Questão sobre força de atrito
+2
Carlos Adir
MariSantos
6 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Questão sobre força de atrito
Toda vez que existe certa aspereza ou rugosidade entre duas superfícies em contato surge uma força denominada força de atrito. A respeito dela são feitas as seguintes afirmações:
I. A força de atrito depende da natureza (material) das superfícies em contato.
II. Quanto maior a área de contato, maior será a força de atrito.
III. Ela só existe quando um corpo está em movimento; em um corpo em repouso a força de atrito sempre será igual a zero.
IV. A força de atrito sempre age em sentido contrário ao movimento de um corpo.
V. A força de atrito só depende da força de compressão entre as superfícies em contato dos corpos, perpendicular a essas superfícies, denominada força normal.
VI. A força de atrito pode provocar a transformação da energia cinética de um corpo em energia térmica.
VII. Para um mesmo par de superfícies de dois corpos diferentes, o coeficiente de atrito estático é geralmente menor do que a força de atrito dinâmico. Isto explica porque é mais fácil manter um corpo em movimento do que tirá-lo do repouso.
Dessas afirmações, estão corretas apenas
Escolha uma:
a. cinco.
b. uma.
c. duas.
d. três.
e. quatro.
Pessoal, se puderem explicar as erradas, eu agradeço
a. cinco.
b. uma.
c. duas.
d. três.
e. quatro.
Pessoal, se puderem explicar as erradas, eu agradeço
MariSantos- Iniciante
Re: Questão sobre força de atrito
I) Correto, a força de atrito depende da reação normal e do coeficiente de atrito. Esse coeficiente de atrito é determinado pela rugosidade entre as regiões. Uma madeira muito polida terá menor coeficiente de atrito em relação à uma madeira sem polir
II) Errado, a força de atrito não é determinada pela área de contato. A área de contato será importante somente na pressão. Um exemplo é se você tem um lapis afiado, para gastar a mesma quantidade de grafite que um lapis sem apontar, não importa a área de contato, mas sim a força que você aplica no papel
III) Errado, um corpo pode estar em repouso, mas ainda sim o atrito agir. Um exemplo é a dificuldade de empurrar uma geladeira, mesmo sem movimento existe atrito.
IV) Correto
V) Errado, este "só" que fez a diferença. Assim como explicando em I), o coeficiente de atrito importa.
VI) Correto, em dias de frio, atrita-se as mãos para "gerar calor"(termo fisicamente errado, mas dá pra entender) e aquecer a mão.
VII) Errado, é meio dificil explicar o porquê, mas o atrito estático(quando está parado) é sempre maior que o atrito dinâmico.
4 erradas, 3 certas
D)
Tem uma video aula muito boa sobre atrito, confira no link abaixo:
HANGOUT - Aula ao vivo - Força de Atrito - Prof. Neto e Prof. Allan
É meio demorado, mas explica muito bem sobre o assunto.
II) Errado, a força de atrito não é determinada pela área de contato. A área de contato será importante somente na pressão. Um exemplo é se você tem um lapis afiado, para gastar a mesma quantidade de grafite que um lapis sem apontar, não importa a área de contato, mas sim a força que você aplica no papel
III) Errado, um corpo pode estar em repouso, mas ainda sim o atrito agir. Um exemplo é a dificuldade de empurrar uma geladeira, mesmo sem movimento existe atrito.
IV) Correto
V) Errado, este "só" que fez a diferença. Assim como explicando em I), o coeficiente de atrito importa.
VI) Correto, em dias de frio, atrita-se as mãos para "gerar calor"(termo fisicamente errado, mas dá pra entender) e aquecer a mão.
VII) Errado, é meio dificil explicar o porquê, mas o atrito estático(quando está parado) é sempre maior que o atrito dinâmico.
4 erradas, 3 certas
D)
Tem uma video aula muito boa sobre atrito, confira no link abaixo:
HANGOUT - Aula ao vivo - Força de Atrito - Prof. Neto e Prof. Allan
É meio demorado, mas explica muito bem sobre o assunto.
Última edição por Carlos Adir em Sáb 13 Jun 2015, 09:53, editado 1 vez(es)
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇
ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir- Monitor
Carlos Adir, a imagem abaixo influência na resposta da IV?
laurorio- Matador
Obrigada, Carlos!
Sobre a IV: fiquei em dúvida na hora de resolver o exercício, pois no meu livro de física diz "Nesses casos, a força de atrito está a favor do movimento. Andando, a pessoa exerce sobre o solo uma força para trás e, pela Terceira Lei de Newton, recebe da Terra uma força pra frente, que torna possível o movimento. A força de atrito é contraria à tendencia de movimento, pois os pés da pessoa tendem a deslizar para trás."
Então acho que na realidade a IV está incorreta.
Sobre a IV: fiquei em dúvida na hora de resolver o exercício, pois no meu livro de física diz "Nesses casos, a força de atrito está a favor do movimento. Andando, a pessoa exerce sobre o solo uma força para trás e, pela Terceira Lei de Newton, recebe da Terra uma força pra frente, que torna possível o movimento. A força de atrito é contraria à tendencia de movimento, pois os pés da pessoa tendem a deslizar para trás."
Então acho que na realidade a IV está incorreta.
MariSantos- Iniciante
Complemento pra VI)
IV) É... este não sei. Qual seria o sentido do movimento?
Se formos adotar o movimento do solo, então a alternativa está correta .
Mas se adotarmos o sentido do movimento do corpo, então a alternativa está errada.
Enfim, não sei
- Spoiler:
A força de atrito é uma força dissipativa. Quando temos uma caixa se movendo, ela perderá velocidade e a base aquecerá(quem nunca desceu um tobogã de agua sem agua e ficou queimado?). O mesmo principio se aplica
A energia cinética dissipada é equivalente ao trabalho do atrito. O trabalho do atrito pode ser transformado em energia térmica(aquecimento), energia sonora(ouve-se um ruido, como um carro freiando), energia luminosa(uma barra de metal que fica presa à um carro sendo arrastado provoca faiscas que vemos), ou para causar deformação de algum objeto.
A sua imagem laurorio, creio eu que não interfere na resposta. Na primeira imagem, podemos perceber que a pessoa pega a energia interna, provida do alimento(glicose por exemplo) e transforma em energia cinética, neste caso, não envolve-se o atrito. Da mesma maneira com o carro, mas o carro é um pouco diferente.
Em um carro, injeta-se combustível, ao queimar, expande, realizando trabalho como pressão vezes variação de volume. Este trabalho é energia mecânica, mesmo havendo queima e aumentando a temperatura.
Contudo, não há transformação de energia térmica em energia cinética no caso do carro.
No caso da VI) temos:
VI. A força de atrito pode provocar a transformação da energia cinética de um corpo em energia térmica.
Este pode faz com que considero ela correta. Se acharmos um caso em que isso ocorre(como um exemplo acima dito), então considero ela correta sim.
No exemplo dado, de "a pessoa exerce sobre o solo uma força para trás e, pela Terceira Lei de Newton, recebe da Terra uma força pra frente". O atrito é necessário para impulso, a força aplicada multiplicada pelo tempo, nos dá o impulso, que nos garante a quantidade de movimento, ou seja, dá velocidade. Mas não podemos dizer que envolve trabalho de atrito, pois para haver trabalho, deve haver deslocamento. Quando nós andamos, ao pressionarmos o chão, não há deslocamento, deste modo não há trabalho do atrito. Como o caso do carro, a roda gira em torno do eixo, mas a roda não deslisa.
A energia cinética em ambos os casos não vem do trabalho do atrito, mas sim da energia interna, combustão da glicose ou combustível.
IV) É... este não sei. Qual seria o sentido do movimento?
Se formos adotar o movimento do solo, então a alternativa está correta .
Mas se adotarmos o sentido do movimento do corpo, então a alternativa está errada.
Enfim, não sei
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇
ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir- Monitor
VII. Para um mesmo par de superfícies de dois corpos diferentes, o coeficiente de atrito estático é geralmente menor do que a força de atrito dinâmico. Isto explica porque é mais fácil manter um corpo em movimento do que tirá-lo do repouso.
A parte em negrito não deveria ser assim: o coeficiente de atritoestático dinâmico é geralmente menor do que a força de atrito dinâmico estático?
A parte em negrito não deveria ser assim: o coeficiente de atrito
Orihara- Mestre Jedi
Sim. Atrito estático> atrito dinâmicoOrihara escreveu:VII. Para um mesmo par de superfícies de dois corpos diferentes, o coeficiente de atrito estático é geralmente menor do que a força de atrito dinâmico. Isto explica porque é mais fácil manter um corpo em movimento do que tirá-lo do repouso.
A parte em negrito não deveria ser assim: o coeficiente de atritoestáticodinâmico é geralmente menor do que a força de atritodinâmicoestático?
supergip- Iniciante
"o coeficiente de atrito estático é geralmente menor do que a força de atrito dinâmico."
O "u" do atrito estático é sempre maior que o "u" do atrito dinâmico, sabendo disto vou montar um exemplo.
ue = 0,6 uc = 0,3 N = 6N
Fat = u.N
Fate = 0,6.6 = 3,6N
Fatc = 0,3.6 = 1,8N
Esse exemplo prova que o coeficiente de atrito estático"ue = 0,6" é geralmente menor que a Fatc = 1,8N.
0,6 < 1,8
me corrija se eu estiver errado
O "u" do atrito estático é sempre maior que o "u" do atrito dinâmico, sabendo disto vou montar um exemplo.
ue = 0,6 uc = 0,3 N = 6N
Fat = u.N
Fate = 0,6.6 = 3,6N
Fatc = 0,3.6 = 1,8N
Esse exemplo prova que o coeficiente de atrito estático"ue = 0,6" é geralmente menor que a Fatc = 1,8N.
0,6 < 1,8
me corrija se eu estiver errado
laurorio- Matador
Não, está correto. Aquela hora eu já estava tonto.
Enfim, o coeficiente de atrito dinâmico(movimento) é menor que o coeficiente do atrito estático(parado).
Só acho meio errado comparar o coeficiente de atrito com a força de atrito. Comparar uma grandeza sem dimensão(coeficiente de atrito) com uma grandeza vetorial é errado.
Enfim, o coeficiente de atrito dinâmico(movimento) é menor que o coeficiente do atrito estático(parado).
Só acho meio errado comparar o coeficiente de atrito com a força de atrito. Comparar uma grandeza sem dimensão(coeficiente de atrito) com uma grandeza vetorial é errado.
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇
ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir- Monitor
Sim, também achei estranho essa comparação, Carlos.
Tentei encontrar a prova que teve essa questão, porém todos os links que encontrei da mesma estão fora do ar.
Tentei encontrar a prova que teve essa questão, porém todos os links que encontrei da mesma estão fora do ar.
Orihara- Mestre Jedi
Página 1 de 2 • 1, 2