PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Idosos - FUVEST 2014

2 participantes

Ir para baixo

Idosos - FUVEST 2014 Empty Idosos - FUVEST 2014

Mensagem por GranTorino Sáb 09 Jun 2018, 16:23

Idosos - FUVEST 2014 Fuv2014.2fase.dia1-page-012

   Nos anos de 1940, o Brasil era um dos países com uma das maiores taxas de natalidade do mundo. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, durante esse período o índice de fecundidade era de cerca de 6 filhos por mulher. Entretanto, em virtude da chegada das revoluções médicas à nação a partir de projetos como saneamento básico e acesso popular à vacina, além do desenvolvimento industrial, os números de nascimento não só abaixaram, mas também trouxeram um aumento vertiginoso da população idosa.
   Com isso, a pirâmide da faixa etária alargou-se em função exponencial. De modo a reivindicações e questões relacionadas aos mais idosos aparecerem com mais frequência. Pelo  fato do sistema previdenciário do país ainda ser arcaico, ocasionará, futuramente, uma grave crise econômica, já que haverá uma desproporção entre a população mais velha e mais jovem, esta última responsável por sustentar a aposentadoria e os custos, sobretudo de saúde, dos idosos. A menos que, antes disso, haja uma reforma tanto no âmbito trabalhista quanto no previdenciário.
   Além disso, não há no país políticas que visem a atualização das pessoas mais velhas que participem da população economicamente ativa à tecnologia. Isto provoca a exclusão delas do trabalho, visto que a tecnologia tem obtido grande agilidade e requer domínio de seus operantes. Aliado a isso, o número de dependentes do governo cresce e se soma aos que realmente são incapazes de produzir - a exemplo dos velhos em estágio terminal ou daqueles que, embora viverão muitos anos, estão em estado vegetativo. Mas se pudessem se expressar, muitos prefeririam a morte à vida indigna, a qual é forçada a ser mantida por ideias conservadoras.
   Para não haver, por conseguinte, um colapso na sociedade brasileira , o aumento da classe pertencente à 3ª idade deve ser encarado como um momento necessário à implementação de reformas e não apenas associá-lo a mais investimentos. Assim, o Estado deve garantir um modelo de reserva econômica o qual será desenvolvido pelo próprio indivíduo enquanto ele ter quaisquer condições de ser produtivo. Por fim, a política, baseada nos ideais iluministas do século XVIII, deve vigorar socialmente. Isto é, garantir a autonomia das pessoas, em especial aos mais velhos em relação ao seu destino.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá! Se for possível expor qualquer erro quanto à gramática, ficarei muito grato!
Gostaria de saber se o texto atende pelo menos o mínimo das expectativas da FUVEST, se houve fuga do tema, se flui bem, se ficou meio desumano(apesar de eu não pretender isso, mas apenas concordar com a visão mais liberal do ministro japonês).

Grato por qualquer crítica. Caso posso dar alguma nota, por favor, dê! Será de extrema importância. Vlw!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Idosos - FUVEST 2014 Empty Re: Idosos - FUVEST 2014

Mensagem por Diego A Sex 15 Jun 2018, 17:54

GranTorino escreveu:Nos anos [Na década] de 1940, o Brasil era um dos países com uma das maiores taxas de natalidade do mundo. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, durante esse período o índice de fecundidade era de cerca de 6 filhos por mulher. Entretanto, em virtude da chegada das revoluções médicas à nação a partir de projetos como saneamento básico e acesso popular à vacina, além do desenvolvimento industrial, os números de nascimento não só abaixaram, mas também trouxeram um aumento vertiginoso da população idosa. [3]

Com isso, [4] a pirâmide da faixa etária alargou-se em função exponencial [2]. De modo a reivindicações e questões relacionadas aos mais idosos aparecerem com mais frequência. Pelo  fato do sistema previdenciário do país ainda ser arcaico, ocasionará, futuramente, uma grave crise econômica, já que haverá uma desproporção entre a população mais velha e mais jovem, esta última responsável por sustentar a aposentadoria e os custos, sobretudo de saúde, dos idosos. A menos que, antes disso, haja uma reforma tanto no âmbito trabalhista quanto no previdenciário.

Além disso, não há no país políticas que visem a atualização das pessoas mais velhas que participem da população economicamente ativa à tecnologia. Isto provoca a exclusão delas do trabalho, visto que a tecnologia tem obtido grande agilidade e requer domínio de seus operantes. Aliado a isso, o número de dependentes do governo cresce e se soma aos que realmente são incapazes de produzir - a exemplo dos velhos em estágio terminal ou daqueles que, embora viverão muitos anos, estão em estado vegetativo. Mas se pudessem se expressar, muitos prefeririam a morte à vida indigna, a qual é forçada a ser mantida por ideias conservadoras. [1]

Para não haver, por conseguinte, um colapso na sociedade brasileira, o aumento da classe pertencente à 3ª idade deve ser encarado como um momento necessário à implementação de reformas e não apenas associá-lo a mais investimentos. Assim, o Estado deve garantir um modelo de reserva econômica o qual será desenvolvido pelo próprio indivíduo enquanto ele ter quaisquer condições de ser produtivo. Por fim, a política, baseada nos ideais iluministas do século XVIII, deve vigorar socialmente. Isto é, garantir a autonomia das pessoas, em especial aos mais velhos em relação ao seu destino.

[1] Você está mudando os rumos do assunto totalmente.
[2] Achei tendencioso. Confere essa afirmação?
[3] Você deixou de lado por exemplo os métodos contraceptivos, a entrada da mulher no mercado de trabalho, que, diga se, são os reais motivos dessa mudança demográfica.
[4] Não inicie seu 2º parágrafo assim, dê uma olhada em redações aqui do fórum que foram bem avaliadas e você terá uma ideia melhor.

Quanto a estrutura, não conheço muito bem se a Fuvest aceita conclusões similares ao Enem, espero que alguém possa fazer uma colocação sobre isso.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos