PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Mas você não tem vida?"

+2
PedroCunha
Christian M. Martins
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

"Mas você não tem vida?" - Página 2 Empty "Mas você não tem vida?"

Mensagem por Christian M. Martins Sáb 12 Set 2015, 17:19

Relembrando a primeira mensagem :

Hoje ocorreu algo bem interessante. Eu fui ao centro da cidade fazer compras, e ao retornar de ônibus minha namorada encontrou uma antiga amiga sua. Enquanto as duas conversavam sobre as faculdades e os números de cadeiras que estavam fazendo, sua amiga comentou, a respeito do número de cadeiras que minha namorada faz na faculdade:

- Mas você não tem vida?

E aí comecei a divagar a respeito do comentário, e resolvi vir aqui compartilhar com vocês e ver suas opiniões.

Por que a educação é vista como um estorvo para a maioria dos brasileiros? A sociedade costuma a ver o estudo como algo a ser "vencido", uma batalha a ser enfrentada. E como a amiga de minha namorada citou, um empecilho ao "viver a vida".

Isto não devia ser assim. Deveria, sim, ser visto como algo interessante a ser praticado no dia-a-dia, assim como os diversos esportes que se incluem na paixão do brasileiro.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

"Mas você não tem vida?" - Página 2 Empty Re: "Mas você não tem vida?"

Mensagem por Christian M. Martins Dom 13 Set 2015, 14:05

Se encaixa perfeitamente no Brasil inteiro, Diaz.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Convidado Dom 13 Set 2015, 15:02

Uma das frases do livro "O segredo das mentes milionárias", de T. Harv Eker, se aplica bem a esse comportamento: "Dinheiro é resultado, riqueza é resultado, saúde é resultado, doença é resultado, o seu peso é resultado. Vivemos num mundo de causa e efeito". Essa citação define uma das ideias mais ignoradas pela humanidade: o hoje é consequência do ontem, e o futuro é consequência do hoje. Embora muitos tenham consciência disso, não se remetem à recomendação implícita na frase, de que é necessário planejar cada passo.

Ao adentrar nessa "descoberta", o indivíduo começa a questionar-se sobre uma das decisões mais impactantes de sua vida: "O que eu vou fazer quando deixar a escola?". E é aí que o germe do triunfo (e não do sucesso) começa a ser regado, pois a primeira resposta exigida pela definição do planejamento foi respondida: "O que eu quero? O que eu preciso?". Nessa complementariedade entre o "querer" e o "precisar" há a possibilidade de unir o útil ao agradável. Sucede-se a isso a definição da estratégia, de encontrar maneiras de se chegar ao objetivo; talvez dificultado pelas "heranças cognitivas" do indivíduo, isto é, pela maneira com que ele aprendeu a interpretar a realidade.

Superar a ideia de "herança cognitiva" é o que irá determinar, ou não, se o indivíduo será bem sucedido. É o abandono da concepção de que ser inteligente é um dom de nascença, medido por professores; é a passagem para um estágio superior em que as convicções não funcionam como cárceres, nos limitando mais do que qualquer verdade ou mentira. Não é escolher entre a fé e a razão, mas encontrar a razão na própria fé. Como dizia Jean Paul Sartre, "o importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.

É preciso desconstruir para construir. E esse ato de desconstrução é doloroso; é difícil abandonar ou questionar aquilo que você acredita, pois essa atividade pode gerar um vácuo de significado na própria existência - quem nunca tentou convencer uma pessoa a estudar e ela respondeu que se deve aproveitar a vida, se divertir? No entanto, é o que falta no nosso entendimento: questionar. Não se encontra um propósito para existir, nós o inventamos com base no que achamos ser correto ou mais fácil. Infelizmente, essa opção não é tomada com certeza, porque o livre arbítrio social deixou de existir quando o primeiro ser humano tomou a sua decisão; de lá para cá, somos seres altamente influenciados pela sociedade a qual pertencemos. Tem gente que não chega aonde quer, porque não sabe o que quer.

Convidado
Convidado

Mensagem por jango feet Dom 13 Set 2015, 19:48

Cristhian M.Martins escreveu:a respeito do número de cadeiras 

O que é isso? Matérias?!
jango feet
jango feet
Matador
Matador

Mensagem por Christian M. Martins Dom 13 Set 2015, 20:00

jango feet escreveu:
Cristhian M.Martins escreveu:a respeito do número de cadeiras 

O que é isso? Matérias?!

Aqui no RS a gente usa esse termo para se referir ao número de créditos realizado pelo universitário.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2