PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estratégias de Revisão

3 participantes

Ir para baixo

Estratégias de Revisão Empty Estratégias de Revisão

Mensagem por Ceruko Sex 02 Out 2020, 09:59

Eae galera! Queria saber quais são as estratégias de revisão de conteúdo de vocês. Deixe ai a sua e talvez esse tópico ajude outras pessoas também!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias de Revisão Empty Re: Estratégias de Revisão

Mensagem por RAFA&L Sex 02 Out 2020, 10:33

O que eu faço é resolver constantemente provas antigas. Aí eu vou vendo aquilo que estou errando.
Se eu erro algo que já estudei: Anoto que tenho que revisar;
Se eu erro algo que ainda não estudei, penso: "Ah, ok! bola pra frente; porque ainda vou ver esse conteúdo". Aí anoto a questão para ser resolvida quando eu souber o conteúdo.

Penso que assim eu evito fazer revisões desnecessárias. Porque as vezes a gente não sabe tão bem o conteúdo e acha que por isso tem que revisar; mas se mesmo não sabendo 100% do conteúdo você está acertando as questões, então segue o baile. Acertar é o que importa. Não perde tempo revisando se você não precisa. 

Na realidade eu uso isso para tudo. Só estudo matérias de questões que eu erro nas provas e simulados.

Por exemplo: Não sou bom com gramática, mas para a prova da UFPR eu sempre acerto uma quantidade boa (já suficiente para minha aprovação) porque na UFPR não costuma cair tanto gramática. Estudar isso para que, então?! (Claro que saber gramática é importante para vida; mas meu foco agora não é saber gramática, é ser aprovado)
*Apesar de que nos últimos 2 anos saber gramática vem sendo necessário para a prova da primeira fase da UFPR.

O que carrego comigo é o seguinte: jamais aceito errar o que eu já estudei. Se erro vou atrás de aprender novamente. Mas se erro coisas que ainda não estudei, aceito.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ceruko e PedroFagundes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias de Revisão Empty Re: Estratégias de Revisão

Mensagem por Ceruko Seg 05 Out 2020, 11:22

Muito boa sua estratégia de racionalizar o seu tempo, Rafa, realmente isso faz a diferença na hora de poupar energia.
Eu também, sempre que acabo de fazer uma prova e vou corrigir, procuro analisar todas aquelas questões que eu errei. É muito importante fazer uma correção ativa, mesmo que leve bem mais tempo! 
Porém, as vezes, eu acabo errando uma questão que eu tinha acertado outrora ( de química por exemplo), justamente por ter visto o conteúdo faz um tempo, e isso me enfurece hahahahah. 
Obrigado por compartilhar suas estratégias!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias de Revisão Empty Re: Estratégias de Revisão

Mensagem por RAFA&L Seg 05 Out 2020, 11:42

"Porém, as vezes, eu acabo errando uma questão que eu tinha acertado outrora ( de química por exemplo), justamente por ter visto o conteúdo faz um tempo, e isso me enfurece hahahahah."


EXATO! e isso é SUPER normal, PARA TODO MUNDO.
Por isso eu digo para ir fazendo questões e, quando errar um assunto que já tinha estudado, é sinal que está na hora de revisar!. Vestibular é assim mesmo. Com o tempo você vai perceber que o desafio já não vai mais ser aprender conteúdos novos que nunca viu, mas sim conseguir manter tudo relativamente fresco na memória; e essa estratégia de resolver questões constantemente para ir vendo aquilo que tem que ser revisado, eu vejo como a melhor opção. 

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias de Revisão Empty Re: Estratégias de Revisão

Mensagem por MalcolnMed Sex 09 Out 2020, 08:48

Estudo o assunto hoje. Reviso daqui 14 dias com 25 questões comentadas. Depois, reviso após mais 14 dias com mais 25 questões ainda não respondidas. Por último, reviso com 90 dias da data inicial que estudei, dessa vez com 50 questões.
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias de Revisão Empty Re: Estratégias de Revisão

Mensagem por Ceruko Sex 09 Out 2020, 10:07

Malcoln, acredito que já tenha passado em medicina. Esse método você utiliza no curso de med ou utilizou para passar no vestibular? Ademais, qual material você usou para revisar/estudar?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias de Revisão Empty Re: Estratégias de Revisão

Mensagem por MalcolnMed Sex 09 Out 2020, 10:45

Ceruko escreveu:Malcoln, acredito que já tenha passado em medicina. Esse método você utiliza no curso de med ou utilizou para passar no vestibular? Ademais, qual material você usou para revisar/estudar?

Estou utilizando agora na Medicina com foco nas provas de residência. Ainda vestibulando utilizava esse método de questões com outro tipo de espaçamento, mas creio que dessa forma, para mim, funciona melhor.

Para revisar, esses bancos de questões separadas por assunto que tem por aí mesmo.
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias de Revisão Empty Re: Estratégias de Revisão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos