PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM Empty Redação ENEM

Mensagem por nahgsx Sex 15 Jan 2021, 19:52

Gente, eu acho que essa redação ficou bem ruim e eu nem consigo arrumar kkkk
tô rindo pra não chorar  Very Happy 

Tema: Desafios para o combate ao capacitismo em questão no Brasil

     Na sociedade espartana da Grécia Antiga, crianças com deficiências físicas eram cruelmente mortas por serem consideradas "fisicamente inaptas". De maneira análoga, ainda que de forma mais branda e até mesmo velada, percebe-se, na realidade brasileira, o preconceito contra pessoas que possuem algum tipo de deficiência, o que caracteriza o capacitismo. Desse modo, faz-se necessário analisar o fato de que o desconhecimento sobre tal assunto e a banalização de atitudes capacitistas impedem que o indivíduo com deficiência deixe de ser visto como sub-humano.
    É indubitável que a ausência de consciência sobre o que é o capacitismo contribui para a sua propagação. Segundo o filósofo Paulo Freire, uma educação "bancária" é caracterizada, entre outras coisas, pela falta de incentivo ao desenvolvimento de uma consciência social. Nesse sentido, observa-se que inúmeros  indivíduos - por terem sido vítimas do modelo pedagógico denunciado por Paulo Freire - nunca tiveram contato com a real definição do que é o capacitismo e como combatê-lo. Dessarte, é evidente que a ignorância dos indivíduos no que concerne ao capacitismo garante o continuísmo da discriminação e consequente segregação dos indivíduos com deficiência. 
    Além disso, convém analisar o fato de que a normalização de atitudes capacitistas faz com que as pessoas com deficiência sejam cada vez mais inferiorizadas. De acordo com o filósofo Adolf Vásquez, a frequente ocorrência de um fato leva, erroneamente, à sua normalização. Nessa ótica, a concepção de que a deficiência é um fator limitante o qual impede que as pessoas realizem até mesmo tarefas cotidianas - como trabalhar e ir à escola - é cada vez mais frequente na sociedade, o que permite a normalização de tal ideia, ainda que seja equivocada. Assim, percebe-se que barreiras socialmente construídas dificultam o efetivo combate ao capacitismo na sociedade brasileira. 
    Portanto, cabe ao Governo Federal - instância máxima do Poder Executivo - divulgar conteúdo educativo sobre o capacitismo, uma vez que isso permitirá que os indivíduos se tornem mais conscientes sobre atitudes preconceituosas contra pessoas com deficiência. Isso deve ser feito por meio de palestras e cartilhas que serão divulgadas para a população, com o intuito de construir uma sociedade mais igualitária e, portanto, mais acolhedora às pessoas com deficiência. Dessa forma, o combate ao capacitismo deixará de ser uma utopia.

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por _Arthur_ Sex 15 Jan 2021, 20:14

Na sociedade espartana da Grécia Antiga, crianças com deficiências físicas eram cruelmente mortas por serem consideradas "fisicamente inaptas" [aspas desnecessárias]. De maneira análoga, ainda que de forma mais branda e até mesmo velada [a analogia ficaria mais precisa se você dissesse "ainda que de forma metafórica", já que tu se refere à permanência do estigma (morte social), não à morte literal dos deficientes] [aliás, aqui temos uma oração subordinada invertida. Ótimo!], percebe-se, na realidade brasileira, o preconceito contra pessoas que possuem algum tipo de deficiência, o que caracteriza o capacitismo. Desse modo, faz-se necessário analisar o fato de que o desconhecimento sobre tal assunto e a banalização de atitudes capacitistas impedem que o indivíduo com deficiência deixe de ser visto como sub-humano.
   É indubitável que a ausência de consciência sobre o que é o capacitismo contribui para a [evite usar artigo antes de pronome possessivo] sua propagação. Segundo o filósofo Paulo Freire, uma educação "bancária" é caracterizada, entre outras coisas sobretudo [não use trechos genéricos assim, ainda mais usando a palavra "coisas"], pela falta de incentivo ao desenvolvimento de uma consciência social. Nesse sentido, observa-se que inúmeros  indivíduos - por terem sido vítimas do modelo pedagógico denunciado por Paulo Freire - nunca raramente [não generalize] [mesma coisa do outro texto. Jogue "inúmeros indivíduos" para depois de Freire de modo a gerar suspense] tiveram contato com a real definição do que é o capacitismo e como combatê-lo. Dessarte, é evidente que a ignorância dos indivíduos no que concerne ao capacitismo garante o continuísmo da discriminação e a consequente segregação dos indivíduos com deficiência.
   Além disso, convém analisar o fato de que a normalização de atitudes capacitistas faz com que as pessoas com deficiência sejam cada vez mais inferiorizadas. De acordo com o filósofo Adolf Vásquez, a frequente ocorrência de um fato leva, erroneamente, à sua normalização. Nessa ótica, a concepção de que a deficiência é um fator limitante o qual impede que as pessoas realizem até mesmo tarefas cotidianas - como trabalhar e ir à escola - é cada vez mais frequente na sociedade, o que [jogue o "ainda..." aqui] permite a normalização de tal ideia, ainda que seja equivocada. Assim, percebe-se que barreiras socialmente construídas dificultam o efetivo combate ao capacitismo na sociedade brasileira.
   Portanto, cabe ao Governo Federal - instância máxima do Poder Executivo - divulgar conteúdos educativos sobre o capacitismo, uma vez que isso permitirá que os indivíduos se tornem mais conscientes sobre atitudes preconceituosas contra pessoas com deficiência. Isso deve ser feito por meio de palestras e de cartilhas que serão divulgadas para a população, com o intuito de construir uma sociedade mais igualitária e, portanto [já usou "portanto" ali em cima], mais acolhedora às pessoas com deficiência. Dessa forma, o combate ao capacitismo deixará de ser uma utopia. [não foi dito, no texto, que o combate ao capacitismo atualmente é uma utopia.]

Nos parágrafos argumentativos, eu faria (e irei fazer no ENEM) apenas 3 períodos, juntando os dois últimos com locuções subordinativas.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

magalhaes194 e nahgsx gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por nahgsx Sex 15 Jan 2021, 20:53

Ué, não entendi nada. Achei que estava ruim.
Acho que só estou de mau humor então kk :/
Valeu!

Pergunta: você já fez o ENEM antes? você faz a redação antes ou depois das questões de múltipla escolha?

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por _Arthur_ Sex 15 Jan 2021, 21:41

nahgsx escreveu:Ué, não entendi nada. Achei que estava ruim.
Acho que só estou de mau humor então kk :/
Valeu!

Pergunta: você já fez o ENEM antes? você faz a redação antes ou depois das questões de múltipla escolha?
As que estão de fato ruins tu nada diz. kk

Sim, já fiz o ENEM. Faço a redação antes. Provavelmente farei o texto no rascunho, irei para as questões, depois voltarei para procurar erros (erros de concordância são bem comuns) nele antes de passá-lo para a folha oficial.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por nahgsx Sex 15 Jan 2021, 21:43

_Arthur_ escreveu:As que estão de fato ruins tu nada diz. kk
affraid kkkkk, valeu

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos