pirâmide
2 participantes
Página 1 de 1
pirâmide
(UFPB - 07) As rapaduras, fabricadas no Engenho JB , têm a forma de um tronco de pirâmide regular , conforme ilustra a figura a seguir.
Sabendo-se que os segmentos e medem, respectivamente, e , e que a altura da pirâmide mede , o volume de cada rapadura, em , é igual a:
a) b) c) d) e)
Resolução
eu não entendi por que tem que ser H/20=12/15 , sendo que eu já vi exercícios tipo esse e fazem tipo assim , 20-x/x=12/15
Sabendo-se que os segmentos e medem, respectivamente, e , e que a altura da pirâmide mede , o volume de cada rapadura, em , é igual a:
a) b) c) d) e)
Resolução
eu não entendi por que tem que ser H/20=12/15 , sendo que eu já vi exercícios tipo esse e fazem tipo assim , 20-x/x=12/15
Kowalski- Estrela Dourada
Re: pirâmide
Formam duas pirâmides semelhantes uma tendo como base o chão e outra a plataforma
Se são semelhantes a razão de suas alturas é igual a razão de suas bases
h/H=b/B
x-60/x = 10/18
18x - 1080 = 10x
8x= 1080
x=135
é disso que eu estou falando o exércicio é bem parecido e nesse fez x-60/x=10/18
ai eu fui tentar fazer igual o primeiro ali tipo H/20=12/15
ficou assim H/60= 10/18 , e não deu o mesmo resultando do que fazendo x-60/x = 10/18
Kowalski,
A)
Faz cinco dias que lhe respondi o primeiro exercício -- https://pir2.forumeiros.com/t85489-piramide -- e você não apresentou quaisquer dúvidas do que, supõe-se, entendeu tudo.
Agora você surge com uma resolução impressa para o mesmo problema, ou seja, quando postou aquele você já tinha uma resposta. O quê, realmente, você queria saber?
B)
A solução deste segundo problema é idêntica a do anterior, mudam apenas as grandezas conhecidas.
h/H = b/B
mas,
H = x
h = x - 60
Também poder-se-ia escrever: (H-60)/H = 10/18
É preciso saber quais os dados que temos e o que desejamos descobrir; a lógica não muda.
A)
Faz cinco dias que lhe respondi o primeiro exercício -- https://pir2.forumeiros.com/t85489-piramide -- e você não apresentou quaisquer dúvidas do que, supõe-se, entendeu tudo.
Agora você surge com uma resolução impressa para o mesmo problema, ou seja, quando postou aquele você já tinha uma resposta. O quê, realmente, você queria saber?
B)
A solução deste segundo problema é idêntica a do anterior, mudam apenas as grandezas conhecidas.
h/H = b/B
mas,
H = x
h = x - 60
Também poder-se-ia escrever: (H-60)/H = 10/18
É preciso saber quais os dados que temos e o que desejamos descobrir; a lógica não muda.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
essa B eu entendi para mim 60 metros era toda a pirâmide mas ela só vou até ali onde esta o 10 , agora ficou claro , já essa A) eu não sabia que é o Ab poderia ser igual a B=L²
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos