PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM combate à evasão escolar

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por Enzo _Sergi Sex 08 Jan 2021, 18:54

Segundo o artigo n°6 da constituição brasileira, o acesso à educação de qualidade é um direito de todos os seus cidadãos. No entanto, observa-se atualmente a carência de esforços por parte do poder público a fim de conter o aumento da evasão escolar no Brasil, realidade que faz com que cerca de 25% dos alunos do país não concluam o ensino médio no período adequado, segundo dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) . Tal panorama é preocupante para o futuro da nação, na medida em que o aprendizado no colégio é o principal alicerce para a ascensão profissional e para o aumento da qualidade de vida de um jovem, fatores que resultam em benefícios não apenas a si e a seus familiares, mas também ao restante da sociedade.

  A desistência precoce dos estudos tem como causa uma série de motivos. Primeiramente, há uma conjuntura social de pobreza e de desigualdade de renda, que obriga crianças e adolescentes a terem que, desde cedo, trabalhar para o sustento familiar. Além disso, o método de ensino utilizado no Brasil é ineficaz para direcionar o foco dos estudantes à escola. Consoante às palavras de Zygmunt Bauman, "informação em excesso não significa sabedoria". Nessa perspectiva, a grande quantidade de conteúdos teóricos na grade curricular, com pouca aplicação prática e com falta de conexão com a realidade do aluno, não provoca o interesse do corpo discente. Por fim, é evidente a baixa qualidade da infraestrutura ao redor da educação no país: instalações e construções precárias, falta de materiais didáticos e baixos salários aos professores contribuem para a perda de qualidade das aulas. Logo, os estudos naturalmente deixam de ser vistos como "porta de entrada" para o desenvolvimento pessoal e são abandonados.

  Como consequência da evasão escolar, nota-se a manutenção, em longo prazo, de mazelas no Brasil. Conforme Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Nesse sentido, a falta de qualificação técnica - com a saída do colégio - impede que jovens de origem humilde possam mudar sua situação econômica ; em decorrência do fato, eles tendem a se manter na mesma condição de vida de seus antepassados, e a estratificação social atual permanecerá.  Em vista disso, a criminalidade - resultante principalmente da falta de oportunidades iguais - continuará sendo um pesadelo para toda a população. Porém, não há, por parte das autoridades, consciência da relação entre essas diferentes problemáticas.

   Portanto, é preciso que o governo federal crie um programa nacional de modo a proporcionar melhorias na educação brasileira. Tal objetivo será atingido por meio do aumento da verba destinada ao Ministério da Educação, a qual permita que o órgão faça parcerias com psicólogos e com pedagogos - para o acompanhamento direto dos estudantes em sala de aula, a fim de lhes fornecer auxílio emocional para o seguimento nos estudos - , realize reformas estruturais em colégios e reajuste o salário dos professores. Dessa forma, diminuir-se-á a evasão escolar, o que contribuirá para o bem-estar de toda a sociedade futuramente



Fiz a redação no modelo mais comum : causas no D1 e consequências no D2

Conforme a recomendação dos colegas de fórum, procurei ser mais crítico e incisivo, principalmente no D1

Acredito que dessa vez coloquei todos os elementos da conclusão, mesmo que a ideia não seja das melhores (mas o ENEM é bem compreensível com ideias meia boca)


Queria pedir por favor para que quem quiser corrigir os erros de expressão/vocabulário, marcar diferentemente quando eu cometi um erro e tenho que mudar, ou quando é apenas uma sugestão de reescrita para facilitar o entendimento


Obrigado!!

Enzo _Sergi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 21
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Re: Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por _Arthur_ Sex 08 Jan 2021, 19:22

Qual parte da introdução é a tese (que indica o que será dito nos tópicos frasais dos parágrafos argumentativos)?


Última edição por _Arthur_ em Sex 08 Jan 2021, 21:55, editado 1 vez(es)
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Re: Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por Enzo _Sergi Sex 08 Jan 2021, 21:47

Minha tese é: 

 "Tal panorama é preocupante para o futuro da nação  ...... restante da sociedade" 

---> nos dois desenvolvimentos eu procurei explicar o porquê disso, principalmente nas consequências


Em cada parágrafo de desenvolvimento iniciei com o tópico frasal, que deixava claro o que seria dito no restante do parágrafo


Sobre a conclusão:

AGENTE - Governo Federal
AÇÃO - Criar campanha nacional
FINALIDADE  - proporcionar melhorias
MEIO - Aumento de verbas ao Ministério da Educação
DETALHAMENTO - Psicólogos..... reformas ..... aumento de salários


Ao meu ver não faltou agente.

Enzo _Sergi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 21
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Re: Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por _Arthur_ Sex 08 Jan 2021, 21:54

Enzo _Sergi escreveu:Minha tese é: 

 "Tal panorama é preocupante para o futuro da nação  ...... restante da sociedade" 

---> nos dois desenvolvimentos eu procurei explicar o porquê disso, principalmente nas consequências


Em cada parágrafo de desenvolvimento iniciei com o tópico frasal, que deixava claro o que seria dito no restante do parágrafo

Ao meu ver não faltou agente.
Pela segunda vez, nesta semana, queimei a língua. Agora que vi que você colocou o agente no primeiro período. KKKKKKKKK Finge que você não viu minha gafe.

Mas quanto à tese: ela não existe. Se no primeiro parágrafo argumentativo você falou de X e, no segundo, falou de Y, X e Y tem que estarem na introdução.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Re: Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por Enzo _Sergi Sex 08 Jan 2021, 22:11

Ok... aos poucos vamos progredindo


Consegue me dizer como foi vocabulário/gramática??

Enzo _Sergi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 21
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Re: Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por _Arthur_ Sex 08 Jan 2021, 22:36

Enzo _Sergi escreveu:Ok... aos poucos vamos progredindo


Consegue me dizer como foi vocabulário/gramática??
Coloca a tese, daí amanhã eu corrijo. Estou cansado e ainda tenho bastante coisa pessoal para fazer.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Re: Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por Enzo _Sergi Sex 08 Jan 2021, 23:44

Retirando o trecho a partir de "tal panorama"

" Tal panorama, em sua origem, está relacionado à fatores sociais existentes no país, que proporcionam condições de ensino inadequadas para o eficiente aprendizado dos jovens. Ademais, ele certamente trará reflexos negativos para a população brasileira no futuro, visto que a má educação está interligada à problemas enraizados no país.  "

Enzo _Sergi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 21
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Re: Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por _Arthur_ Sex 08 Jan 2021, 23:50

Tópico frasal 1: A desistência precoce dos estudos tem como causa uma série de motivos.
Tópico frasal 2: Como consequência da evasão escolar, nota-se a manutenção, em longo prazo, de mazelas no Brasil.
Tem que escrever essas duais ideias na sua tese.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Re: Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por romulos1 Sáb 09 Jan 2021, 00:02

Enzo, a tese é uma das partes principais do texto, e seu problema com ela é relativamente fácil de ser resolvido, além de que, sem ela, sua nota abaixa consideravelmente. Enquanto gramática também é importante, mas não é crítico no seu nível de português.
Antes de ver o português, coloque uma tese como o Arthur disse.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Re: Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por Enzo _Sergi Sáb 09 Jan 2021, 09:21

Sinceramente não estou conseguindo escrever minha tese sem repetir os mesmos termos que coloquei nos tópicos frasais


No trecho que eu reescrevi, o primeiro período se refere ao primeiro tópico frasal, em que eu relacionei as causas com as condições de ensino fracas e problemas sociais.
 No segundo período relacionei a evasão escolar com a persistência de mazelas do país, que eu abordei no segundo desenvolvimento.


Foram maneiras de citar o que eu iria abordar sem repetir as mesmas palavras

Enzo _Sergi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 21
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM combate à evasão escolar Empty Re: Redação ENEM combate à evasão escolar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos