PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Resolvido]Rapidez de um corpo.

3 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Rapidez de um corpo. Empty [Resolvido]Rapidez de um corpo.

Mensagem por velloso Seg 18 Abr 2011, 15:26

Na figura a seguir, em que uma trajetória orientada é mostrada como exemplo, temos dois corpos com velocidades escalares (V e V') de diferentes valores e sinais:
[Resolvido]Rapidez de um corpo. Imagemvyh
Definindo-se rapidez, como o módulo da velocidade escalar de um corpo, podemos afirmar que:
a) dois corpos que têm a mesma rapidez movimentam-se com a mesma velocidade escalar.
b) velocidade escalar é conceitualmente igual a rapidez.
c) entre dois corpos, o que tem maior rapidez é o que possui velocidade escalar maior.
d) o chamado velocímetro, aparelho encontrado no painel de carros, é um instrumento que mede rapidez e não velocidade escalar como poderia se supor.
e) se a velocidade escalar de um móvel aumenta, isso significa que ele está se movimentando cada vez mais rápido.

Spoiler:
confused
não ficou claro como eu tenho que interpretar a questão.
Grato.


Última edição por velloso em Seg 18 Abr 2011, 15:59, editado 1 vez(es)
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Rapidez de um corpo. Empty Re: [Resolvido]Rapidez de um corpo.

Mensagem por Euclides Seg 18 Abr 2011, 15:52

Rapidez=|velocidade escalar| ---> rapidez é sempre >0 (positiva) e velocidade escalar tem sinal algébrico, pode ser positiva ou negativa. Então:

a) dois corpos que têm a mesma rapidez movimentam-se com a mesma velocidade escalar. Não necessáriamente devido ao sinal algébrico da velocidade escalar.

b) velocidade escalar é conceitualmente igual a rapidez. Já se viu que não.

c) entre dois corpos, o que tem maior rapidez é o que possui velocidade escalar maior. Não, pois |-11|>|+3| sendo que +3>-11

d) o chamado velocímetro, aparelho encontrado no painel de carros, é um instrumento que mede rapidez e não velocidade escalar como poderia se supor. Sim, um automóvel pode percorrer um mesmo trecho de uma trajetória indo (v>0) ou voltando (v<0) e o velocímetro indicará um valor sempre positivo|v|.

e) se a velocidade escalar de um móvel aumenta, isso significa que ele está se movimentando cada vez mais rápido. Não, se a velocidade escalar aumenta de -11 para +3 a rapidez está diminuindo de |-11| para |+3|.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Rapidez de um corpo. Empty Re: [Resolvido]Rapidez de um corpo.

Mensagem por velloso Seg 18 Abr 2011, 15:58

Muito obrigado, Mestre. De coração!
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Rapidez de um corpo. Empty Re: [Resolvido]Rapidez de um corpo.

Mensagem por abelardo Ter 19 Abr 2011, 19:03

Professor Euclides, estou estudando o MUV. Os livros dizem que o sinal negativo somente indica que o móvel está ''indo'' em direção contrária do que foi convencionado como positivo, logo dizer que o móvel tem a velocidade escalar de - 22m/s, indica que se dirige com velocidade de 22m/s ao sentido oposto? Se eu for comparar -22 m/s e 22 m/s, qual tem maior rapidez? E se for - 22 m/s e 17m/s as velocidades escalares, qual dos dois móveis tem maior rapidez?

Obs:''Meu professor de física é travadão, não consigo me comunicar com ele.. ele está preso em seus pensamentos, seja lá quais forem kkk''
abelardo
abelardo
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 777
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 31
Localização : Sertânia, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Rapidez de um corpo. Empty Re: [Resolvido]Rapidez de um corpo.

Mensagem por Euclides Ter 19 Abr 2011, 19:33

Olá Abelardo,

Em física é sempre conveniente darmos uma orientação às trajetórias estudadas. Todo movimento no sentido convencionado como positivo é indicado por uma velocidade positiva, da mesma forma toda velocidade que tem sentido oposto ao positivo recebe o sinal negativo.

Suponha que orientemos a Br-110 com o sentido positivo orientado de Sertania para Monteiro. Se você viajar com o velocímetro indicando uma "rapidez" de 60 km/h, sua velocidade escalar na ida será +60km/h e na volta -60km/h. Esses sinais por si sós nos dizem para onde se está indo.

Quanto a velocidades escalares como -22m/s e 17m/s temos de interpretá-las algebricamente, isto é 17>-22, embora a "rapidez" seja maior para -22, pois o sinal é apenas orientação.

Entretanto "rapidez" não é um conceito muito utilizado em Física. O mais comum e adequado e tratar a velocidade ou como escalar, ou como vetor.

PS: eu não sou professor, apenas gosto de Física há bastante tempo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Rapidez de um corpo. Empty Re: [Resolvido]Rapidez de um corpo.

Mensagem por abelardo Ter 19 Abr 2011, 20:25

Obrigado Mestre Euclides. Considero,verdadeiramente, suas palavras .
abelardo
abelardo
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 777
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 31
Localização : Sertânia, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Rapidez de um corpo. Empty Re: [Resolvido]Rapidez de um corpo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos