PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM Empty Redação ENEM

Mensagem por brunamarc Ter 12 Jan 2021, 07:56

Gente, alguém pode corrigir minha redação, por favor? O tema é: Os desafios da alimentação escolar no Brasil. Obrigada! Smile

                Na série “Glee”, o refeitório no qual os alunos realizam as suas refeições diárias foi submetido a uma reforma realizada pela treinadora Sue, que, a fim de difundir hábitos saudáveis na instituição, retirou as batatas fritas do cardápio. Nesse contexto, nota-se que a atual realidade dos alunos brasileiros contrasta com o cenário exposto no enredo, visto que há entraves os quais impedem tanto a garantia do fornecimento de alimentos nos colégios públicos quanto a promoção do equilíbrio nutricional nas escolas do país.
                A princípio, vale destacar que a carência de recursos alimentícios básicos nas corporações escolares estatais é um obstáculo. No livro “Sobre o autoritarismo brasileiro”, a historiadora Lília Schwarcs ressalta que, no território nacional, é vivenciada uma cidadania “incompleta e falha”. Sob essa ótica, nota-se assertiva a declaração da autora ao se observar que, apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar o direito à alimentação escolar, tal prerrogativa, atualmente, é deturpada. Isso porque, em muitos casos, dada a insuficiência dos repasses financeiros governamentais direcionados ao setor alimentício dos colégios do país, uma expressiva parcela dessas instituições públicas não possui verba para o custeio das refeições de todo o corpo estudantil. Assim, os alunos que não detêm o poder aquisitivo suficiente para a compra de lanches sofrem diante da fome, mazela que ocasiona a falta de disposição para a realização das tarefas pedagógicas.
                Paralelo a isso, percebe-se, em muitas escolas do Brasil, a ampla venda de alimentos prejudiciais à saúde humana. No filme “A fantástica fábrica de chocolate”, a dieta do jovem Augustus Gloop apresenta apenas refeições de baixo valor nutricional. Nesse sentido, tal como o personagem, uma notória fração dos estudantes, devido à escassez de políticas de educação alimentar e da negligência familiar quanto aos hábitos alimentícios desses indivíduos, também dispensa pratos saudáveis e opta pela ingestão excessiva de comidas pouco nutritivas. Desse modo, a fim de acompanhar a demanda da clientela, no intuito de auferir maior lucratividade, uma grande parte das cantinas privadas realiza a venda de biscoitos recheados, balas e chicletes, o que dificulta a instauração de uma alimentação escolar adequada no país.
                Torna-se evidente, portanto, o caráter precário do suprimento alimentar das instituições de ensino nacionais. Dessa forma, cabe à Secretaria Executiva do MEC elaborar um planejamento intensivo de abastecimento de comida nos colégios públicos. Essa iniciativa deve ocorrer por meio de subsídios enviados pela União, os quais serão direcionados ao custeio das refeições. Tal ação pode contar com o apoio do IBGE, com o fito de realizar mapeamentos e pesquisas que demonstrarão as escolas as quais mais carecem desses bens essenciais, a fim de priorizar essas instituições. Essa medida tem a finalidade de assegurar que os alunos não serão mais submetidos à fome durante o horário escolar. Ademais, deve-se ampliar a oferta de aulas de educação nutricional nos colégios nacionais, a fim de formar um corpo estudantil com hábitos mais saudáveis.

brunamarc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 09/10/2019
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por victormanfro99 Ter 12 Jan 2021, 12:13

Na série “Glee”, o refeitório no qual os alunos realizam as suas refeições diárias foi submetido a uma reforma realizada pela treinadora Sue, que, a fim de difundir hábitos saudáveis na instituição, retirou as batatas fritas do cardápio. Nesse contexto Fora da ficção, nota-se que a atual realidade dos alunos brasileiros contrasta com o cenário exposto no enredo, visto que  :  há entraves os quais impedem tanto a garantia do fornecimento de alimentos nos colégios públicos quanto a promoção do equilíbrio nutricional nas escolas do país.
 
A princípio, vale destacar que a carência de recursos alimentícios básicos nas corporações escolares estatais é um obstáculo. No livro “Sobre o autoritarismo brasileiro”, a historiadora Lília Schwarcs Schwarcz ressalta que, no território nacional, é vivenciada uma cidadania “incompleta e falha”. Sob essa ótica, nota-se assertiva a declaração da autora ao se observar que, apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar o direito à alimentação escolar, tal prerrogativa, atualmente, é deturpada. Isso porque, em muitos casos, dada a insuficiência dos repasses financeiros governamentais direcionados ao setor alimentício dos colégios do país, uma expressiva parcela dessas instituições públicas não possui verba para o custeio das refeições de todo o corpo estudantil. Assim, os alunos que não detêm o poder aquisitivo suficiente para a compra de lanches sofrem diante da fome, mazela que ocasiona a falta de disposição para a realização das tarefas pedagógicas.

   
  Paralelo a isso, percebe-se, em muitas escolas do Brasil, a ampla venda de alimentos prejudiciais à saúde humana. No filme “A fantástica fábrica de chocolate”, a dieta do jovem Augustus Gloop apresenta apenas refeições de baixo valor nutricional acredito que nos desenvolvimentos, é mais adequado citar áreas do conhecimento, filósofos, sociólogos, historiadores, como no parágrado acima Nesse sentido, tal como o personagem, uma notória fração dos estudantes, devido à escassez de políticas de educação alimentar e da  à negligência familiar quanto aos hábitos alimentícios desses indivíduos, também dispensa pratos saudáveis e opta pela ingestão excessiva de comidas pouco nutritivas. Desse modo, a fim de acompanhar a demanda da clientela, no intuito de auferir maior lucratividade, uma grande parte das cantinas privadas realiza a venda de biscoitos recheados, balas e chicletes, o que dificulta a instauração de uma alimentação escolar adequada no país. artigos indefinidos desnecessários.
  
   Torna-se evidente, portanto, o caráter precário do suprimento alimentar das instituições de ensino nacionais. Dessa forma, cabe à Secretaria Executiva do MEC elaborar um planejamento intensivo de abastecimento de comida nos colégios públicos. Essa iniciativa deve ocorrer por meio de subsídios enviados pela União, os quais serão direcionados ao custeio das refeições. Tal ação pode contar com o apoio do IBGE, com o fito de realizar mapeamentos e pesquisas que demonstrarão as escolas as quais mais carecem desses bens essenciais, a fim de priorizar essas instituições. Essa medida tem a finalidade de assegurar que os alunos não serão mais submetidos à fome durante o horário escolar. Ademais, deve-se ampliar nunca use passiva sintética ou indeterminação do sujeito, isso indefine o agente da proposta. a oferta de aulas de educação nutricional nos colégios nacionais, a fim de formar um corpo estudantil com hábitos mais saudáveis.





   
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por brunamarc Ter 12 Jan 2021, 13:13

Muito obrigada! Smile

brunamarc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 09/10/2019
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos