Transformador
3 participantes
Página 1 de 1
Transformador
Os tranformadores funcionam apenas com corrente alternada ou também com corrente contínua pulsante?
luizmarcelomz- Recebeu o sabre de luz
Re: Transformador
Os transformadores usuais funcionam somente com corrente alternada.
Mas existem alguns (raros) que funcionam com corrente pulsante, por exemplo:
Eu tenho em meu poder um falso livro chamado "Livro do Choque". Ele tem em seu interior uma pilha de 1,5 V e uma mola. Quando o livro é aberto, a mola fica oscilando, abrindo e fechando o circuito primário do transformador. Esta variação pulsante da corrente contínua, induz uma tensão no secundário (acima de 100 V).
O secundário é ligado às duas capas aluminizadas do livro. Quem abrir o livro leva um choque e se assusta, atirando o livro longe.
É uma pegadinha, porque, colado na capa do livro existe uma foto de mulher nua; e o incauto é geralmente um homem curioso!!!
Mas existem alguns (raros) que funcionam com corrente pulsante, por exemplo:
Eu tenho em meu poder um falso livro chamado "Livro do Choque". Ele tem em seu interior uma pilha de 1,5 V e uma mola. Quando o livro é aberto, a mola fica oscilando, abrindo e fechando o circuito primário do transformador. Esta variação pulsante da corrente contínua, induz uma tensão no secundário (acima de 100 V).
O secundário é ligado às duas capas aluminizadas do livro. Quem abrir o livro leva um choque e se assusta, atirando o livro longe.
É uma pegadinha, porque, colado na capa do livro existe uma foto de mulher nua; e o incauto é geralmente um homem curioso!!!
Elcioschin- Grande Mestre
Apenas acrescentando um pouco em assunto tão vasto.
Transformadores funcionam com variação do fluxo magnético. Em alguns casos, uma corrente contínua pulsante pode servir -- veja transformadores de pulso, "fly-back" e fontes chaveadas. Só que nestes casos, devido à alta frequência envolvida, os núcleos são de ferrite.
Transformadores funcionam com variação do fluxo magnético. Em alguns casos, uma corrente contínua pulsante pode servir -- veja transformadores de pulso, "fly-back" e fontes chaveadas. Só que nestes casos, devido à alta frequência envolvida, os núcleos são de ferrite.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Excelente contribuição para o assunto Medeiros: exemplos práticos despertam a curiosidade e a atenção de estudantes, levando-os a se interessarem e se aprofundar no assunto.
Elcioschin- Grande Mestre
Muito obrigado pelas respostas!
luizmarcelomz- Recebeu o sabre de luz
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos