PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exagero na relação entre humanos e animais

Ir para baixo

Exagero na relação entre humanos e animais Empty Exagero na relação entre humanos e animais

Mensagem por Convidado Sex 17 Abr 2015, 14:48

OBS: Para quem não quiser ler a coletânea inteira, segue um breve resumo sobre do que se trata a proposta desta redação com a seguinte pergunta: 


"HÁ EXAGERO NA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?"




UNESP - Propostas


   Os animais de estimação costumam ficar parecidos com seus donos – e a semelhança não se limita a trejeitos e hábitos. Muitos cães, que passam o dia confinados em apartamento, empanturrando-se de comida, tornam-se obesos e sofrem de depressão. Natural, então, que compartilhem os remédios criados para os seres humanos. No início deste ano, a Food and Drug Administration (FDA), agência que controla a venda de alimentos e de remédios nos Estados Unidos, deu aval a dois novos medicamentos para cães. O primeiro deles, que começará a ser vendido pela Pfizer neste mês, pretende combater a obesidade canina. Atua de maneira análoga à de alguns inibidores de apetite vendidos em farmácias, que limitam a absorção de gordura no intestino. O outro medica - UNESP/LínguaPortuguesa 4 mento é uma goma de mascar com irresistível (para os cães) sabor de bife, que traz na composição a fluoxetina, a mesma substância do antidepressivo Prozac. A Eli Lilly, fabricante do produto, estuda outros seis remédios baseados, em parte, em moléculas utilizadas em medicamentos para humanos. Todos são esperados para os próximos quatro anos.
   O interesse dos grandes laboratórios farmacêuticos nos animais de estimação explica-se pelo potencial de consumo. Nos Estados Unidos, existem quase 163 milhões de cães e gatos, cujos donos gastam 5 bilhões de dólares anualmente com seus companheiros. Nos últimos cinco anos, a FDA aprovou mais de duas dúzias de remédios para esses animais, muitos deles bem parecidos com similares criados para uso humano. Na verdade, o homem e o cão compartilham a mesma fisiologia básica. “Em geral, os medicamentos liberados para uso humano foram testados antes em animais”, diz o zootecnista Alexandre Rossi, de São Paulo. A diferença desses novos remédios em relação à farmacologia veterinária tradicional está no fato de que não pretendem simplesmente curar doenças. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida dos bichos, atacando alguns problemas crônicos, como ansiedade, excesso de peso, má digestão ou tosse.


   As 16 sociedades de bairro das praias de São Sebastião, litoral norte, fazem hoje um arrastão advertindo sobre o perigo representado pelos cães na areia.
   Uma lei municipal proíbe a entrada de animais na praia, mas poucas pessoas respeitam a regra. É o caso da decoradora Mey Freitas, que não abre mão de levar seu cão de estimação à praia de Boiçucanga. “Todo mundo adora o ‘Caco Antibes’.” Segundo ela, o maior problema é com os cães vira-latas. “Meu cachorro não faz xixi nem cocô na areia.”
   Ela admite que prefere pagar multa a deixar o  cachorro em casa. Para a Sociedade Amigos da Praia de Maresias (Somar), a falta de fiscalização e punição contra este tipo de atitude é o maior inimigo de seus projetos. “Mas hoje vamos alertar a população”, diz o presidente da Somar, José Roberto Praça de Menezes.
   Castração de animais – “Além de causar doenças e morder os banhistas, os animais rasgam os sacos de lixo espalhando sujeira pela praia toda”, alerta a secretária da sociedade, Ana Maria de Oliveira. “Além de passeatas, nós também fazemos uma campanha de castração de animais. Quem leva o bicho ao posto veterinário ganha uma camiseta.”


Uauuu, uauuu, uauuu… Ahhh…
Uauuu, uauuu, uauuu… Ahhh…
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uau uau uau uau uau
Troque seu cachorro por uma criança pobre
(Baptuba, uap baptuba)
Sem parente, sem carinho, sem ramo, sem cobre
(Baptuba, uap baptuba)
Deixe na história de sua vida uma notícia nobre
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro por uma criança pobre
Tem muita gente por aí que está querendo levar
uma vida de cão
Eu conheço um garotinho que queria ter nascido
pastor-alemão
Esse é o rock de despedida pra minha cachorrinha
chamada “Sua-mãe”
É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
É pra Sua-mãe
Esse é o rock de despedida pra cachorra “Sua-mãe”
Seja mais humano, seja menos canino
Dê guarita pro cachorro, mas também dê pro menino
Se não um dia desses você vai amanhecer latindo
Uau, uau, uau


   Desde os primeiros textos da Prova de Língua Portuguesa, o tema tratado focaliza, de diferentes maneiras, a figura do animal de estimação. Em Quincas Borba, de Machado de Assis, a afeição de Quincas Borba pelo cão é extremada, a ponto de dar-lhe seu próprio nome; em Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o afeto pela cachorra Baleia, que está muito doente, leva Fabiano a sacrificá- la, para não a ver sofrer. Por fim, no texto de Laura Mattos, há detalhes curiosos sobre um novo programa de televisão, em que os animais são tratados “como gente”.
   Nesta última parte, o texto retirado da revista Veja focaliza detalhes da proteção e do amor pelos animais, quanto à alimentação e aos medicamentos – semelhantes aos dos seres humanos. Por outro lado, no fragmento do jornal O Estado de S.Paulo, há elementos relativos à preocupação com doenças causadas pelos animais e uma clara tentativa de seu afastamento do convívio das pessoas, nas praias. Por fim, a letra de “Rock da cachorra” é um convite direto a substituir supostos cuidados exagerados com os animais pela preocupação com a criança pobre.

Baseando-se em sua experiência e nos textos literários e jornalísticos apresentados nesta prova, escreva uma redação, no gênero dissertativo, sobre o seguinte tema:



Monopólio Animal


   A relação entre animais e o homem, cada vez mais vem se intensificando. Isso, talvez, deve-se ao fato de a maioria ser seres dóceis, carentes e capazes de auxiliar na hora de aliviar o estresse do dia a dia. Além disso, nota-se que com a presença desses bichos a autoestima dos seres humanos aumenta e, portanto, é possível ter uma relação duradoura, estável e mais prazerosa.
   O contato com os animais aumenta a produção de endorfina no organismo e esse hormônio é capaz de causar prazer e sensação de bem-estar. Nos Estados Unidos, por exemplo, cachorros e gatos são usados em prisões como forma de melhorar o clima interno. Em uma penitenciária feminina de Bedford Hills, as detentas ajudam a adestrar filhotes de labradores e Golden Retrievers. Após um ano, eles são doados a pessoas com deficiências físicas ou com estresse pós-traumático, como ex-veteranos de guerra.  
  No mundo contemporâneo, a sociedade tem um aspecto bastante superficial. A tecnologia, por exemplo, praticamente toma conta de tudo, necessariamente já não existe mais contato entre os humanos fora dos celulares e computadores, ou seja, devido a essa relação virtual, há um grande distanciamento entre as pessoas e isso torna a comunicação entre estas muitas vezes artificiais, pois não há uma relação de total confiança e sinceridade.
   Frequentemente as pessoas sentem um extremo vazio dentro de si, seja por problemas na vida profissional ou na vida pessoal, e isso faz com que elas sejam seres carentes e, assim, transferem todo o seu afeto para os animais, os quais são ótimos receptores e também transmissores, uma vez que são capazes de terem um amor incondicional pelos seus donos e, portanto, torna a convivência mais saudável.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Exagero na relação entre humanos e animais Empty Re: Exagero na relação entre humanos e animais

Mensagem por Fabinho snow Dom 19 Abr 2015, 20:15

Olá, boa noite, vamos à avaliação:
-"Isso, talvez, deve-se ao fato de a maioria ser seres dóceis", ficou um pouco informal essa frase, e um tópico o qual minha professora sempre vaticiona é evitar o uso de palavras que fazem "eco"

-"...dos seres humanos aumenta e, portanto, é possível ter uma relação duradoura..." Evite usar conectivos, tal como o portanto na introdução, visto que este expressa uma ideia de conclusão muito 'forte', use, por exemplo, o logo ou nesse sentido. Em síntese, use-o somente na conclusão.

- No segundo parágrafo há um tangenciamento do tema explícito, pois você fala de tecnologia no ínterim da proposta da redação ser "HÁ EXAGERO NA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?", ou seja, houve fuga do tema.

Em suma,sinceramente, a redação não ficou com o nível esperado para os vestibulares, veja que a argumentação ficou fraca, faltou sua opinião no segundo parágrafo - só há argumentação - lembre-se que a redação é dissertativa-argumentativa, evite os gerúndios e faça o uso dos conectivos. Bem, essa é a minha opinião.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Exagero na relação entre humanos e animais Empty Re: Exagero na relação entre humanos e animais

Mensagem por Convidado Seg 20 Abr 2015, 19:39

Então Fabinho, obrigado pela avaliação, porém a redação não é dissertativa-argumentativa, é apenas argumentativa. Esqueci de deixar explícito.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Exagero na relação entre humanos e animais Empty Re: Exagero na relação entre humanos e animais

Mensagem por Fabinho snow Ter 21 Abr 2015, 17:05

Não seria argumentativa não é? Ignore, então, os julgamentos acerca da ausência de argumentação, e para o resto, espero que tenha sido útil

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Exagero na relação entre humanos e animais Empty Re: Exagero na relação entre humanos e animais

Mensagem por Convidado Qua 22 Abr 2015, 14:49

Foi muito útil sim Fabinho... Mesmo que não tenha sido uma avaliação de acordo com a proposta de redação, acredito que poderei tirar algumas coisas da sua avaliação para quando eu for escrever uma redação dissertativa-argumentativa!!!

Vlww!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Exagero na relação entre humanos e animais Empty Re: Exagero na relação entre humanos e animais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos