Reflexão da Luz
4 participantes
Reflexão da Luz
A figura ao lado representa um espelho plano vertical colocado junto a uma parede, a 0,5 m do piso. Uma moça cujos olhos estão a 1,5 m do piso está a 2,0 m da parede. Um camundongo caminha em direção a ela, paralelamente à parede. Pode-se afirmar que a moça só pode ver o camundongo, através do espelho, quando o bicho estiver a uma distância mínima, da parede, de:
a) 0,25 m. b) 0,5 m. c) 1,0 m. d) 1,5 m. e) 2,0 m.
Resposta: c)
A imagem do esquema encontra-se na questão 42 do PDF do link ao abaixo: http://joranulfo.xpg.uol.com.br/arquivos/listas/espelhop.pdf
Obs.: Preciso de ajuda. Tenho muita dificuldade em questões de óptica pois não sei como proceder na esquematização dos problemas. Apesar de saber que é possível prever o comportamento dos raios de luz como os princípios da óptica geométrica, não sei como deduzir o esquema dos problemas. Não sei como, de onde, para onde etc devem ser desenhados os raios de luz, por exemplo.
Gostaria de saber se existe algum método ou dica para proceder neste tipo de questão. Se existe, por favor, me informe.
Obrigado pela atenção e desculpe minha ignorância.
a) 0,25 m. b) 0,5 m. c) 1,0 m. d) 1,5 m. e) 2,0 m.
Resposta: c)
A imagem do esquema encontra-se na questão 42 do PDF do link ao abaixo: http://joranulfo.xpg.uol.com.br/arquivos/listas/espelhop.pdf
Obs.: Preciso de ajuda. Tenho muita dificuldade em questões de óptica pois não sei como proceder na esquematização dos problemas. Apesar de saber que é possível prever o comportamento dos raios de luz como os princípios da óptica geométrica, não sei como deduzir o esquema dos problemas. Não sei como, de onde, para onde etc devem ser desenhados os raios de luz, por exemplo.
Gostaria de saber se existe algum método ou dica para proceder neste tipo de questão. Se existe, por favor, me informe.
Obrigado pela atenção e desculpe minha ignorância.
fernando xavier- Padawan
Re: Reflexão da Luz
Existe um erro grave no enunciado: se o camundongo está caminhando paralelamente à parede ele NÃO está indo em direção à moça.
O correto seria dizer que que o camundongo está caminhando perpendicularmente à parede
Trace uma reta unindo o olho O da moça à parte inferior P do espelho e deste ponto trace outra reta até o rato R.
A reta RP é o raio de luz incidente que sai do rato e chega no pé de espelho. A reta PO é o raio de luz refletido que sai de P e chega ao olho da moça.
Seja Q a parte inferior da parede. Trace por P uma reta perpendicular à moça, no ponto M
Os triângulos retângulos OMP e e RQP são semelhantes:
OM/MP = PQ/QR ---> 1,0/2 = 0,5/QR ---> QR = 1 m
O correto seria dizer que que o camundongo está caminhando perpendicularmente à parede
Trace uma reta unindo o olho O da moça à parte inferior P do espelho e deste ponto trace outra reta até o rato R.
A reta RP é o raio de luz incidente que sai do rato e chega no pé de espelho. A reta PO é o raio de luz refletido que sai de P e chega ao olho da moça.
Seja Q a parte inferior da parede. Trace por P uma reta perpendicular à moça, no ponto M
Os triângulos retângulos OMP e e RQP são semelhantes:
OM/MP = PQ/QR ---> 1,0/2 = 0,5/QR ---> QR = 1 m
Última edição por Elcioschin em Sáb 14 Fev 2015, 00:10, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
Euclides- Fundador
W-Carol- Recebeu o sabre de luz
A altura OM do triângulo maior NÃO é 1,5 ---> O valor 1,5 é a altura total da moça.
OM = 1,5 - 0,5 ---> OM = 1
OM = 1,5 - 0,5 ---> OM = 1
Elcioschin- Grande Mestre
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos