PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Resolvido] Tempo do Avião com vento.

2 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. Empty [Resolvido] Tempo do Avião com vento.

Mensagem por Carlos Adir Dom 13 Set 2015, 15:58

Criei o tópico para não perder a resposta. Estava digitando ela no fórum porque posso utilizar uma formatação mais "bonita" e como não há a questão no fórum ainda, aumenta o acervo e se alguém precisar, então a resposta está aqui.
Quem quiser se divertir com ela também, não é necessário calculo(ensino superior) para resolvê-la.  Very Happy



A distância entre duas cidades A e B é L. Um avião faz uma viagem de ida e volta entre A e B, voando em linha reta, com velocidade V em relação ao ar. (a) Calcule o tempo total de vôo, se o vento sopra com velocidade v , numa direção que forma um ângulo θ com a direção AB. Este tempo depende do sentido em que a velocidade sopra? (b) Mostre que a viagem de ida e volta só é possível se v < V, e calcule a relação entre o tempo de vôo tǁ quando o vento sopra na direção AB e o tempo t quando sopra na direção perpendicular (este resultado é relevante na discussão da experiência de Michelson e Morley); (c) Mostre que, qualquer que seja sua direção, o vento sempre prolonga a duração da viagem de ida e volta.

Podemos então responder:

Construindo a imagem:

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. 2Zv3NxA

Temos que o avião voa com um ângulo α em relação ao eixo AB em sentido contrário ao vento. Isto porque se α=0, teremos que o avião não alcançará B, mas sim um ponto acima visto que a velocidade do vento influencia na componente vertical do avião. Portanto, temos os vetores:

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. CJoA04H

Adotando o referencial de que o segmento AB esteja coincidindo com o eixo X, e que o sentido AB seja positivo, então teremos que adotando como na figura, a componente vertical será zero:

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. 7na9Y9c

Assim, calculando a componente horizontal de w substituindo os valores de alpha obtemos:

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. PVbnIMK

Assim, podemos calcular o tempo de ida:

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. SJvR2Y5

De modo análogo, mas invertendo a componente horizontal de v teremos o tempo de volta e consequentemente somando com o tempo de ida teremos o tempo total:

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. D3LbE5Z

Apartir daqui, podemos "simplificar" um pouco mais:

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. 9uslYGF

Já para a letra b:

Podemos perceber que é necessário que v² - u² > 0 pois:
1°) Não existe tempo negativo. E como a raiz é negativa, o denominador é necessariamente positivo, o que implica que v > u.
2°) O valor dentro da raiz é positivo, isto porque se o vento soprar perpendicularmente, então teremos o valor de seno no máximo e então v² - u² . 1 > 0 ---> v > u

Então podemos calcular a razão entre as velocidades:

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. WzK2XAo

Disto podemos concluir que a razão é maior que 1, pois:
0 < u²/v² < 1
0 < 1-(u²/v²) < 1
0 < √[1-(u²/v²)] < 1
1 < 1/√[1-(u²/v²)]
Assim, quando soprar paralelamente demorará mais tempo que quando soprar perpendicularmente. 
Podemos derivar a expressão do tempo em relação ao ângulo, igualar a zero e achar o valor mínimo e máximo do tempo.
Mas ao fazermos isso perceberemos também que o menor valor será quando o valor de seno for o máximo, ou seja quando soprar perpendicularmente. E como seno ao quadrado é sempre positivo(ou nulo), então o máximo do tempo ocorre quando seno é o menor possível, ou seja, zero. Neste caso indica que o vento sopra paralelamente à direção AB.

Para a letra c, pegamos a razão entre a velocidade com vento e sem vento:

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. VDss5ix


Gabarito:

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. OTTPfZR


Questão 30 retirada do capítulo 3 do livro do H. Moysés Nussenzveig. 1 Mecânica Curso de Física Básica.
Nussenzveig, H. M. Curso de Física Básica – 1 Mecânica, 4a edição. Edgar Blücher, São Paulo, 2002


Física Básica não sei pra quem kk

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. Empty Re: [Resolvido] Tempo do Avião com vento.

Mensagem por Euclides Dom 13 Set 2015, 16:39

Carlos Adir escreveu:Física Básica não sei pra quem kk

O Moysés Nussenzveig é considerado um bom autor de livros de física para o nível universitário.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. Empty Re: [Resolvido] Tempo do Avião com vento.

Mensagem por Carlos Adir Dom 13 Set 2015, 17:11

Sim, minha afirmação ficou ambigua. O nome fala física básica, mas é um livro bem difícil. Ai o "básica não sei pra quem" foi referindo que na verdade é física avançada.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Tempo do Avião com vento. Empty Re: [Resolvido] Tempo do Avião com vento.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos