Dúvida eletroquímica (Pilha)
2 participantes
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Dúvida eletroquímica (Pilha)
Achei uma resolução de um exercício dizendo que, "(...) Os elétrons migram do ânodo (recipiente cilíndrico de zinco) para o cátodo (bastão de carbono) (...)". A pilha em questão é essa:
As equações das reações envolvidas na pilha são: 2MnO2(s) + 2NH4 + (aq) + 2e– → → Mn2O3(s) + 2NH3(aq) + H2O (l) Zn(s) → Zn2+(aq) + 2e–.
Pela reação, quem sofre redução é o Mn (que está na pasta úmida na forma de MnO2), não seria ele o cátodo?
As equações das reações envolvidas na pilha são: 2MnO2(s) + 2NH4 + (aq) + 2e– → → Mn2O3(s) + 2NH3(aq) + H2O (l) Zn(s) → Zn2+(aq) + 2e–.
Pela reação, quem sofre redução é o Mn (que está na pasta úmida na forma de MnO2), não seria ele o cátodo?
wmsj- Recebeu o sabre de luz
Re: Dúvida eletroquímica (Pilha)
Sim, a semi-reação está correta. Pelo que eu entendi você discorda do que está escrito na parte
Mas veja bem, na minha humilde opinião o cátodo continua sendo na verdade o bastão de carbono e esta pasta úmida pode estar servindo apenas como meio iônico condutor de cargas elétricas. Fazendo uma analogia com a pilha de Daniels seria ser chamada ponte salina.
Certo?!para o cátodo (bastão de carbono)
Mas veja bem, na minha humilde opinião o cátodo continua sendo na verdade o bastão de carbono e esta pasta úmida pode estar servindo apenas como meio iônico condutor de cargas elétricas. Fazendo uma analogia com a pilha de Daniels seria ser chamada ponte salina.
jango feet- Matador