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Redação ENEM combate à evasão escolar

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Mensagem por Enzo _Sergi Sex 08 Jan 2021, 18:54

Relembrando a primeira mensagem :

Segundo o artigo n°6 da constituição brasileira, o acesso à educação de qualidade é um direito de todos os seus cidadãos. No entanto, observa-se atualmente a carência de esforços por parte do poder público a fim de conter o aumento da evasão escolar no Brasil, realidade que faz com que cerca de 25% dos alunos do país não concluam o ensino médio no período adequado, segundo dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) . Tal panorama é preocupante para o futuro da nação, na medida em que o aprendizado no colégio é o principal alicerce para a ascensão profissional e para o aumento da qualidade de vida de um jovem, fatores que resultam em benefícios não apenas a si e a seus familiares, mas também ao restante da sociedade.

  A desistência precoce dos estudos tem como causa uma série de motivos. Primeiramente, há uma conjuntura social de pobreza e de desigualdade de renda, que obriga crianças e adolescentes a terem que, desde cedo, trabalhar para o sustento familiar. Além disso, o método de ensino utilizado no Brasil é ineficaz para direcionar o foco dos estudantes à escola. Consoante às palavras de Zygmunt Bauman, "informação em excesso não significa sabedoria". Nessa perspectiva, a grande quantidade de conteúdos teóricos na grade curricular, com pouca aplicação prática e com falta de conexão com a realidade do aluno, não provoca o interesse do corpo discente. Por fim, é evidente a baixa qualidade da infraestrutura ao redor da educação no país: instalações e construções precárias, falta de materiais didáticos e baixos salários aos professores contribuem para a perda de qualidade das aulas. Logo, os estudos naturalmente deixam de ser vistos como "porta de entrada" para o desenvolvimento pessoal e são abandonados.

  Como consequência da evasão escolar, nota-se a manutenção, em longo prazo, de mazelas no Brasil. Conforme Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Nesse sentido, a falta de qualificação técnica - com a saída do colégio - impede que jovens de origem humilde possam mudar sua situação econômica ; em decorrência do fato, eles tendem a se manter na mesma condição de vida de seus antepassados, e a estratificação social atual permanecerá.  Em vista disso, a criminalidade - resultante principalmente da falta de oportunidades iguais - continuará sendo um pesadelo para toda a população. Porém, não há, por parte das autoridades, consciência da relação entre essas diferentes problemáticas.

   Portanto, é preciso que o governo federal crie um programa nacional de modo a proporcionar melhorias na educação brasileira. Tal objetivo será atingido por meio do aumento da verba destinada ao Ministério da Educação, a qual permita que o órgão faça parcerias com psicólogos e com pedagogos - para o acompanhamento direto dos estudantes em sala de aula, a fim de lhes fornecer auxílio emocional para o seguimento nos estudos - , realize reformas estruturais em colégios e reajuste o salário dos professores. Dessa forma, diminuir-se-á a evasão escolar, o que contribuirá para o bem-estar de toda a sociedade futuramente



Fiz a redação no modelo mais comum : causas no D1 e consequências no D2

Conforme a recomendação dos colegas de fórum, procurei ser mais crítico e incisivo, principalmente no D1

Acredito que dessa vez coloquei todos os elementos da conclusão, mesmo que a ideia não seja das melhores (mas o ENEM é bem compreensível com ideias meia boca)


Queria pedir por favor para que quem quiser corrigir os erros de expressão/vocabulário, marcar diferentemente quando eu cometi um erro e tenho que mudar, ou quando é apenas uma sugestão de reescrita para facilitar o entendimento


Obrigado!!

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Mensagem por _Arthur_ Sáb 09 Jan 2021, 10:50

Está difícil destacar a tese por causa da estatística que tu usou. Nela, você já falou da evasão escolar. Daí num tem como demarcar a evasão escolar no período final. Vamos retirá-la, uma vez que já há repertório (Constituição), e ajustar algumas coisas.

Segundo o artigo 6° da Constituição Federal brasileira, o acesso à educação de qualidade é um direito de todos os [não use artigo antes de pronome possessivo] seus cidadãos. No entanto, posto que muitos não têm acesso a essa prerrogativa [oração subordinada invertida para pontuar na competência I], a evasão escolar se torna uma realidade no país, cuja motivação é multifatorial, e cujo corolário é a consagração de chagas sociais.

Aliás, ao citar a Constituição, prefira escrever desta forma:
A Constituição Federal assegura - ou deveria assegurar [oração intercalada para pontuar na competência I] - a todos os brasileiros o direito à educação.


Agora, é necessário ajustar o tópico frasal do primeiro parágrafo: quando você fala "desistência precoce" parece que a pessoa decide parar de estudar porque sim, o que não é o caso, como você disse posteriormente. Ou seja, diga "desistência precoce INVOLUNTÁRIA".
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Mensagem por _Arthur_ Sáb 09 Jan 2021, 16:00

Lapidei a introdução:

A Constituição Federal assegura - ou deveria assegurar - a todos os brasileiros o direito à educação. No entanto, posto que, na prática, ter pleno acesso a essa prerrogativa é um privilégio de poucos, a evasão escolar se torna uma realidade no país, sobretudo por causas multifatoriais, as quais, por conseguinte, consagram chagas do tecido social.

É indubitável que o abandono [pelo dicionário, "desistência" é uma renúncia voluntária. Então não dá para usar "desistência involuntária" como eu havia sugerido. "Desistência" também não está bom, já que a saída do aluno da escola é involuntária] precoce e involuntário dos estudos é gerado por [tirei o "causa" para evitar repetição] uma série de motivos. Nesse sentido, primeiramente, há uma conjuntura social de pobreza e de desigualdade de renda, que obriga crianças e adolescentes a trabalharem, desde cedo, ["terem que trabalhar" é desnecessariamente alongado, demonstra, portanto, dificuldade de escrita] para o sustento familiar. Além disso, o método de ensino utilizado no Brasil é ineficaz para direcionar o foco dos estudantes à escola. [o que seria direcionar o foco à escola?] Consoante às palavras de Zygmunt Bauman, "informação em excesso não significa sabedoria". Nessa perspectiva, a grande quantidade de conteúdos teóricos na grade curricular, com pouca aplicação prática e com falta de conexão com a realidade do aluno, não provoca o interesse do corpo discente. Por fim, é evidente a baixa qualidade da infraestrutura ao redor da educação no país: instalações e construções precárias, falta de materiais didáticos e professores mal remunerados contribuem para a perda de qualidade das aulas. Logo, os estudos naturalmente deixam de ser vistos como "porta de entrada" [utilizar alguma expressão informal, ainda que entre aspas, demonstra pobreza vocabular] para o desenvolvimento pessoal e são abandonados. [poderia ter citado menos exemplos e ter desenvolvido mais esse período final.]
 Como consequência da evasão escolar, nota-se a manutenção, em longo prazo, de mazelas no Brasil. Conforme Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" [tente fazer citações indiretas, pois são muito mais elegantes]. Nesse sentido, a falta de qualificação técnica - com a saída do colégio - impede que jovens de origem humilde possam mudar sua situação econômica ; [PARE DE USAR PONTO E VÍRGULA!!!!!] em decorrência do fato, eles tendem a se manter na mesma condição de vida de seus antepassados, de modo que, afinal [melhor assim] a estratificação social se conserva.  Em vista disso, a criminalidade - resultante principalmente da falta de oportunidades iguais - continuará sendo um pesadelo para toda a população. Porém, não há, por parte das autoridades, consciência da relação entre essas diferentes problemáticas. [no último período, tem que haver a conclusão das ideias (Assim, ....).]
  Portanto, é preciso que o Governo Federal crie um programa nacional de modo a proporcionar melhorias na educação brasileira [a ação, para ser válida, tem que, sozinha, estar bem explicada. Perceba que isso não ocorre no caso da sua. O Governo irá fazer um programa. Vago, não? Tem que falar, na própria ação, em que consistirá esse programa]. Tal objetivo será atingido por meio do aumento da verba destinada ao Ministério da Educação, a qual permitirá que o órgão faça parcerias com psicólogos e com pedagogos - para o acompanhamento direto [o que seria "acompanhamento direto"?] dos estudantes em sala de aula, a fim de lhes fornecer auxílio emocional para o seguimento nos estudos - , [esses trechos entre travessões inutilizaram o trecho em vermelho. Tem que reformular tudo aqui.]realize reformas estruturais em colégios e reajuste o salário dos professores. Dessa forma, diminuir-se-á a evasão escolar, o que contribuirá para o bem-estar de toda a sociedade futuramente.


Última edição por _Arthur_ em Dom 10 Jan 2021, 00:51, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Enzo _Sergi Sáb 09 Jan 2021, 23:25

Agradeço à correção.


 
Quanto ao ponto e vírgula, realmente viajei 

Minha apostila permite o uso do ponto  vírgula com conectores "longos de orações", como "entretanto", "portanto" e "no entanto" . Nesses casos posso utilizar?


Outra dúvida: nao entendi muito bem por que não poderia utilizar os travessões na conclusão. Foi uma forma de substituir as vírgulas, pois na enumeração que fiz (parcerias com psico..... realizar reformas... reajustar salários ) quis detalhar a questão da parceria, e não queria excesso de vírgulas

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Mensagem por _Arthur_ Dom 10 Jan 2021, 00:51

Enzo _Sergi escreveu:Agradeço à correção.


 
Quanto ao ponto e vírgula, realmente viajei 

Minha apostila permite o uso do ponto  vírgula com conectores "longos de orações", como "entretanto", "portanto" e "no entanto" . Nesses casos posso utilizar?
Se você encontrar pelo menos 5 redações nota 1000 do ENEM que utilizaram ponto e vírgula, use. Caso contrário, abandone essa ideia (acho que, em anos, só vi uma redação nota 1000 que usou). Se fosse bom, todo mundo usava.


Outra dúvida: nao entendi muito bem por que não poderia utilizar os travessões na conclusão. Foi uma forma de substituir as vírgulas, pois na enumeração que fiz (parcerias com psico..... realizar reformas... reajustar salários ) quis detalhar a questão da parceria, e não queria excesso de vírgulas
Quando o leitor chega à parte vermelha, depois de 2 horas de leitura do trecho entre travessões, ela nem faz mais sentido. Você pode utilizar travessões, mas não colocando um trecho tão grande ao ponto de obrigar o leitor a voltar na parte anterior aos travessões para entender a parte posterior aos travessões.
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Mensagem por romulos1 Dom 10 Jan 2021, 10:38

_Arthur_ escreveu:Quando o leitor chega à parte vermelha, depois de 2 horas de leitura do trecho entre travessões, ela nem faz mais sentido. Você pode utilizar travessões, mas não colocando um trecho tão grande ao ponto de obrigar o leitor a voltar na parte anterior aos travessões para entender a parte posterior aos travessões.
Se ele voltar, Arthur, se voltar. O que é bem improvável tendo em vista a quantidade de redações corrigidas por dia
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Mensagem por _Arthur_ Dom 10 Jan 2021, 11:27

Aliás, enzo, sua apostila ensina a usar orações subordinadas invertidas e intercaladas (necessárias para gabaritar a competência I)?
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