PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão que envolve Força de Atrito e Força Elástica

2 participantes

Ir para baixo

Questão que envolve Força de Atrito e Força Elástica Empty Questão que envolve Força de Atrito e Força Elástica

Mensagem por potiguar18 Ter 04 Jun 2024, 09:57

Pessoal, alguém poderia me confirmar se o modo que eu resolvi a questão está correto? Eu consegui chegar no resultado que a questão pede, mas as resoluções que achei pela internet eram um pouco diferente da minha. Por isso, fiquei com um receio de estar fazendo errado. 
QUESTÃO:
Na situação da figura a seguir, os blocos A e B têm massas mA 3,0 kg = e mB 1,0 kg = . O atrito entre o bloco A e o plano horizontal de apoio é desprezível, e o coeficiente de atrito estático entre B e A vale μe = 0,4 . O bloco A está preso numa mola ideal, inicialmente não deformada, de constante elástica K = 160N m que, por sua vez, está presa ao suporte S.
O conjunto formado pelos dois blocos pode ser movimentado produzindo uma deformação na mola e, quando solto, a mola produzirá uma certa aceleração nesse conjunto. Desconsiderando a resistência do ar, para que B não escorregue sobre A, a deformação máxima que a mola pode experimentar, em cm, vale
Questão que envolve Força de Atrito e Força Elástica 0_002a07ab0c44049a3c8e5ce5fb31b577_154583.jpg

FatMaxμE . N
FatMax = 0,4 . m.g

FatMax = 0,4 . 10 . 4
FatMax = 16N

Sendo Fat = Fel e Fel = k.x
16 = 160 . x
x = 16/160 - 0,1m = 10cm

potiguar18
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/06/2024
Idade : 18
Localização : Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão que envolve Força de Atrito e Força Elástica Empty Re: Questão que envolve Força de Atrito e Força Elástica

Mensagem por Elcioschin Ter 04 Jun 2024, 11:53

Você esqueceu de postar as alternativas (Regra XI do fórum).

E esqueceu de postar a resolução que vc não entendeu.

E sua resolução tem um erro: a força de atrito é entre A e B, logo, a normal N a ser considerada é a reação normal de A sobre B, logo a massa a ser considerada é mB = 1 kg (e não 4 kg como vc usou)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72256
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

potiguar18 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos