PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Decomposição da tensão e do peso no pêndulo

2 participantes

Ir para baixo

Decomposição da tensão e do peso no pêndulo  Empty Decomposição da tensão e do peso no pêndulo

Mensagem por Matheus W1212 Qui 14 Set 2017, 02:47

Em problemas envolvendo um pêndulo físico,  geralmente há a decomposição do peso, de forma a saber a tensão no fio, a força restauradora, e por conseguinte o torque,  dado o ponto fixado do fio como eixo, de forma que a tensão é expressa como T=mgcos - >T=Pcos. 
 No entanto, em problemas de eletrostática quando temos uma situação de equilíbrio entre duas esferas, por exemplo, o peso é escrito como Tcos =P.
 Eu sei decompor a Tensão, sei que como a força eletrica age somente na horizontal o peso deve ter mesmo módulo que a componente vertical da tensao. Porém me incomoda que as duas expressões não possam coexistir.
 Obs: não possuo teta no teclado do meu celular, desculpem.

Matheus W1212
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/05/2017
Idade : 31
Localização : Curitiba, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Decomposição da tensão e do peso no pêndulo  Empty Re: Decomposição da tensão e do peso no pêndulo

Mensagem por Elcioschin Qui 14 Set 2017, 11:11

Tudo depende da escolha dos eixos

Escolhendo um eixo  horizontal x e um vertical y ---> T.cosθ = P 
Escolhendo como eixo x o próprio fio ---> P.cosθ = T
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71757
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Decomposição da tensão e do peso no pêndulo  Empty Re: Decomposição da tensão e do peso no pêndulo

Mensagem por Matheus W1212 Qui 14 Set 2017, 11:48

Um erro bombo. Estava tentando entender porque a tensão aumentava até certo ângulo com o aumento do ângulo e nao me toquei que a força eletrica, que age na horizontal, tem sua componente X (Fecos(teta)) igual a Psen(teta) de modo que tg(teta) =Fe/P.
Me desculpe

Matheus W1212
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/05/2017
Idade : 31
Localização : Curitiba, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Decomposição da tensão e do peso no pêndulo  Empty Re: Decomposição da tensão e do peso no pêndulo

Mensagem por Matheus W1212 Qui 14 Set 2017, 11:49

Tomando como eixo ao longo do fio

Matheus W1212
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/05/2017
Idade : 31
Localização : Curitiba, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Decomposição da tensão e do peso no pêndulo  Empty Re: Decomposição da tensão e do peso no pêndulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos