PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM - Combate à Desigualdade Social no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM - Combate à Desigualdade Social no Brasil Empty Redação ENEM - Combate à Desigualdade Social no Brasil

Mensagem por <dougz/> Seg 12 Jul 2021, 19:46

Saudações a todos! De volta aqui depois de quase um mês kkkk


Tema: Caminhos para combater a desigualdade social no Brasil

(Introdução)
“A maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos”. A afirmação feita pelo escritor alemão Johann Goethe não condiz com a realidade brasileira, onde falta coragem para erradicar as diferenças gritantes entre as parcelas mais ricas e as mais pobres. A divisão desigual da renda e um ensino público sucateado contribuem com a continuidade dessa conjuntura. Sob tal ótica, cabe analisar os aspectos da problemática e suas possíveis soluções.

(Desenvolvimento I)
Primeiramente, é válido ressaltar os impactos da má distribuição de renda na sociedade. Conforme o Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas, divulgado em 2019, o 1% mais rico acumula quase um terço dos rendimentos produzidos no país. Em contrapartida, uma parcela considerável da população encontra-se em condições desumanas, moradias precárias sem saneamento básico, e por vezes, enfrentam até a fome. Por tais razões, muitos indivíduos acabam por recorrer à criminalidade, buscando sustentar a si e aos que dependem dele.

(Desenvolvimento II)
Ademais, é importante destacar o papel do ensino nesse contexto, que concede ao sujeito o poder de mudar sua própria realidade. Segundo o educador brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Entretanto, a má gestão de recursos prejudica não só o acesso, como também a qualidade do ensino. Isso acarreta um desempenho insatisfatório dos estudantes, altas taxas de evasão escolar, e consequentemente, eleva a quantidade de desempregados.

(Conclusão)
Em suma, se faz necessária a ação do poder público para amenizar o quadro atual. Para tanto, urge que os ministérios da Economia e da Educação promovam, por meio de programas sociais e arrecadação de tributos, a distribuição igualitária de renda e investimentos para escolas e universidades, a fim de oferecer melhores condições de vida para as parcelas mais vulneráveis da população. Além disso, cabe ao poder legislativo fiscalizar a execução dessas medidas para garantir sua implementação. Dessa forma, haverá bravura para combater, efetivamente, a desigualdade socioeconômica no Brasil, e assim concretizando a ideia de Goethe.

<dougz/>
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/05/2021
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Combate à Desigualdade Social no Brasil Empty Re: Redação ENEM - Combate à Desigualdade Social no Brasil

Mensagem por BatataLaranja345 Ter 13 Jul 2021, 07:39

Olá Dougz! Bom dia, colega!!
Realmente kkkkk, já faz um tempinho que vc não aparece aqui. Mas o importante é que vc voltou, certo?! kkkkk

Bom, vamos fazer do mesmo jeito que fizemos antes! Vendo parágrafo por parágrafo!
Vamos lá!

I) Introdução:
-> "A afirmação feita pelo escritor alemão Johann Goethe não condiz com a realidade brasileira"
Nesse trecho aqui, que só para dizer está ótimo, eu acho que ele ficaria "mais forte", ou daria mais ênfase na frase que vc citou, se vc colocasse algo do tipo:
 "A afirmação feita pelo escritor alemão Johann Goethe não condiz com a realidade brasileira, apesar de ser um excelente ensinamento"
Isso foi só um exemplo... onde eu quero chegar é que seria interessante se vc atribuísse uma característica positiva a frase! Pois isso irá mostrar que: apesar dela não representar uma característica social brasileira; ela é sim uma boa opção a se tomar!
Entende?
Vamos seguir!

-> "onde falta coragem para erradicar as diferenças gritantes entre as parcelas mais ricas e as mais pobres."
Apesar de vc ter citado na frase do escritor alemão os governantes... nesse trecho, dá ao entender que a sociedade, como um todo, não faz nada....
Por isso, para que essa ambiguidade não fique no trecho, e para uma questão de ênfase também... eu faria da seguinte maneira:
 "onde falta coragem - por parte dos chefes de estado - para erradicar as diferenças gritantes entre as parcelas mais ricas e as mais pobres"

-> Parágrafo ótimo de introdução!
Gostei de como vc iniciou ele, através da frase do escritor alemão! Isso é muito bom de se fazer!
Vamos seguir para o segundo! Cool

II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "condições desumanas, moradias precárias sem saneamento básico, e por vezes, enfrentam até a fome."
Veja esse trecho!
O que vc escreveu entre as vírgulas que estão em negrito, não está errado, porém, ficou mal encaixado.
Logo, eu colocaria da seguinte maneira:
 "condições desumanas, como moradias precárias e a falta do saneamento básico, e por vezes, enfrentam até a fome.

-> Um parágrafo muito bom tbm, novamente kkkkk!
Gostei da citação do estudo! Isso é bom, pois dá ênfase na sua argumentação!
Vamos seguir! cheers

III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "Segundo o educador brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda"
Uma pergunta: isso que vc citou... é uma frase, propriamente dita, dele? Se for, eu recomendo que vc ponha ela entre aspas... pois vc citou uma frase de alguém, e para que isso se prove verdade, que vc apenas usou ela e não copiou na cara dura, a gente usa as aspas!
Então, apenas para mostrar:
 "Segundo o educador brasileiro Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". "



-> "Isso acarreta um desempenho"
Para evitar qualquer desvio na estilística do seu texto, recomendo que vc faça a seguinte construção:
 "Logo/Portanto/Sob essa análise, tal situação acarreta um desempenho"






Vamos pular logo para o fim, pois não encontrei nenhum erro na sua conclusão! cheers

Apenas gostaria de pontuar algumas coisas:
 1. Ótima argumentação, com boas citações; esse ato deixa seu texto sempre mais rico!
 2. Tente usar mais pontuações! Vc usou mt a vírgula e o ponto final apenas... muitas vezes, um ponto e vírgula ou um travessão pode substituir eles! E isso tbm é bom para a estilística do seu texto... pois mostra que vc sabe "manusear" bem as pontuações!

 3. Tamanho dos parágrafos: eu percebi que a sua conclusão está maior que os outros parágrafos... isso é ruim! A conclusão deve ter o mesmo tamanho, ou ainda ser menor do que o parágrafo de introdução! Eu sempre uso a seguinte relação:
                                           - Introdução: 3-4 linhas
                                           - Desenvolvimento: 4-5 linhas ou 5-6 linhas
                                           - Conclusão: 3-4 linhas



Acho que foi só isso que vi!
Veja se tudo faz sentido! Qualquer dúvida não deixe de pontuar!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos