses. 
Fiquei ano passado sem estudar, apenas trabalhando.

Este ano resolvi abrir mão do serviço, a grana que juntei vai ser para me manter 'vivo' durante esse período. Porém, eu tenho um 'prazo' até essa grana acabar, pois após eu terei que voltar a trabalhar, mas estou tentando arrumar algum trabalho informal para ganhar mais um tempo.

Minha Rotina está sendo estudar durante o dia e na parte da noite vou para um curso de aperfeiçoamento que estou fazendo.

No inicio eu estava estudando apenas pelo Stoodi e utilizando pouco os livros, mas para mim, vídeo aulas não é vantajoso, me distraio muito e tenho a falsa sensação de aprendizado.

Depois eu comecei a alternar entre livros e vídeo aulas, mas acabou virando uma bagunça pois não sabia se estudava pelo livro ou vídeo.
Após quebrar muito a cabeça eu decidi estudar somente pelos livros, seguindo o índice e uso video aulas apenas para pegar os resumos dos conteúdos que já estudei. Geralmente eu baixo os videos, converto para mp3 e vou escutando no ônibus quando estou indo para o curso.
Alguns livros eu deixo como principais, igual citei no primeiro post e os demais para auxilio.
Acredito que muitos irão falar para que eu faça bastante exercícios para o ENEM, já que o objetivo é a prova, mas antes o objetivo é estudar todo ENSINO MÉDIO novamente. Acredito que não adianta eu querer dar um "passo maior que a perna", vai ser perca de tempo.
Estou convicto que é bem difícil consegui a aprovação que desejo só estudando durante este ano, e estou tranquilo em relação a isso. Quero adquirir uma boa base durante esse tempo que não estou trabalhando, para depois focar apenas na prova.

Como forma de treinar para as provas será participar dos simulados presenciais nos pré-vestibulares aqui da cidade que são aberto ao público.

Sempre fica a duvida de como a galera faz, pelo fato de ser muito conteúdo. Acaba batendo uma uma insegurança que após algum tempo eu 'irei' esquecer tudo que estudei no inicio.
Com que frequência fazem resumos ou como fazem?

obs: O checklist que você informou não aparaceu aqui.

Abraço.
TrailRunner
TrailRunner
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 09/04/2016
Idade : 30
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Como Organizar os estudos?  Empty Re: (Ajuda) Como Organizar os estudos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos