PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida em exercício de Eletromagnetismo

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida em exercício de Eletromagnetismo Empty Dúvida em exercício de Eletromagnetismo

Mensagem por calebechumbo Seg 14 Nov 2016, 11:45

(UFV-MG) A figura representa um eletroímã e um pêndulo, cuja massa, presa à extremidade, é um pequeno ímã.

Ao fechar a chave C, é correto afirmar:

a) o ímã do pêndulo será repelido pelo eletroímã.
b) o ímã do pêndulo será atraído pelo eletroímã.
c) o ímã do pêndulo irá girar em torno do fio que o suporta.
d) o polo sul do eletroímã estará à sua direita.
e) o campo magnético no núcleo do eletroímã é nulo.

Dúvida em exercício de Eletromagnetismo I_bd4707e9de65a2ea_html_a88217f8

Minha dúvida é o seguinte, eu não sei qual o sentido da corrente que devo usar para fazer a "regra da mão direita"... minha resposta foi a letra "b", e meu gabarito marca a alternativa "a", mas eu fui pesquisar a resolução na internet e a resolução que eu achei marca a alternativa "b", a que eu havia escolhido originalmente, mas agora eu fiquei em dúvida...

"Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo."

Usando essa definição como base eu fiz o exercício me baseando no sentido convencional, mas eu nem sei se essa definição está correta de fato, mas eu acho que a resposta do meu gabarito está usando o sentido real...

Qual é o sentido que eu devo usar como referência, "o convencional" ou o "real" para fazer esse exercício? E aproveitando o gancho, alguém poderia me explicar melhor a diferença entre o sentido "real" e o "convencional" da corrente?


Última edição por calebechumbo em Ter 15 Nov 2016, 03:02, editado 1 vez(es)

calebechumbo
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/07/2016
Idade : 29
Localização : Bonfim Paulista (Ribeirão Preto), São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício de Eletromagnetismo Empty Re: Dúvida em exercício de Eletromagnetismo

Mensagem por Elcioschin Seg 14 Nov 2016, 12:23

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71785
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício de Eletromagnetismo Empty Re: Dúvida em exercício de Eletromagnetismo

Mensagem por calebechumbo Ter 15 Nov 2016, 03:03

Obrigado... Atualizei o posto com a imagem... Se alguém poder me ajudar... Não quero ficar com essa dúvida na mente...

calebechumbo
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/07/2016
Idade : 29
Localização : Bonfim Paulista (Ribeirão Preto), São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício de Eletromagnetismo Empty Re: Dúvida em exercício de Eletromagnetismo

Mensagem por pedrim27 Ter 15 Nov 2016, 05:26

A resposta correta é B mesmo. No final desse link , há uma explicação desse exercício.
calebechumbo escreveu:"Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo."

Usando essa definição como base eu fiz o exercício me baseando no sentido convencional, mas eu nem sei se essa definição está correta de fato, mas eu acho que a resposta do meu gabarito está usando o sentido real...

Qual é o sentido que eu devo usar como referência, "o convencional" ou o "real" para fazer esse exercício? E aproveitando o gancho, alguém poderia me explicar melhor a diferença entre o sentido "real" e o "convencional" da corrente?
Usa-se o convencional para análise da corrente elétrica.

O sentido real, como o próprio nome diz, é o sentido que os elétrons se movem em um condutor metálico.Há um polo carregado positivamente e outro negativamente. O meio sempre busca o equilíbrio. Em um metal, as cargas livres são os elétrons. Portanto, os elétrons saem do polo carregado negativamente e correm em direção ao polo positivo para equilibrar as cargas.

O sentido convencional é o oposto , ou seja, o sentido que a corrente teria caso o elétron tivesse carga positiva(correndo do polo positivo para o negativo).O seu uso possui caráter histórico. Nos primórdios da elétrica,quando ainda não conhecia-se a estrutura dos átomos, definiu-se que a partícula que se movia dentro dos condutores possuia carga positiva. Esse conceito consolidou-se por muito tempo e todos os cálculos, representaçoes e análises de circuitos eram feitas baseadas nessa ideia. Após a descoberta da carga real do elétron, preferiu-se manter toda representação feita e apenas separar os conceitos através das nomenclaturas "real" e "convencional". Por isso, usa-se até hoje o sentido convencional para análise dos circuitos. 

Resumindo tudo em termos prágmaticos: Use o sentido convencional, o sentido real só será usado caso o exercício dê o comando.

pedrim27
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 517
Data de inscrição : 30/10/2014
Idade : 25
Localização : Minas Gerais,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício de Eletromagnetismo Empty Re: Dúvida em exercício de Eletromagnetismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos