PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redaçao FUVEST 2014

Ir para baixo

Redaçao FUVEST 2014 Empty Redaçao FUVEST 2014

Mensagem por FeudalEye Ter 14 Out 2014, 02:00

O envelhecimento faz parte da vida e é inevitável. Na sociedade contemporânea, entretanto, o envelhecimento é algo que compromete a sociedade. A partir desse panorama pessoas idosas são excluídas da vida, seja pelo poder publico, pela sociedade sociedade civil ou, principalmente, pelas organizações privadas e econômicas. 
As motivações sobre esse quadro se dão a todo momento, mas vem, principalmente, do capitalismo. Vivemos a época do consumo e todos os setores sociais estão voltados ao mercado, trabalho e produtividade. Os idosos, por sua vez, não se enquadram nessa sociedade a base de resultados. Com o passar do tempo as pessoas perdem capacidade intelectual, autonomia, além de serem mais suscetíveis a doenças e vários outros malefícios que comprometem a produtividade, onerando as empresas. Mesmo com sabedoria, experiencia e conhecimento o resultado mais comum é o desemprego.
Diante dessa repudia do sistema capitalista aos idosos, o Estado deve arcar com o ônus das entidades voltadas ao mercado. Mas não o faz, e, em alguns casos, como nas leis trabalhistas, que garantem bonificações por tempo de serviço, agravam o fato ao desestimular empregadores. O poder publico deve então tomar para si os gastos e não transferi-los, diminuindo assim o desemprego. Garantir politicas como acessibilidade a lugares físicos , sistema previdenciário  eficiente, subsídios a remédios e amparos gerais as necessidades básicas do idoso é muito importante. Porem, restringir-se ao sustento é pouco rentável ao estado, ainda mais em países sem recursos como o Brasil, visto que o idoso não representa população economicamente ativa e tem pouca perspectiva de retorno.
Pelo fato do sistema nao incorporar os idosos às suas leis, a sociedade civil também os ignoram do ponto de vista econômico. Ter de cuidar de uma pessoa de idade elevada, demanda custo e tempo, deste modo, o cidadão comum não evolui profissionalmente. Por outro lado, na sociedade pos moderna, o idoso tem sua experiencia de vida reconhecida pelos jovens e fazem parte da cultura de um povo e, é reconhecido, que a situação em que os idosos se encontram é antiético mas não temos meios individuais para mudar a situação.  O quadro atual dos idosos, portanto, deve ser vista por princípios éticos e culturais uma vez que o olhar capitalista destrói a qualidade de vida dessas pessoas.

FeudalEye
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2014
Idade : 28
Localização : Bh

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos