UFPB - Função Afim
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
UFPB - Função Afim
Na figura a seguir, está representado o gráfico de uma função ƒ: [-2,2]→ ℝ.
O número de soluções da equação ƒ(x)=2 é:
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
5) 5
Eu não sabia muito o que fazer nesta questão (por vezes tenho dúvidas nesses gráficos de função), daí tracei aquela reta paralela ao eixo x e a mesma intersectou o gráfico 4 vezes, e cheguei a conclusão de que há 4 soluções. Minha conclusão está correta ou foi só coincidência?
O número de soluções da equação ƒ(x)=2 é:
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
5) 5
Eu não sabia muito o que fazer nesta questão (por vezes tenho dúvidas nesses gráficos de função), daí tracei aquela reta paralela ao eixo x e a mesma intersectou o gráfico 4 vezes, e cheguei a conclusão de que há 4 soluções. Minha conclusão está correta ou foi só coincidência?
Giovana Martins- Grande Mestre
Re: UFPB - Função Afim
O ponto onde uma função somente corta o eixo x ---> uma raiz
O ponto onde uma função somente tangencia o eixo ---> duas raízes
Logo, são 4 raízes
O ponto onde uma função somente tangencia o eixo ---> duas raízes
Logo, são 4 raízes
Elcioschin- Grande Mestre
Elcio, eu até consegui ver onde a função está tangenciando e cortando o eixo x, no entanto, não consigo ver as raízes. Eu penso da seguinte maneira: quando o senhor fala que a função está tangenciando o eixo x, eu penso que seja ali, entre o intervalo [-1,1], próximo ao zero, mas não consigo achar as 2 raízes, o mesmo vale para a outra função, a qual, penso que esteja entre o intervalo [-2,2].
Giovana
Você não está sabendo interpretar, no gráfico, o que são as raízes de uma função.
Uma raiz de uma função, no seu gráfico, são os pontos onde o gráfico toca o eixo x (tocar pode ser cortar ou tangenciar o eixo x).
Quando corta o eixo x significa que existe uma única raiz e quando apenas tangencia significa duas raízes iguais (ou raiz dupla)
Nesta função o gráfico corta o eixo x nos pontos A(-2, 0) e B(2, 0) ---> 1 + 1 = 2 raízes
Nesta função o gráfico tangencia o eixo x no ponto O(0, 0) ---> 2 raízes
Obs.: Caso o gráfico corte e ao mesmo tempo tangencie o eixo x serão mais de duas raízes. Por exemplo, a função y = x³ tem uma raiz tripla x = 0 no ponto O(0, 0). Desenhe o gráfico para você VER isto!
Você não está sabendo interpretar, no gráfico, o que são as raízes de uma função.
Uma raiz de uma função, no seu gráfico, são os pontos onde o gráfico toca o eixo x (tocar pode ser cortar ou tangenciar o eixo x).
Quando corta o eixo x significa que existe uma única raiz e quando apenas tangencia significa duas raízes iguais (ou raiz dupla)
Nesta função o gráfico corta o eixo x nos pontos A(-2, 0) e B(2, 0) ---> 1 + 1 = 2 raízes
Nesta função o gráfico tangencia o eixo x no ponto O(0, 0) ---> 2 raízes
Obs.: Caso o gráfico corte e ao mesmo tempo tangencie o eixo x serão mais de duas raízes. Por exemplo, a função y = x³ tem uma raiz tripla x = 0 no ponto O(0, 0). Desenhe o gráfico para você VER isto!
Ah, entendi perfeitamente, Elcio. Muitíssimo obrigada, nunca mais esquecerei !!!
Sua frase é ambígua: nunca mais esquecerei significa:
1) Nunca mais esquecerá de como encontrar as raízes ou
2) Nunca mais esquecerá do mestre Elcio (ahahahah)
1) Nunca mais esquecerá de como encontrar as raízes ou
2) Nunca mais esquecerá do mestre Elcio (ahahahah)
kkkkk, nunca mais me esquecerei de como encontrar as raízes , assim como nunca mais esquecerei de você, principalmente no que diz respeito a todas as vezes que você me ajuda, hehe!!!