Progressão
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Progressão
Sabendo-se que o lado do primeiro quadrado de uma coleção de quadrados mede 1cm, o lado do segundo quadrado mede 2 cm, o do terceiro quadrado mede 3 cm, e assim sucessivamente, determine o número mínimo de quadrados que a coleção deve ter para que a soma dos comprimentos de todas diagonais dos quadrados seja maior ou igual a 420√2.
Eu consegui resolver mas acho que pelo caminho mais dificil, por ser uma questão de vestibular, fiz uma inequação de segundo grau em função de n(quantidade de quadrados) e a discriminante deu 6724, que é um número alto para achar a raíz em uma prova, há outro caminho?
Eu consegui resolver mas acho que pelo caminho mais dificil, por ser uma questão de vestibular, fiz uma inequação de segundo grau em função de n(quantidade de quadrados) e a discriminante deu 6724, que é um número alto para achar a raíz em uma prova, há outro caminho?
viniciusdenucci- Jedi
Re: Progressão
Bom dia, Vinicius.viniciusdenucci escreveu:Sabendo-se que o lado do primeiro quadrado de uma coleção de quadrados mede 1cm, o lado do segundo quadrado mede 2 cm, o do terceiro quadrado mede 3 cm, e assim sucessivamente, determine o número mínimo de quadrados que a coleção deve ter para que a soma dos comprimentos de todas diagonais dos quadrados seja maior ou igual a 420√2.
A série dos comprimentos das diagonais forma uma P.A. em que todos os termos são múltiplos de √2.
Sendo assim, somaremos apenas os coeficientes dos termos em √2:
P.A. = √2, 2√2, 3√2, 4√2, ..... n√2
a1 = 1
r = 1
S = 420
n = ?
S = (1 + n).n/2
420 = (n²+n)/2
n² + n = 2*420
n² + n - 840 = 0
Resolvendo por Bhaskara, encontramos:
n ≥ 29
Um abraço.
ivomilton- Membro de Honra
Re: Progressão
Note que para o quadrado de um centímetro, sua diagonal mede \sqrt{2} \ cm , portanto a soma do comprimento de suas diagonais tem valor 2\sqrt{2} \ cm . Prosseguindo com quadrados de lados 2 \ cm, 3 \ cm... sucessivamente , calculando suas diagonais e somando-as, obtemos : 2(\sqrt{2}+2\sqrt{2}+3\sqrt{2}+...)
Assim, a soma dessa progressão aritmética deve ter valor420\sqrt{2} , portanto:
2(\sqrt{2}+2\sqrt{2}+...)=420\sqrt{2} \iff 2\sqrt{2}(1+2+...+n)=420\sqrt{2} \therefore
\frac{n(n+1)}{2}=210 \iff n^2+n-420=0
n=\frac{-1+\sqrt{1681}}{2} \iff n=20
\boxed{n = 20 \ \text{quadrados}}
Assim, a soma dessa progressão aritmética deve ter valor
Assim, o número mínimo de quadrados é:
Mimetist- Matador