PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado?

3 participantes

Ir para baixo

Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado? Empty Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado?

Mensagem por be_osc Sáb 16 Fev 2019, 17:29

Eu sei que corpos eletrizados atraem corpos neutros, mas o contrário ocorre também? Se eu tenho uma bolinha eletrizada presa no teto por um fio e eu segurar uma barra neutra em um local próximo, essa barra vai atrair a bolinha?
be_osc
be_osc
Jedi
Jedi

Mensagens : 315
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 22
Localização : Salvador, Bahia, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado? Empty Re: Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado?

Mensagem por Leo Consoli Sáb 16 Fev 2019, 17:51

A bolinha vai atrair as partículas de carga contraria a sua, na barra, em sua direção logo a parte da barra perto da bolinha vai ficar levemente carregada e o sistema vai ficar sujeito a uma leve força de atração. (Indução eletrostática).
Leo Consoli
Leo Consoli
Fera
Fera

Mensagens : 383
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 23
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado? Empty Re: Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado?

Mensagem por be_osc Sáb 16 Fev 2019, 17:58

Obrigado, Léo. É que na prova de física hoje tinha uma questão dessas. Uma afirmativa dizia que se a bolinha estivesse eletrizada e o bastão neutro, ela iria se mover em direção a ele. Eu marquei verdadeiro, por mais que o tradicional seja "corpos eletrizados atraem corpos neutros".
be_osc
be_osc
Jedi
Jedi

Mensagens : 315
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 22
Localização : Salvador, Bahia, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado? Empty Re: Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado?

Mensagem por Elcioschin Sáb 16 Fev 2019, 18:46

Princípio da ação e da reação ou Terceira Lei de Newton:

Toda vez que um corpo A exerce uma força FA num corpo B, este também exerce em A uma força FB, tal que FB= - FA, isto é, as forças tem mesma intensidade e direção, mas sentidos opostos.

Se um corpo eletrizado atrai um corpo neutro, o corpo neutro também atrai o corpo eletrizado.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71691
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado? Empty Re: Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado?

Mensagem por be_osc Sáb 16 Fev 2019, 20:35

Obrigado, Mestre. Essa era a única questão que eu tinha dúvidas na prova, então se acertei deve vir um 10 por aí. Abraço e vida longa ao PiR2!
be_osc
be_osc
Jedi
Jedi

Mensagens : 315
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 22
Localização : Salvador, Bahia, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado? Empty Re: Um corpo neutro pode atrair um corpo eletrizado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos