PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Fuvest) Circunferências tangentes

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por Hayzel Sh Ter 24 Out 2017, 17:09

Relembrando a primeira mensagem :

No plano cartesiano, os pontos (0, 3) e (-1, 0) pertencem à circunferência C. Uma outra circunferência, de centro em (-1/2, 4), é tangente a C no ponto (0, 3). Então, o raio de C vale


Resposta: raiz de 5.


Quero que resolvam achando as equações de duas retas que passam pelo centro para achar as coordenadas do centro. 
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo


(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por Augusto H. Ter 24 Out 2017, 20:29

Eu consegui aprender essa parte de circunferências apenas com algumas aulas no cursinho, mas tive que praticar bastante para conseguir fluir. Se quiser posso mandar umas fotos da parte didática da apostila e os exercícios de circunferência, me mande MP caso queira!

Bons estudos.
Augusto H.
Augusto H.
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 25
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por Hayzel Sh Ter 24 Out 2017, 23:03

KlausITA2018 escreveu:Elementos da matemática do Rufino. Vol4
Obrigada! Esse livro parece ter bons exercícios, vou tentar baixar!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por Hayzel Sh Ter 24 Out 2017, 23:05

Augusto H. escreveu:Eu consegui aprender essa parte de circunferências apenas com algumas aulas no cursinho, mas tive que praticar bastante para conseguir fluir. Se quiser posso mandar umas fotos da parte didática da apostila e os exercícios de circunferência, me mande MP caso queira!

Bons estudos.
Também estudei por algumas aulas do cursinho, e pela apostila, mas sinto que nessa parte a Fuvest pega um pouco pesado, de forma que as apostilas ficam insuficientes. Vou tentar estudar um pouco pelo Rufino. Obrigada, Augusto!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por SnoopLy Qua 25 Out 2017, 00:01

Hayzel Sh escreveu:Ah, bem legal esse jeito de resolver. Obrigada, gente!

Augusto, você estuda essa parte de circunferências, retas tangentes, etc, por algum lugar específico? Todo ano caem questões de circunferência bem difíceis na Fuvest. Essa questão foi de 2011; a de 2010 podia ser resolvida por essa mesma técnica, e foi mais difícil ainda. Queria achar mais questões do tipo pra treinar, senão vou ter que chutar a questão de circunferência da Fuvest, não consigo pensar e fazer tudo isso em 3~5 minutos kkkk

Caso me permita dizer, existem maneira mais rápidas que demoram uns 4~8 min. Esse tipo de resolução que você pediu, seria necessário ter um pouco mais de tempo, estimo uns 3~5 minutos a mais do que da maneira mais rápida
Esse tempo a mais em questões desse tipo devem ser compensadas em questões imediatas.

Geometria Analítica no Iezzi é muito boa também. Acredito que usá-lo possa lhe ajudar bastante a aprender os conceitos necessários. Usar o do Iezzi + Rufino + Aref para o que você não entende pode ser bem vantajoso, pois sempre tem algumas coisas que um fala e o outro não, desde teoria até resolução das questões.
SnoopLy
SnoopLy
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 23/02/2017
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por Elcioschin Qua 25 Out 2017, 08:34

Hayzel

Veja que, no correto desenho do colega Augusto H, o raio da circunferência menor é dado por:

r² = [0 - (1/2)²] + (4 - 3)²  ---> r² = 1/4 + 1 --> r² = 5/4 ---> r = √5/2

Logo, o raio da maior vale R = √5


Última edição por Elcioschin em Qua 25 Out 2017, 20:03, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71785
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por Convidado Qua 25 Out 2017, 10:00

Lá vai:

c1: circ. de raio R centrada em (m,n)
c2: circ. de de raio r centrada em (-1/2,4)

A=(0,3), B=(-1,0) pertencem a c1
A=(0,3) pertence a c2

Se são tangentes em A, então uma reta passa pelo ponto de tangência e pelos centros de ambas.
|-1/2   4     1|
|0       3      1| =0 => m=(3-n)/2
|m      n      1|

A e B equidistam de (m,n)
((3-n)/2 +1)^2+n^2=((3-n)/2)^2+(n-3)^2
=>n=1=>m=1
=>R=V5

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Sem_ty10

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por Augusto H. Qua 25 Out 2017, 14:23

Klaus, na última etapa o que você fez? Distância entre ponto e reta?
Augusto H.
Augusto H.
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 25
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por SnoopLy Qua 25 Out 2017, 14:28

Augusto H. escreveu:Klaus, na última etapa o que você fez? Distância entre ponto e reta?

Se ele me permite dizer, usou distância entre dois pontos. Como a distância do Centro aos 2 pontos que lhe pertencem são iguais ele apenas igualou a distância dos dois pontos ao centro
SnoopLy
SnoopLy
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 23/02/2017
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por SnoopLy Qua 25 Out 2017, 14:29

Augusto H. escreveu:Klaus, na última etapa o que você fez? Distância entre ponto e reta?

Se ele me permite dizer, usou distância entre dois pontos. Como a distância do Centro aos 2 pontos que lhe pertencem são iguais ele apenas igualou a distância dos dois pontos ao centro
SnoopLy
SnoopLy
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 23/02/2017
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por Convidado Qua 25 Out 2017, 18:52

Não lembro o que fiz. Mas foi aquilo lá mesmo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(Fuvest) Circunferências tangentes - Página 2 Empty Re: (Fuvest) Circunferências tangentes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos