PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colisão e conservação de energia

2 participantes

Ir para baixo

Colisão e conservação de energia Empty Colisão e conservação de energia

Mensagem por acreghini Qui 13 Ago 2020, 21:09

Um bloco de 1 kg (massa m) e um segundo bloco (massa M) estão inicialmente em repouso sobre um plano inclinado sem atrito, conforme a figura. A massa M está apoiada sobre uma mola de k = 11 kN/m. A distância ao longo do plano entre os dois blocos é 4 metros. O bloco de 1 kg é largado, sofrendo uma colisão elástica com M. O bloco de 1 kg é rebatido, então, subindo até uma distância de 2,56 m ao longo do plano inclinado. O bloco de massa M atinge um repouso momentâneo a 4 centímetros de sua posição inicial. Determine M.
Colisão e conservação de energia Captur15
Gabarito:

acreghini
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 27/02/2016
Idade : 22
Localização : Pederneiras, SP, Brasil

al171 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão e conservação de energia Empty Re: Colisão e conservação de energia

Mensagem por al171 Sex 14 Ago 2020, 04:13

Colisão e conservação de energia Gif

Confesso que ainda estou trabalhando nesse problema. Existe uma solução em inglês diferente da que eu apresentei. Contudo, não consigo compreender sua assertividade, e se por algum motivo, minha solução está errada.
al171
al171
Fera
Fera

Mensagens : 459
Data de inscrição : 14/03/2017
Idade : 22
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão e conservação de energia Empty Re: Colisão e conservação de energia

Mensagem por acreghini Sex 14 Ago 2020, 12:48

Também vi uma resolução em inglês, que utilizou somente a conservação da energia mecânica, mas eu não a entendi, pois me pareceu que ela assumiu que os dois blocos estariam parados, após a colisão, no mesmo momento, que foi utilizado na fórmula da conservação. Essa etapa que não me pareceu clara.
O seu método fez mais sentido, obrigada.

acreghini
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 27/02/2016
Idade : 22
Localização : Pederneiras, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão e conservação de energia Empty Re: Colisão e conservação de energia

Mensagem por al171 Sex 14 Ago 2020, 14:12

acreghini escreveu:Também vi uma resolução em inglês, que utilizou somente a conservação da energia mecânica, mas eu não a entendi, pois me pareceu que ela assumiu que os dois blocos estariam parados, após a colisão, no mesmo momento, que foi utilizado na fórmula da conservação. Essa etapa que não me pareceu clara.
O seu método fez mais sentido, obrigada.

Na verdade, essa hipótese é ratificada pelo próprio enunciado; diz-se que há um repouso momentâneo do bloco de massa M deslocado de 4cm em relação a posição inicial, e, concomitantemente, o bloco de massa m foi propelido para cima até que haja um repouso instantâneo após percorridos os 2,56m. Essa é a situação final sobre a qual se calcula a energia mecânica.

Quanto à solução a que nos referimos, a variação da energia potencial elástica me parece equivocada. É como se o autor da resposta ignorasse a deformação inicial (y) da mola causada pela componente Pseno. Consequentemente, ignora-se a energia potencial elástica inicial.

De fato, a deformação da mola, da situação inicial para a situação final, é 4cm. Só que, como o expoente da deformação da expressão da energia potencial elástica é 2, não podemos simplesmente fazer [ k(y+x -y )^2 ]/ 2. 

O correto, segundo meu thought process, é fazer, para a variação da energia potencial elástica, o seguinte: [k(y+x)^2]/2 - [ky^2]/2, o que não ocorre na resposta a qual nos dirigimos.
al171
al171
Fera
Fera

Mensagens : 459
Data de inscrição : 14/03/2017
Idade : 22
Localização : SP

acreghini gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão e conservação de energia Empty Re: Colisão e conservação de energia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos