PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esclarecimento sobre Impulso e Quant. de Movimento

2 participantes

Ir para baixo

Esclarecimento sobre Impulso  e  Quant. de Movimento Empty Esclarecimento sobre Impulso e Quant. de Movimento

Mensagem por DanNoom Seg 11 Out 2010, 12:08

Estou estudando essa parte de mecânica e estou tendo certa dificuldade em entender o conceito de impulso quando agregado a conserv. da Quant.de Movimento e Choques.Confundo muito essa definição de sistema isolado de forças externas.

Em um exemplo resolvido do livro, em um choque perfeitamente elastico de uma bola contra a parede o impulso resultado é 2mv.
Entretanto sei que a quant. de movimento se conserva e que só a impulso quando há uma diferença entre Quantidade de movimeto.Logo esse impulso é de uma força interna ao sistema.
Mesmo assim não entendi bem essa questão de impulso com e sem conservação.Por favor.
Num exemplo do livro há outra questão(clássica) sobre isso:
Um avião de 250 m/s choca-se com um passaro e 2kg num intervalo de 1ms.Qual a força aplicada no vidro ?
Minha confusão é a seguinte : como definir se uma força é interna ou externa ao sistema ?


Última edição por DanNoom em Ter 12 Out 2010, 20:23, editado 2 vez(es)
DanNoom
DanNoom
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 27/06/2010
Idade : 34
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento sobre Impulso  e  Quant. de Movimento Empty Re: Esclarecimento sobre Impulso e Quant. de Movimento

Mensagem por Euclides Seg 11 Out 2010, 13:20

Vamos tentar:

1) a conservação da quantidade de movimento só ocorre em sistemas fechados. Um sistema é dito fechado, ou isolado se não tem interações ou troca de energia com o meio circundante.

2) um projétil que explode em movimento conserva a quantidade de movimento se a explosão se dá a partir de uma carga explosiva que ele transportava (interna ao sistema). Isso pode alterar a energia mecânica do sistema, mas não a quantidade de movimento.

3) uma bola que se choca contra uma parede recebe força de um agente externo (a parede) e por isso altera a quantidade de movimento. A quantidade de movimento, ou momento linear (é a mesma coisa) é uma grandeza vetorial. Se a bola se aproxima com velocidade , tem momento linear



se ocorre um choque perfeitamente elástico, ela retorna com velocidade e momento linear



Assim ocorre uma variação:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento sobre Impulso  e  Quant. de Movimento Empty Re: Esclarecimento sobre Impulso e Quant. de Movimento

Mensagem por DanNoom Seg 11 Out 2010, 15:09

Mas é isto que não consigo limitar muito bem...Imagina assim:
No exemplo dado do avião e passarinho posso dizer chamar de "sistema" aviao + passaro tal que:
Qdo aviao = Q(do aviao + passaro)
V antes >V depois ?

Do mesmo jeito um sistema depende do nosso referencial?Assim:
Onibus + moto + pedestre
Vou supor que os três estejam se movimentando na mesma direçãoE que as velocidades sejam Vo>Vm>Vp
Supondo que ,na mesma direção, o onibus atinja a moto e a arraste. Depois eles passem a ter uma velocidade menor e andem juntos.
Se o conjunto atropelar o pedestre este será um elemento externo? Ou devo considerar desde o inicio que o sistema seja Onibus + moto + pedestre ?





Um bloco com velocidade constante
DanNoom
DanNoom
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 27/06/2010
Idade : 34
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento sobre Impulso  e  Quant. de Movimento Empty Re: Esclarecimento sobre Impulso e Quant. de Movimento

Mensagem por Euclides Seg 11 Out 2010, 15:22

Ah... na verdade a delimitação de um sistema é uma questão de escolha adequada. A Terra e tudo que está nela pode ser delimitada como um sistema, mas isso não nos ajudaria a tratar do pássaro e do avião.

Nesse caso é mais conveniente pensar assim:

- avião parado e pássaro com movimento relativo de velocidade 250 m/s. O pássaro tem momento linear de que vai ser transferido ao avião em 1 s. Ou seja um impulso de em um segundo


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento sobre Impulso  e  Quant. de Movimento Empty Re: Esclarecimento sobre Impulso e Quant. de Movimento

Mensagem por DanNoom Ter 12 Out 2010, 20:02

Euclides escreveu:Ah... na verdade a delimitação de um sistema é uma questão de escolha adequada. A Terra e tudo que está nela pode ser delimitada como um sistema, mas isso não nos ajudaria a tratar do pássaro e do avião.

Nesse caso é mais conveniente pensar assim:

- avião parado e pássaro com movimento relativo de velocidade 250 m/s. O pássaro tem momento linear de que vai ser transferido ao avião em 1 s. Ou seja um impulso de em um segundo

Hum...eu estava imaginando sistema pássaro + avião, por isso me confundi.

.Desculpe abusa-lo mais uma vez, mas só pra ter 200% de certeza:
Recapitulando o que voce disse:
O sistema passaro + aviao ,em outra situação, poderia ser considerado um sistema né ?A força aplicada pela ave nesta situação seria interna(trocada entre os corpos)?
Mas se eu considerasse assim não haveria como resolver a questão...Tudo está mais claro agora =)
DanNoom
DanNoom
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 27/06/2010
Idade : 34
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento sobre Impulso  e  Quant. de Movimento Empty Re: Esclarecimento sobre Impulso e Quant. de Movimento

Mensagem por Euclides Ter 12 Out 2010, 20:45

É, essa questão não exige delimitação de sistema, ou ainda, o sistema "pássaro", interage com o sistema "avião". Precisamos delimitar um sistema quando estamos diante de questões em que precisamos empregar, ou verificar a conservação da energia.

Um critério importante ao delimitar um sistema para estudo é o de que ele deve ser o menor possível que possa abranger as váriáveis a serem avaliadas.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento sobre Impulso  e  Quant. de Movimento Empty Re: Esclarecimento sobre Impulso e Quant. de Movimento

Mensagem por DanNoom Ter 12 Out 2010, 21:01

Euclides escreveu:É, essa questão não exige delimitação de sistema, ou ainda, o sistema "pássaro", interage com o sistema "avião". Precisamos delimitar um sistema quando estamos diante de questões em que precisamos empregar, ou verificar a conservação da energia.

Um critério importante ao delimitar um sistema para estudo é o de que ele deve ser o menor possível que possa abranger as váriáveis a serem avaliadas.
Acho que isso traduz muito do que eu queria saber, pois enquanto resolvia exercícios essa dúvida particular minha surgia.
Brigadão pela enésima vez!
DanNoom
DanNoom
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 27/06/2010
Idade : 34
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento sobre Impulso  e  Quant. de Movimento Empty Re: Esclarecimento sobre Impulso e Quant. de Movimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos