PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário

2 participantes

Ir para baixo

Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário Empty Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário

Mensagem por Ceruko Qua 23 Dez 2020, 10:27

Tema: A importância do trabalho voluntário em discussão nos dias atuais


 No artigo 6° da Constituição Federal de 1988, está explícito que é dever do Estado garantir direitos sociais, como educação, saúde e trabalho a todos os brasileiros. Entretanto, na prática, esses deveres, infelizmente, não são cumpridos pelos órgãos governamentais. Nessa perspectiva, muitos voluntariados, para suplementar as escassas ações do pode público, promovem o trabalho solidário. Assim, cabe a análise da importância das iniciativas voluntárias tanto para os beneficiados, quanto para os realizadores, como também dos obstáculos que impedem sua plena atividade. 
  Convém ressaltar, a princípio, que essas iniciativas altruístas são de extrema crucialidade para muitas mazelas sociais. Nesse sentido, a questão da fome, da falta de acesso à moradia e das condições sanitárias inadequadas são muito presentes no Brasil, sobretudo entre negros, imigrantes e viciados em drogas, e, com essas ações, grande parte dessas pessoas, que moram da rua, podem ser ajudadas pela doação de alimentos, vestuário e até educação. Além das benesses aos necessitados, as iniciativas solidárias também são muito relevantes aos seus praticantes. Sob tal óptica, segundo o palestrante e jornalista Roberto Ravagnani, os voluntários dessas realizações passa por excelentes transformações internas: aumentam sua empatia, desenvolvem sua capacidade de interação e começam a atuar com diferentes perspectivas- características que muitas empresas procuram hodiernamente. Dessa forma, fica evidente as vantagens proporcionadas ao bem-estar dos mais necessitados e ao desenvolvimento pessoal e laboral dos voluntariados. 
  Contudo, apesar dos variados privilégios das ações comunitárias, muitos são os entraves para sua ampla realização. Nesse ínterim, consoante ao filósofo polonês Zygmunt Bauman, vive-se em uma "modernidade líquida", permeada pelo individualismo e pelo egocentrismo. Dessa maneira, diversos indivíduos, associados a um panorama capitalista, trabalham e utilizam seu tempo exclusivamente para si, e não ajudam o próximo pela falta de incentivos altruístas em sua rotina. Então, dentro dessa cultura empáfia, a população carente deixa de ser auxiliada, o que agrava as condições dessa parcela e sobrecarrega ainda mais a deficiente estrutura governamental. 
  Portanto, urge que medidas sejam tomadas para dinamizar iniciativas voluntárias e mitigar seus impasses. Nesse ângulo, cabe às ONGs (organizações não governamentais), junto ao corpo civil, criar campanhas virtuais, por meio de postagens nas principais redes sociais, como "Facebook" e "Instagram"- para maior adesão populacional-, que mostrem a notoriedade dessas ações humanitárias à sociedade em geral, a fim de aumentar o contingente de pessoas colaborativas e, assim, melhorar a qualidade de vida de ambos os lados. Dessarte, os direitos previstos na Constituição Federal de 1988 poderão ser gradualmente garantidos. 


Gostaria da opinião de vocês! Agradeço desde já.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário Empty Re: Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário

Mensagem por _Arthur_ Qua 23 Dez 2020, 20:52

O artigo 6° da Constituição Federal de 1988, assegura - ou deveria assegurar -[oração intercalada para pontuar na competência I] a todos os brasileiros seus direitos sociais, como educação, saúde e trabalho. Entretanto, na prática, essas prerrogativas, infelizmente [mantenha-se imparcial], não são cumpridas pelos órgãos governamentais [muitas pessoas têm acesso à educação, à saúde e ao trabalho. Então, como você afirma que essas prerrogativas não são cumpridas? O que acontece, na verdade, é que elas não são PLENAMENTE cumpridas.] Nessa perspectiva, muitos voluntariados, para suplementar as escassas ações do poder público, promovem o trabalho solidário. Assim, cabe a análise da importância das iniciativas voluntárias tanto para os beneficiados ["tanto...quanto" não leva vírgula] quanto para os realizadores, como também dos obstáculos que impedem sua plena atividade. 
  É indubitável que essas iniciativas altruístas são de extrema crucialidade [essa palavra não consta no dicionário] importância para muitas mazelas sociais. Nesse sentido, as questões da fome, da falta de acesso à moradia e das condições sanitárias inadequadas [como você mencionou, na introdução, o vilipêndio aos direitos sociais "educação, saúde e trabalho", fale, agora, de coisas relativas a eles. Você falou apenas de aspectos relacionados à saúde (fome e saneamento), mas e a educação e o trabalho?]são muito presentes no Brasil, sobretudo entre negros, imigrantes e viciados em drogas, e, com essas ações [que ações?], grande parte dessas pessoas, que mora [melhor concordar com "parte"]na rua, pode ser ajudada pela doação de alimentos, vestuário e até de educação.[educação não é um objeto para ser doado] Além das benesses aos necessitados, as iniciativas solidárias também são muito relevantes aos seus praticantes. Sob tal óptica, segundo o palestrante e jornalista Roberto Ravagnani, os voluntários dessas realizações passam por excelentes transformações internas: aumentam sua empatia, desenvolvem sua capacidade de interação e começam a atuar com diferentes perspectivas- características que muitas empresas procuram hodiernamente. Dessa forma, ficam evidentes as vantagens proporcionadas ao bem-estar dos mais necessitados e aos desenvolvimentos pessoal e laboral dos voluntariados. 
  Contudo, apesar dos variados privilégios[imprecisão vocabular]benefícios das ações comunitárias, muitos são os entraves para sua ampla realização. Nesse ínterim[nesse meio tempo? Conectivo mal utilizado!]Nesse viés, consoante ao filósofo polonês Zygmunt Bauman, vive-se em uma "modernidade líquida", permeada pelo individualismo e pelo egocentrismo. Dessa maneira, diversos indivíduos, associados a um panorama capitalista, trabalham e utilizam seu tempo exclusivamente para si e, desse modo, não ajudam o próximo pela falta de incentivos altruístas em sua rotina.[esse trecho está avulso. Se o trabalhador, imbuído da ideologia capitalista, não ajuda o próximo, dado que isso não gera retorno financeiro, o que isso tem a ver com o excerto em vermelho? Ou ele não ajuda por visar apenas ao lucro, não ao bem-estar alheio, ou ele não ajuda por "falta de incentivos altruístas na sua rotina", ou, então, ambas as coisas. Porém, da forma como foi escrito, o trecho ficou sem sentido] Então, dentro dessa cultura que mercantiliza a vida humana, a população carente deixa de ser auxiliada, o que agrava, por fim, as condições dessa parcela e sobrecarrega ainda mais a deficiente estrutura governamental. 
  Portanto, urge que medidas sejam tomadas para dinamizar iniciativas voluntárias e mitigar seus impasses. Nesse ângulo, cabe às ONGs (Organizações não Governamentais), junto ao ["junto ao" significa, literalmente, "ao lado de"] associadas ao corpo civil [unir a ONG ao corpo civil não conto como detalhamento, mas sim como segundo agente, sendo que apenas 1 é contabilizado, então não perca seu tempo escrevendo mais de um agente] [AGENTE]enquanto instituições filantrópicas incumbidas de promover o bem-estar da população marginalizada [DETALHAMENTO DO AGENTE], criar campanhas virtuais que mostrem a notoriedade das ações comunitárias à sociedade [AÇÃO], já que o âmbito tecnológico promove maior adesão populacional [DETALHAMENTO DA AÇÃO], por meio de postagens nas principais redes sociais [MODO], como "Facebook" e "Instagram" [DETALHAMENTO DO MODO]- para maior adesão populacional-, que mostrem a notoriedade dessas ações humanitárias à sociedade em geral, a fim de aumentar o contingente de pessoas colaborativas [EFEITO] e, assim, melhorar a qualidade de vida de ambos os lados [DETALHAMENTO DO EFEITO][que lados? Seja claro!]. Dessarte, os direitos previstos na Constituição Federal de 1988 poderão ser gradualmente garantidos. [EFEITO MAIOR]
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário Empty Re: Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário

Mensagem por Ceruko Qui 24 Dez 2020, 14:11

Grandeee Arthur! Obrigado pela contribuição, parceiro!

Algumas dúvidas:  



_Arthur_ escreveu:"O artigo 6° da Constituição Federal de 1988, assegura" 
Essa vírgula antes de "assegura" não convém, certo?


 
_Arthur_ escreveu:["tanto...quanto" não leva vírgula] 
Cara, fiquei confuso agora, estava convencido que era assim (sem vírgulas) o modo correto de escrever, mas quando eu mandei para correção, o corretor me disse que havia necessidade do uso da vírgula. E agora?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário Empty Re: Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário

Mensagem por _Arthur_ Qui 24 Dez 2020, 17:22

Ceruko escreveu:
_Arthur_ escreveu:"O artigo 6° da Constituição Federal de 1988, assegura" 
Essa vírgula antes de "assegura" não convém, certo?

Opa, bem visto. Realmente ela está sobrando.
 
_Arthur_ escreveu:["tanto...quanto" não leva vírgula] 
Cara, fiquei confuso agora, estava convencido que era assim (sem vírgulas) o modo correto de escrever, mas quando eu mandei para correção, o corretor me disse que havia necessidade do uso da vírgula. E agora?

Por gentileza, diga-me quem é esse corretor. Se for algum online, diga-me, inclusive, à qual site ele pertence!

A propósito, acho que o correto é Organizações Não Governamentais (a confusão se dá porque em cada site está escrito de um jeito).
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário Empty Re: Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário

Mensagem por Ceruko Sex 25 Dez 2020, 12:10

Cara, infelizmente eu não fico surpreso, é do Descomplica kkkkkkk

Isso dificulta muito a vida do estudante, viu. 

Em relação ao termo ONG, no site do Senado só diz a respeito da sigla e do hífen:
  "Organização não governamental
 
Não use com hífen: organização não-governamental.
 
Use todas as letras da sigla em maiúscula."

Outra dúvida que eu tenho: sei que a palavra "governo federal" deve ser escrita em minúsculo, porém, já vi muitas redações, inclusive algumas minhas, que estavam escrito "Governo Federal" na conclusão com letra maiúscula( por uma questão estilística), e não foi descontado ponto. Então, posso usar os dois? Ou melhor optar por minúscula?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário Empty Re: Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário

Mensagem por _Arthur_ Sex 25 Dez 2020, 17:05

Contate o confrade victormanfro99 para decretar se há ou não vírgula.

O governo federal brasileiro tem sua sede em Brasília. Cabe ao Governo Federal combater a corrupção.
Pela minha interpretação, Ceruko, a questão do "governo federal" grafado com maiúsculas ou minúsculas se assemelha à do "estado". O estado de São Paulo possui 12 milhões de habitantes. Cabe ao Estado promover políticas públicas. Ou seja, quando a intenção é se referir à entidade, usa-se maiúsculas, quando se fala de forma genérica, usa-se minúsculas.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário Empty Re: Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário

Mensagem por Ceruko Sáb 26 Dez 2020, 21:45

Beleza! Obrigado pelas dicas. cheers
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário Empty Re: Redação modelo ENEM- Trabalho Voluntário

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos