PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função trigonometrica

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Função trigonometrica

Mensagem por brasileiro1 Dom 12 Fev 2017, 19:43

UESPI 2012

Quantas soluções a equaão sen x = x/10 admite no conjunto dos números reais? Abaixo, estão esboçados os gráficos de sen x e x/10

Função trigonometrica UESPI_2012

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Re: Função trigonometrica

Mensagem por PedroCunha Dom 12 Fev 2017, 19:48

Boa noite.

Pela imagem vemos que os gráficos se cruzam em 7 pontos distintos, o que nos leva à conclusão de que a equação tem 7 raízes reais.

Abraço,
Pedro.
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Re: Função trigonometrica

Mensagem por brasileiro1 Dom 12 Fev 2017, 19:58

Sim. Eu cheguei a achar um site na internet com a resolução, q foi essa tbm. Mas existe uma solução algebrica? No gráfico tbm tem uma reta, será q essa reta é apenas pra indicar que é uma função ímpar?


Última edição por brasileiro1 em Dom 12 Fev 2017, 20:14, editado 2 vez(es)

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Re: Função trigonometrica

Mensagem por PedroCunha Dom 12 Fev 2017, 20:09

Creio que a solução seja via gráfico mesmo.

A reta é a representação gráfica da função y = (x/10). As interseções dela com o gráfico da função y = sen(x) nos dão as raízes da equação sen(x) = (x/10).
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Re: Função trigonometrica

Mensagem por brasileiro1 Dom 12 Fev 2017, 20:14

outra coisa tbm, q isso é uma solução estranha de pensar. Isso é uma equação trigonometrica.

Sen x = x/10

o que eu quero é saber qualis valores de x de tal forma q sen x = x/10

Ou seja isso não é ax² + bx + c = 0, onde estou querendo saber os valores de x q torna o primeiro membro igual zero, neste caso eu realmente quero as raízes, já q são justamente elas q torna o primeiro membro igual zero. Mas em uma equação trigonometrica do tipo sen x = x/10???  Pra mim nao faz sentido. Tem solução algébrica?

Foi uma solução q eu não entendi a lógica. Eu procuro uma solução algébrica, cheguei ver essa solução em um site e

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Re: Função trigonometrica

Mensagem por PedroCunha Dom 12 Fev 2017, 20:56

Sim, você procura valores de x tais que sen x = (x/10), como por exemplo, x = 0, uma vez que sen 0 = 0.

Mas não tenho a menor ideia de como achar soluções por um meio puramente algébrico.
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Re: Função trigonometrica

Mensagem por Euclides Dom 12 Fev 2017, 20:59

A pergunta é:
Quantas soluções a equação sen x = x/10 admite no conjunto dos números reais?

Inúmeras questões são formuladas assim e não se deseja saber quais, mas quantas são as soluções. Esta, particularmente, não terá solução algébrica. O que se deseja é que o aluno demonstre conhecer as características das duas funções envolvidas na igualdade. Devemos ter



e agora devemos saber quantas "corcovas" a função seno faz nesse intervalo. O período da função seno é 2pi de modo que de zero a 3pi ela faz duas corcovas para cima e uma para baixo. Analogamente de 0 a 3pi são duas para baixo e uma para cima.

Cada corcova é cortada em dois pontos e assim já teríamos 8 soluções. Devemos também lembrar que ambas as funções admitem zero como solução, perfazendo então 7 soluções, já que x=0 é uma solução comum nos dois intervalos.

para ilustrar

Função trigonometrica Figgeral4034a

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Re: Função trigonometrica

Mensagem por brasileiro1 Qua 15 Fev 2017, 00:25

O Senhor disse que cada corcova é cortada em dois pontos, e assim já teriamos 8 soluções. Mas oq tem a ver a reta com o gráfico da função seno? Eu não entendi ainda pq faz sentido associar os "cortes" que a reta faz na função seno, com as soluções de sen x = x/10.

Existe alguma propriedade que nos permite sempre traçar esta reta?  Ou é algo que o próprio exercício está dando? Eu não estou conseguindo raciocinar de tal forma q eu consiga ver uma relação entre a reta e com isso, saber as soluções da função sen s = x/10. Eu estou vendo que a reta corta 7 pontos dessa função sen x = x/10, é somente isso q eu vejo, ela cortando, não consigo ter um raciocínio q me diga o porquê q cada corte desse é uma solução de sen x = x/10


Última edição por brasileiro1 em Qua 15 Fev 2017, 00:36, editado 1 vez(es)

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Re: Função trigonometrica

Mensagem por Euclides Qua 15 Fev 2017, 00:36

brasileiro1 escreveu:O Senhor disse que cada corcova é cortada em dois pontos, e assim já teriamos 8 soluções. Mas oq tem a ver a reta com o gráfico da função seno? Eu não entendi ainda pq faz sentido associar os "cortes" que a reta faz na função seno, com as soluções de sen x = x/10.
A reta é



os pontos de intersecção são os pontos em que ambas as funções têm mesmo valor

 

veja um exemplo mais simples



se houver um ou mais pontos P(x,y) que pertença às duas funções, elas serão iguais nesses pontos. Uma reta corta uma parábola em dois pontos:



há duas soluções.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Re: Função trigonometrica

Mensagem por brasileiro1 Qua 15 Fev 2017, 00:43

Ah sim, entendi. Mas como o senhor sabe que só existe essas 7 soluções? q não existe nem mais e nem menos? Com a resposta do senhor, eu pensei a seguinte coisa:

Vendo que é 

sen x = x/10
y = x/10

é como se a gente tivesse um sistema, logo os valores que satisfazem y = x/10 precisam ser os mesmo que satisfazem sen x = x/10 e esses valores só serão os mesmo nas intersecções entre elas. É isso?

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonometrica Empty Re: Função trigonometrica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos