(UFRS)-Questão do Gregório de Matos
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
(UFRS)-Questão do Gregório de Matos
5- Considere as afirmações abaixo
I - A obra de Gregório de Matos abordou liricamente a religião e a vida amorosa, que se concretizam, na sua poesia, no conflito entre o pecado e o prazer.
II - Para concretizar esses conflitos, Gregório de Matos fez uso frequente de figuras retóricas como antíteses e paradoxos.
III - A crítica social que se pode encontrar nos poemas de Gregório de Matos dirige-se principalmente aos homens públicos de Minas Gerais do século XVIII.
Quais estão corretas?
a) Apenas I. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III.
b) Apenas II. e) I, II e III.
- Gabarito:
- E
Botei a letra a, gostaria que me explicassem essa questão.
Convidado- Convidado
Re: (UFRS)-Questão do Gregório de Matos
Olá, José. Seu gabarito está errado.
Análise das afirmativas :
II - Correta. Gregório aborda uma linguagem tipicamente barroca, cultista - diferindo da retórica conceptista. Faz-se frequente o uso de rebuscamentos, antíteses, metáforas, analogias que visam expressar a contrariedade sentimental que há no eu lírico.
III - Errada. A crítica social é dirigida aos homens públicos da Bahia do século dezessete. É assim que o Gregório fica, dentre outras razões, conhecido como ''boca do inferno''.
Análise das afirmativas :
II - Correta. Gregório aborda uma linguagem tipicamente barroca, cultista - diferindo da retórica conceptista. Faz-se frequente o uso de rebuscamentos, antíteses, metáforas, analogias que visam expressar a contrariedade sentimental que há no eu lírico.
III - Errada. A crítica social é dirigida aos homens públicos da Bahia do século dezessete. É assim que o Gregório fica, dentre outras razões, conhecido como ''boca do inferno''.
Nina Luizet- matadora
Re: (UFRS)-Questão do Gregório de Matos
Boa tarde Nina, muito obrigado novamente, então quer dizer que é a letra c?
Convidado- Convidado