PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Panela de pressão

3 participantes

Ir para baixo

Panela de pressão Empty Panela de pressão

Mensagem por Christian M. Martins Sex 12 Jun 2015, 04:40

Considere as seguintes afirmações a respeito do processo de cozimento de alimentos em panela de pressão.

I - Esse processo é mais eficiente porque os alimentos são submetidos a uma temperatura mais elevada do que aquela que é possível atingir numa panela convencional.

II - O fornecimento de calor pode ser diminuído (o fogo pode ser abaixado) quando a panela de pressão começar a "soltar vapor", porque, a partir desse ponto, a temperatura ficará aproximadamente constante, independentemente do calor fornecido.

III - A panela de pressão começa a "soltar vapor" quando a pressão interna atinge valor igual ao da pressão ambiente, mantendo-se nesse patamar enquanto durar o processo.
Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II, e III.



Gabarito:

Alguém pode me explicar como funciona o processo citado pela assertiva II? Não entendi. 

Agradeço desde já.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Panela de pressão Empty Re: Panela de pressão

Mensagem por Euclides Sex 12 Jun 2015, 05:20

Como funciona uma panela de pressão?

O ponto de ebulição da água depende da pressão ambiente. À pressão atmosférica, ao nível do mar, sabemos que a temperatura de ebulição é de 100°C.

Enquanto a ebulição (vaporização) estiver ocorrendo a temperatura não se altera, pois toda a energia recebida é empregada na vaporização. No gráfico clássico do aquecimento da água esse é o patamar superior. Dessa maneira, à pressão atmosférica e em panela aberta a máxima temperatura que se pode alcançar é de 100°C.

Entretanto, com a variação da pressão, esse ponto se altera. Para pressões inferiores à atmosférica padrão (760 mm de Hg) o ponto de ebulição é mais baixo, inferior a 100°C. Perde-se alguma coisa ao cozinhar em locais de grande altitude.

Se a pressão ambiente, contudo, for superior a 760 mm de Hg, a temperatura de ebulição da água será superior a 100°C.

Para isso serve a panela de pressão.

Panela de pressão Normal_763paneladepressao

Confinada pela tampa hermética a panela passa a sofrer um aquecimento a volume constante e, como consequência, a pressão interna aumenta. Com o aumento da pressão interna a água passa de 100°C sem ferver e obtem-se uma maior temperatura de cozimento.

Se não existisse a válvula de regulagem a panela explodiria, como acontece em acidentes provocados por entupimento da válvula (para isso há uma segunda válvula de segurança).

A válvula de regulagem funciona através de depositar seu peso sobre o orifício de saída dos gases que só poderão sair após a pressão interna superar a força exercida pela pressão externa e pelo peso da válvula. Uma vez regulado o peso desejado para a válvula a panela vai operar a uma pressão superior à atmosférica e mantida constante pela atuação da válvula que abre e fecha constantemente.

A partir desse momento a chama sob a panela pode ser reduzida até a um mínimo que ainda mantenha a válvula operando.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Panela de pressão Empty Re: Panela de pressão

Mensagem por Christian M. Martins Sex 12 Jun 2015, 14:42

Valeu, mestre! Só ficou uma dúvida:

Por que é necessário deixar acesa a chama sob a panela para que a válvula continue funcionado? Afinal, se a vaporização continua a ocorrer sem a necessidade de aquecimento, a pressão continuaria a aumentar (pelo aumento de vapor) e a válvula iria continuar funcionando mesmo sem a presença da chama.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Panela de pressão Empty Re: Panela de pressão

Mensagem por Euclides Qua 17 Jun 2015, 03:26

você escreveu:Por que é necessário deixar acesa a chama sob a panela para que a válvula continue funcionado? 

Parece que você esqueceu para que serve o fogo.

Aqui há outro tópico, acho que mais completo.

https://pir2.forumeiros.com/t10796-e-so-duvidas-refrigerante-e-panela-de-pressao?highlight=panela+de+press%C3%A3o

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Panela de pressão Empty Re: Panela de pressão

Mensagem por Christian M. Martins Qua 17 Jun 2015, 03:54

Ainda não tirou minha dúvida. :scratch:

O fogo serve para fornecer calor às substâncias constantes na panela, de forma que a ebulição da água comece e, quando atingido o equilíbrio entre vapor e água, a evaporação comece também. Dessa forma se tem um aumento da possível temperatura dentro da panela, em via da diminuição da pressão de vapor da água (quanto mais pressão de vapor, mais volátil é o líquido, quanto menos pressão de vapor, menos volátil é). Certo?

Contudo, ao iniciar-se a evaporação, a temperatura não mais aumentará nem reduzirá (atuará independente da quantia de calor fornecida) em via do fato da água ser uma substância pura. Então, por que não apagar o fogo, se a temperatura irá continuar sendo a mesma e, portanto, o alimento continuará sendo cozido, etc.?


Última edição por Christian M. Martins em Qua 17 Jun 2015, 04:05, editado 1 vez(es)
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Panela de pressão Empty Re: Panela de pressão

Mensagem por Euclides Qua 17 Jun 2015, 04:02

você escreveu:Então, por que não apagar o fogo, se a temperatura irá continuar sendo a mesma e, portanto, o alimento continuará sendo cozido, etc.?
Besteira né?
Apague o fogo sob a sua panela e juro que ela vai esfriar.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Panela de pressão Empty Re: Panela de pressão

Mensagem por Christian M. Martins Qua 17 Jun 2015, 04:07

Em momento algum eu disse que é besteira. Não vejo porquê dizer isso...

Eu quero entender o porquê de esfriar, porque pelo que eu estudei não deveria ser assim.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Panela de pressão Empty Re: Panela de pressão

Mensagem por Convidado Qua 17 Jun 2015, 04:28

Christian M. Martins escreveu:Em momento algum eu disse que é besteira. Não vejo porquê dizer isso...

Eu quero entender o porquê de esfriar, porque pelo que eu estudei não deveria ser assim.
Amigo, você está tão obcecado que está ignorando a realidade dos fatos. A panela está na cozinha ou qualquer outro ambiente em que há trocas de calor. O corpo aquecido troca calor com o meio até atingir o equilíbrio térmico. Na real, apague o fogo de uma panela e ela esfria. O fogo ficando aceso de modo a igualar em entrada de calor o calor perdido para ambiente é que mantém o cozimento.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Panela de pressão Empty Re: Panela de pressão

Mensagem por Christian M. Martins Qua 17 Jun 2015, 04:43

A obsessão passou com uma simples explicação... engraçado.

Obrigado, agora entendi! Very Happy
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Panela de pressão Empty Re: Panela de pressão

Mensagem por magcamile Seg 20 maio 2019, 12:35

Foi muito útil tais esclarecimentos!

Em III, o correto seria dizer que ela solta vapor quando a pressão interna ultrapassa a pressão atmosférica? Ou especificsmente quando a pressão interna é exatamente a pressão máxima de vapor?


Editando pois eu claramentr havia misturado conceitos de pressão interna e externa em relação à panela.

Minha dúvida:

Em III o correto seria dizer que ela solta vapor quando a pressão de vapor dentro da bolha se iguala a pressão exerna ao líquido (que é maior que 1 atm)?
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Panela de pressão Empty Re: Panela de pressão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos