PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos)

2 participantes

Ir para baixo

Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos) Empty Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos)

Mensagem por a.n.n Qua 23 Set 2020, 18:57

Boa noite, estou em dúvida como encontrar os ângulos de moléculas maiores. Não estou entendendo como fazer a "divisão" da molécula para determinar os domínios eletrônicos. 
Em anexo, um exemplo.
Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos) Smarts16
a.n.n
a.n.n
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 22
Localização : SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos) Empty Re: Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos)

Mensagem por Emanuel Dias Qua 23 Set 2020, 19:49

Boa noite Ann.


Temos que fazer parte por parte, primeiro começamos como se fosse uma molécula simples, depois fazemos a superposição dos orbitais restantes para formar a estrutura mais complexa.


Vou pegar o CH4O como exemplo, se minha explicação for boa o bastante tu deve conseguir aplicar para qualquer caso.

Primeiro, vamos determinar a estrutura do CH4O.


Temos 4 orbitais híbridos com hibridação sigma. Nenhum par isolado no núcleo, esses orbitais tendem a se afastar o máximo possível, 4 orbitais na maior distância possível no espaço 3D, a configuração adequada é um tetraedro regular cujo ângulo é 109º28'

Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos) 1326


Agora, o que ocorre quando o próximo hidrogênio é ligado ao oxigênio? Você tem que ter duas ideias em mente.

O orbital híbrido ligado ao oxigênio tem influência desprezível nos orbitais híbridos ligados ao carbono.

Os orbitais não ligantes do oxigênio não tem influência nos orbitais hibridizados do carbolo.


Então, quando o hidrogênio hibridiza com oxigênio, a configuração tetraédrica do carbono se mantém.

Mas o oque ocorre na ligação O-H?.


O oxigênio tem dois orbitais não ligantes e dois hibridizados, no total de 4, eles tendem a se afastar o máximo possível, essa configuração é a angular, mas não com 120º, é bem menos do que isso, esses dois pares isolados quebram a simetria do ângulo, esse caso é parecido com o caso  do H2O, dois pares isolados, o ângulo é 104º5'.

O ângulo da questão é o replementar deste.

Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos) Scree368


Tem gabarito para eu ter certeza disso? Acredito que seja isso mesmo.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos) Empty Re: Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos)

Mensagem por a.n.n Qui 24 Set 2020, 10:28

Bom dia. O ângulo do oxigênio poderia ser colocado apenas como menor que o ângulo 109,5? 
A resolução que encontrei (Brown ed.13 - em inglês) é:
b) 3 - diferente de 109,5
4- menos que 109,5 
(Como achei que a resolução, principalmente do 3 estava incorreta, não coloquei na questão)
a.n.n
a.n.n
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 22
Localização : SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos) Empty Re: Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos)

Mensagem por Emanuel Dias Qui 24 Set 2020, 11:34

a.n.n escreveu:Bom dia. O ângulo do oxigênio poderia ser colocado apenas como menor que o ângulo 109,5? 
A resolução que encontrei (Brown ed.13 - em inglês) é:
b) 3 - diferente de 109,5
4- menos que 109,5 
(Como achei que a resolução, principalmente do 3 estava incorreta, não coloquei na questão)

A resposta deve ser dada conforme o livro quer, se usa dessa forma na solução não tem problema, de tantos exercícios eu decorei esses ângulos.

O 4 está correto, realmente é menor que 109, é 104, agora eu discordo do gabarito nessa 3, naquele carbono, os orbitais são altamente simétricos, de modo que a estrutura é 109º5'.


Quer que eu tente a de cima?

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos) Empty Re: Modelo VSEPR em moléculas maiores (ângulos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos