A família do plural - UFPR 2012/2013
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Que nota, de 0 a 60, você daria a essa redação?
A família do plural - UFPR 2012/2013
UFPR 2012/2013 - QUESTÃO DISCURSIVA 4.
Leia abaixo os parágrafos iniciais de um texto de Rosely Sayão (Folha de S. Paulo, 01 de maio 2012). Escreva um ou dois parágrafos - 8 a 10 linhas - dando continuidade ao texto, sem necessariamente concluí-lo. Uma continuação adequada deve:
REDAÇÃO
Obs.: O texto de apoio está em preto e a sua continuidade está em laranja.
A família passou do singular ao plural. Antes, havia “a família”. Quando nos referíamos a essa instituição todos compartilhavam da mesma ideia: um homem e uma mulher unidos pelo casamento, seus filhos e mais os parentes ascendentes, descendentes e horizontais. E, como os filhos eram vários, a família era bem grande, constituída por adultos de todas as idades e mais novos também.
Pai, mãe, filhos, tios e tias, primos e primas, avós etc. eram palavras íntimas de todos, já que sempre se pertence a uma família. Quando as palavras “madrasta” ou “padrasto” ou mesmo “enteado” precisavam ser usadas para designar um papel em um grupo familiar, o fato sempre provocava um sentimento de pena. É que na época da família no singular isso só podia ter um significado: a morte de um dos progenitores.
Mas essa ideia de família só sobreviveu intacta até os anos 60. Daí em diante, o vínculo entre os familiares foi se reduzindo a ponto de se considerar tios e tias como pessoas próximas, e não como alguém com quem se tem laços sanguíneos. Não é inconsequente, portanto, o fato de se considerar uma professora ou uma merendeira como uma tia.
Além disso, com o aumento do número de casos de divórcios, termos anteriormente distantes e temidos, como madrasto e padrasto, tornaram-se cada vez mais presentes no cotidiano de crianças e jovens. Para pluralizar ainda mais o conceito de família, houve, também, a inserção de novas ideias, tais como união estável e casamento entre pessoas do mesmo sexo, nas últimas décadas do século XX e início do século XXI.
Leia abaixo os parágrafos iniciais de um texto de Rosely Sayão (Folha de S. Paulo, 01 de maio 2012). Escreva um ou dois parágrafos - 8 a 10 linhas - dando continuidade ao texto, sem necessariamente concluí-lo. Uma continuação adequada deve:
- apresentar uma articulação clara com os parágrafos inicias;
- introduzir informações novas, que garantem a progressão no tratamento do tema.
REDAÇÃO
Obs.: O texto de apoio está em preto e a sua continuidade está em laranja.
A família passou do singular ao plural. Antes, havia “a família”. Quando nos referíamos a essa instituição todos compartilhavam da mesma ideia: um homem e uma mulher unidos pelo casamento, seus filhos e mais os parentes ascendentes, descendentes e horizontais. E, como os filhos eram vários, a família era bem grande, constituída por adultos de todas as idades e mais novos também.
Pai, mãe, filhos, tios e tias, primos e primas, avós etc. eram palavras íntimas de todos, já que sempre se pertence a uma família. Quando as palavras “madrasta” ou “padrasto” ou mesmo “enteado” precisavam ser usadas para designar um papel em um grupo familiar, o fato sempre provocava um sentimento de pena. É que na época da família no singular isso só podia ter um significado: a morte de um dos progenitores.
Mas essa ideia de família só sobreviveu intacta até os anos 60. Daí em diante, o vínculo entre os familiares foi se reduzindo a ponto de se considerar tios e tias como pessoas próximas, e não como alguém com quem se tem laços sanguíneos. Não é inconsequente, portanto, o fato de se considerar uma professora ou uma merendeira como uma tia.
Além disso, com o aumento do número de casos de divórcios, termos anteriormente distantes e temidos, como madrasto e padrasto, tornaram-se cada vez mais presentes no cotidiano de crianças e jovens. Para pluralizar ainda mais o conceito de família, houve, também, a inserção de novas ideias, tais como união estável e casamento entre pessoas do mesmo sexo, nas últimas décadas do século XX e início do século XXI.
Convidado- Convidado
Tópicos semelhantes
» Interpretação de Charges - UFPR 2012/2013
» Melhorias no Ensino Médio - UFPR 2012/2013
» UFPR 2012
» Isomeria UFPR 2013
» UFPR 2013 LITORAL
» Melhorias no Ensino Médio - UFPR 2012/2013
» UFPR 2012
» Isomeria UFPR 2013
» UFPR 2013 LITORAL
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos