PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encontrar coordenadas

Ir para baixo

Encontrar coordenadas Empty Encontrar coordenadas

Mensagem por adolphop Ter 10 Mar 2015, 00:50

O triângulo PQR é equilátero. Sendo C(5,3), Q(1,6) e P(x, y), encontre as coordenadas do ponto P.

Pessoal, se o triângulo é equilátero, eu presumo que tenho que usar a fórmula da distância entre dois pontos, a distância entre C e Q é :

d^2 = (5 - 1)^2 + (3 - 6)^2
d^2 = 4^2 + (-3)^2
d^2 = 25
d = 5

Então as distâncias tem que serem iguais, não? Dcq = Dcp = Dqp

Mas eu jogo na fórmula e chego a umas equações gigantes, e no final fico travado.

Será que alguém poderia resolver pra mim?

Obs: Eu não tenho o gabarito, mil perdões =(

Muito obrigado desde já!!

adolphop
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrar coordenadas Empty Re: Encontrar coordenadas

Mensagem por Convidado Ter 10 Mar 2015, 02:07

O procedimento que você adotou é tecnicamente correto, porém vai, de fato, conduzir a uma álgebra complicada. Recomendo que não escolha sempre cegamente apenas o caminho puramente algébrico. Se você fizer um pequeno esboço terá uma útil visão geométrica do problema.

Pegue um pedaço de papel e desenhe um segmento CQ, cuja distância (5) você já calculou. Agora veja que uma altura desse triângulo está contida na reta que é perpendicular ao ponto médio de CQ.

essa reta é y=\frac{4x}{3}+\frac{1}{2}

Veja que há duas possibilidades, uma para cada lado de CQ. Considere uma circunferência centrada em C, por exemplo, com raio = 5

(x-5)^2+(y-3)^2=25

os dois pontos de intersecção dessa circunferência com a reta fornecem os dois vértices P e P' possíveis.

(x-5)^2+\left(\frac{4x}{3}+\frac{1}{2}-3\right)^2=25

ajeite a equação que não será difícil resolver. Dois valores para x que fornecem dois valores para y.

.........................| C
.........................|
-|P'-----------------|----------------|P--------
.........................| Q

Convidado
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo