PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[teoria] transformações termodinâmicas

2 participantes

Ir para baixo

[teoria] transformações termodinâmicas Empty [teoria] transformações termodinâmicas

Mensagem por kill* Sáb 23 maio 2015, 12:03

Olá pessoal Very Happy 

Estava estudando as transformações termodinâmicas quando me deparei com as seguintes partes :

1.  DeltaU= Q - W  
Q-> calor e W -> trabalho 

2.  Q = nC.deltaT

3. "Quaisquer que sejam as particulares transformações em que ocorre a variação de temperatura deltaT , a variação da energia interna pode ser calculada pela fórmula : deltaU = n.Cv.deltaT
logo após isso há um exercício resolvido de um gás que sofre um aumento de 100ºC numa transformação termodinâmica, porém não especificou qual, e a resoluçao foi a simples aplicação de deltaU=n.Cv.deltaT

ora, então eu posso falar que numa expansão adiabática o trabalho pode ser calculado por n.Cv.deltaT = -W ? numa transformação isobárica deltaU= n.Cv.deltaT ou deltaU= n.Cp.deltaT - W , tanto faz usar uma ou outra? por algum motivo esses 3 itens parecem meio contraditórios pra mim, por que eu posso considerar que deltaU= n.Cv.deltaT, sendo que caso a pressão seja costante haverá realização de trabalho , e pela fórmula deltaU= Q - W haverá um desconto no saldo de energia?

:arrow: :arrow: :arrow:
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] transformações termodinâmicas Empty Re: [teoria] transformações termodinâmicas

Mensagem por Carlos Adir Sáb 23 maio 2015, 12:15

Depois dê uma olhada neste tópico, acho que gostará:
Variação de Energia interna
É relacionado à matéria, mas não especificamente a tua duvida.

É necessário saber se a transformação ocorre em pressão constante, em volume constante. Mas isto para o trabalho.
Como é necessário saber energia, energia é estado fundamental, não depende do processo feito. Se realizou trabalho de 100 J e absorveu 120 J de calor, ou se apenas mandou 20 J de calor para o objeto. A energia final será a mesma para ambos os casos.
Na transformação isobárica(pressão constante), o calor por entrar mais que o calculado, e parte sair como trabalho.
Na transformação isovolumetrica(volume constante), o calor entra na mesma quantidade, pois não há realização de trabalho.

Caso queira, tem um pouco de teoria do livro que eu uso para estudar:
Spoiler:

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] transformações termodinâmicas Empty Re: [teoria] transformações termodinâmicas

Mensagem por kill* Sáb 23 maio 2015, 12:58

obrigado Carlos, ajudou muito  Laughing Laughing Laughing
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] transformações termodinâmicas Empty Re: [teoria] transformações termodinâmicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos