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Redação ENEM

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Mensagem por JohanTheDude Qua 30 Dez 2020, 18:44

Boa noite. Tomei conhecimento dessa área do Forum e decidi postar redações para receber feedbacks até o ENEM. Aqui vai uma recente.
Tema: A internet como ferramenta para  a democratização do conhecimento.

No século XVI, a invenção da prensa móvel causou um grande impacto na forma como o conhecimento era difundindo pela sociedade. De maneira similar, a Internet tem impactado a difusão do saber no século XXI. No entanto, este não é plenamente democratizado por ela devido à concentração dos usuários da rede e à disseminação de falsas informações.

A princípio, constata-se que não há como a Internet ser uma ferramenta de democratização se o acesso a ela não é democratizado. Pois, como divulgado em uma pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, apesar do Brasil bater boas marcas de acesso, este é concentrado em grandes centros urbanos. Esse triste cenário é um limitador da capacidade da Internet como democratizadora do conhecimento.

Ademais, ressalta-se que notícias e informações falsas são realidade na internet. Por ser uma rede global, há um grande número de usuários mal intencionados que criam e divulgam falso conhecimento. Assim, prejudicando a formação crítica e intelectual de outros usuários. Pois, como dito pelo filósofo alemão Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele.

Portanto, tendo em vista os pontos levantados, o Governo Federal deve tomar medidas que auxiliem empresas privadas a garantirem máxima cobertura de Internet fora dos centros urbanos. Ademais, cabe ao Ministério da Educação - por meio de cartilhas e panfletos - conscientizar a população a respeito das falsas informações na rede, para que, dessa forma, os usuários de internet não tenham sua formação prejudicada.

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Mensagem por romulos1 Qua 30 Dez 2020, 21:31

Fala Johan, bem-vindo! Como estamos próximos do ENEM, vou tentar corrigir baseado nas competências.

Competência 1:
Não use "este" no lugar de "esse". Esse se refere a algo anteriormente dito. Cometeu esse mesmo erro 2 vezes.
Escreve-se mal-intencionado, com hífen.
citações diretas devem estar entre aspas. 
Seu português é bom, mas esses 4 erros te tirariam pontos.

Ademais, é necessário complexar a construção do texto para gabaritar essa competência, por meio de orações intercaladas. Você fez isso na conclusão, mas a embaralhou, posteriormente falaremos disso. Então aconselho fazer na introdução e em mais um momento ao longo do texto.
Por exemplo, vou modificar uma oração sua para demonstrar: 
"A princípio, constata-se que a internet não é- e não será- uma ferramenta de democratização enquanto o acesso a ela não seja democratizado.
Poucos erros aqui, vamos para a outra competência."

Provavelmente tiraria 120, talvez, com um corretor bacana, 140. Resolva esses erros, não são difíceis.

Competência 2:
Não sou bom avaliador dessa parte.
Mas, pelo que vejo, não fugiu do tema, se manteve num caminho lógico com assunto, embora fosse previsível. Falou o que disse na introdução. 
Como disse, não sei avaliar muito bem essa competência, foi mal kkk

Competência 3:
O que ela avalia é, basicamente, citações e alusões.
A citação histórica está bacana, bem pertinente. 

Mas repare no seu segundo desenvolvimento. Você citou no final, mas não encaixou foi produtivo, não explicou como prejudica a formação intelectual. Simplesmente colocou lá, no final. Educação é uma coisa, falso conhecimento divulgado é outra, estão relacionadas, mas tem que conectar.

Deixe-me te mostrar modificando o seu, não vai ficar bom, mas já adianta. Além disso, citações ao pé da letra são para amadores, nem pegam bem.

"Ademais, ressalta-se que notícias e informações falsas estão presentes na internet gerando, consequentemente, uma dificuldade na educação dos jovens. De acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, o ser humano internaliza os conhecimentos e estímulos dados a ele pela educação. Dessa forma, ao entrar em contato com dados mentirosos na rede, os estudantes acabam -por os supor verdadeiros- aprendendo erroneamente, levando, assim, a uma incorporação de valores e cultura não condizentes com a realidade."

a citação do segundo parágrafo encaixou bem, mas esse tipo de alusão não é recomendada, pois demanda muita memorização, já que só serve para um tema específico. Aqui no fórum tem redações usando repertórios úteis para vários temas. Sua memória agradecerá, acredite!

-Constituição Federal, redação do Ceruko:
https://pir2.forumeiros.com/t176897-redacao-modelo-enem-trabalho-voluntario
-O livro "Triste fim de Policarpo Quaresma" e pedagogia libertadora:
https://pir2.forumeiros.com/t175997-redacao-modelo-enem

-O livro "Cidadão de Papel" e habitus:
https://pir2.forumeiros.com/t176589-redacao-modelo-enem

Competência 4:
Avalia duas coisas: conectores e repetição de palavras.
Quanto aos conectores, nada a dizer, usa nos lugares certos e de forma correta, parabéns!
Quanto a repetição de palavras, já não posso dizer o mesmo.
Muita repetição do "este", "esse" 
Repetição dos verbos, olhe a introdução, "impactado aparece duas vezes em dois períodos próximos. Fora em outros lugares, tente fazer as redações com um dicionário com sinônimos.

Competência 5:
Temos 5 partes nessa competência: agente, ação, meio/modo, finalidade, desenvolvimento.
o desenvolvimento, segundo dicas aqui do fórum, deve ser feito em cada parte.

Agente: Governo Federal
desenvolvimento agente: não tem
Poderia ter feito assim: Governo Federal-maior instância do poder executivo-
Percebe como expliquei algo a mais? faça isso

Ação: conscientizar é ação NULA, não use essa palavra.
Pode usar instruir, informar, etc.
desenvolvimento da ação: consequentemente não tem.

meio: a oração intercalada por travessões é o seu meio, tanto que ter o conector "por meio de...", mas ela está numa posição pouco estratégica: depois do agente. O corretor corrige centenas de redações por dia, não lerá duas vezes e pode muito bem estar cansado. Assim, dá para confundir com uma oração intercalada-lembra que disse lá em cima?- e anular seu meio/modo por não perceber a existência dele.

BOTE ISSO NA SUA CABEÇA: 
conclusão é na ordem: agente->desenvolvimento agente->ação->desenvolvimento ação->meio/modo->desenvolvimento meio/modo->finalidade-> desenvolvimento finalidade.

Pra finalizar, não lembro qual competência pontua isso então deixei para o final, coloque, NO MÍNIMO, 3 períodos por parágrafo, na maioria deles você colocou 2, isso é ruim, não dá para se expressar de forma clara, principalmente nos desenvolvimentos. Divida da seguinte maneira.
tópico frasal-> citação-> explicação sua baseada na citação.
Olha o parágrafo que fiz lá em cima, vai entender melhor
Introdução não é muito diferente, pegar o jeito com ela é fácil.

Resumindo: leia redações exemplares. Tanto as nota 1000 como as corrigidas pelo Arthur aqui no fórum. Compare com as suas e entenderá tudo que te expliquei, depois tente repetir a estrutura. Após isso, veja no youtube como fazer uma conclusão exemplar, são duzentos pontos fácil. 

Seu português, pelo que vejo, é bem bacana, pressuponho que leia bastante, não será difícil corrigir esses erros!
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Mensagem por _Arthur_ Qui 31 Dez 2020, 00:25

Para ser oração intercalada, não basta estar entre travessões, tem que haver verbo.
Por exemplo:
foi - e ainda é - perversa
Isso é uma oração intercalada porque, além de estar entre travessões, possui verbo (é). Se não houvesse o verbo, não seria oração intercalada, ainda que esteja entre travessões.
E quanto à proposta de intervenção: não é desenvolvimento, é detalhamento. A propósito: coloque o link de alguma redação que eu corrigi mostrando como se faz uma proposta completa, romulo.
Outra: a competência 2 avalia a demarcação explícita da tese na introdução (esse problema é causado por X e por Y), as respectivas retomadas desses problemas nos tópicos frasais de cada parágrafo argumentativo, e os repertórios produtivos.
A competência 3 avalia seus argumentos, sua capacidade de relacionar o argumento ao repertório, sua coerência nos argumentos.
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Mensagem por _Arthur_ Qui 31 Dez 2020, 00:41

No século XVI [não foi no século XV?], a invenção da prensa móvel causou um grande impacto na forma como o conhecimento era difundindo pela sociedade. De maneira similar, a internet tem impactado a difusão do saber no século XXI. No entanto, este não é plenamente democratizado por ela devido à concentração dos usuários da rede [não é possível compreender o que seria "concentração dos usuários da rede"]e à disseminação de falsas informações.

A princípio, constata-se que não há como a Internet ser uma ferramenta de democratização se o acesso a ela não é democratizado. Pois [erro grave: usa-se "pois" apenas após vírgula, jamais após ponto final, já que você está explicando o trecho anterior], como divulgado em uma pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, apesar de o Brasil bater boas marcas de acesso, este é concentrado em grandes centros urbanos [novamente você se enrola. Tem que ser mais claro. Diga que o acesso à internet se restringe àqueles que podem pagar por ele, daí tu desenvolve mais essa ideia, falando das dificuldades dos pobres, contrastando com as facilidades dos ricos] Esse triste cenário é um limitador da capacidade da Internet como democratizadora do conhecimento.

Ademais, ressalta-se que notícias e informações falsas são realidade na internet. Por ser uma rede global, há um grande número de usuários mal-intencionados que criam e divulgam falso conhecimento. Assim, prejudicando [esse gerúndio está fazendo papel de explicador do trecho anterior, portanto, deveria ter vírgula antes de "assim", não ponto final. Novamente erro gravíssimo] a formação crítica e intelectual de outros usuários. Pois [pela terceira vez, você usa ponto final no momento de usar o "pois". Não pode.], como dito pelo filósofo alemão Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele.


Última edição por _Arthur_ em Qui 31 Dez 2020, 02:21, editado 2 vez(es)
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Mensagem por _Arthur_ Qui 31 Dez 2020, 00:56

romulos1 escreveu:
"A princípio, constata-se que a internet não é- e não será- uma ferramenta de democratização enquanto o acesso a ela não for democratizado.
Essa oração está mal construída. Leia-a ignorando a oração intercalada. Percebe que não faz sentido? Ou seja, do jeito que está, tem que escrever direto "não será" sem o "não é".


Eis uma oração intercalada coerente:
A princípio, constata-se que não há como a internet ser uma ferramenta de democratização se o acesso a ela não é - nem pretende ser - democratizado.


Última edição por _Arthur_ em Sex 01 Jan 2021, 08:26, editado 2 vez(es)
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Mensagem por JohanTheDude Qui 31 Dez 2020, 09:28

Valeu, galera. Tentarei postar outra seguindo as dicas.

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Mensagem por romulos1 Qui 31 Dez 2020, 10:14

Depois volta aqui e mostra a outra para o pessoal corrigir Johan.
Tenta modificar essa também, funciona como bom treinamento!

Arthur, a citação do Kant é direta, sim...
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Mensagem por romulos1 Qui 31 Dez 2020, 10:22

Aliás, Johan, dá uma olhada na correção da conclusão dessa redação, estava bastante incompleta e o Arthur me ajudou. Vai te ajudar a entender melhor essa parte.

https://pir2.forumeiros.com/t175997-redacao-modelo-enem

Bom, Arthur, não sabia essas informações sobre as competências, de qualquer forma ainda não sou capaz de corrigi-las em alto nível, só dar uma ajuda, principalmente a 2°
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Mensagem por _Arthur_ Qui 31 Dez 2020, 20:22

romulos1 escreveu:Depois volta aqui e mostra a outra para o pessoal corrigir Johan.
Tenta modificar essa também, funciona como bom treinamento!

Arthur, a citação do Kant é direta, sim...
Kant disse "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". A frase do confrade foi criada pela Débora Aladim, então, não, não é citação direta, já que Kant nunca a proferiu.
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Mensagem por romulos1 Qui 31 Dez 2020, 20:26

Ah, sim, é verdade, você tinha me dito! esqueci, foi mal
Então não precisa de aspas não Johan
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