Cinemática Vetorial
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Crimson Moon
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Cinemática Vetorial
(Fuvest) Um cilindro de madeira de 4 cm de diâmetro rola sem deslizar entre duas tábuas horizontais móveis, A e B, como mostra a figura. Em determinado instante, a tábua A se movimenta para a direita com velocidade de 40 cm/s e o centro do cilindro se move para a esquerda com velocidade de intensidade 10 cm/s. Qual é nesse instante a velocidade da tábua B em módulo e sentido?
Resposta:
60 cm/s para a esquerda.
Por favor, eu não entendi como se faz essa questão...alguém poderia fazer pra mim?
:suspect:
Obrigado!
Resposta:
60 cm/s para a esquerda.
Por favor, eu não entendi como se faz essa questão...alguém poderia fazer pra mim?
:suspect:
Obrigado!
Crimson Moon- Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 34
Localização : Salvador
Re: Cinemática Vetorial
Olá Crimson,
Nós sabemos que numa roda as velocidades são:
Parte superior: 2v
Meio da Roda: v
Ponto inferior em contato com o chão: 0
Assim, podemos resolver essa questão de uma forma fácil, sem necessidade de semelhança de triângulos:
Centro = 10 cm/s (Esquerda)
Superior: 40 cm/s (Direita)
Então, a parte B deve estar com uma velocidade maior que 40 cm/s para se movimentar para esquerda.
Então podemos escrever:
Vb - Va / 2 = Vcentro
Vb - 40/2 = 10
Vb - 40 = 20
Vb = 60 cm/s
Nós sabemos que numa roda as velocidades são:
Parte superior: 2v
Meio da Roda: v
Ponto inferior em contato com o chão: 0
Assim, podemos resolver essa questão de uma forma fácil, sem necessidade de semelhança de triângulos:
Centro = 10 cm/s (Esquerda)
Superior: 40 cm/s (Direita)
Então, a parte B deve estar com uma velocidade maior que 40 cm/s para se movimentar para esquerda.
Então podemos escrever:
Vb - Va / 2 = Vcentro
Vb - 40/2 = 10
Vb - 40 = 20
Vb = 60 cm/s
Re: Cinemática Vetorial
"Vb - Va / 2 = Vcentro"
Por quê dividir por 2?
Por quê dividir por 2?
suckcidmy- Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/12/2013
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná - Brasil
Re: Cinemática Vetorial
Porque a velocidade no centro é a média aritmética das velocidades superior e inferior
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71791
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: Cinemática Vetorial
Porque é necessário achar a média aritmética das velocidades ??
jenkidama- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 178
Data de inscrição : 19/03/2013
Idade : 29
Localização : Franca - SP
Re: Cinemática Vetorial
Porque o a velocidade no centro é a média das velocidades em cima e em baixo.
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71791
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: Cinemática Vetorial
A resolução foi dada já levando em conta que o sentido de B deve ser para a esquerda, no entanto, isso faz parte da questão.
Como saber qual o sentido?
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Já entendi. (https://pir2.forumeiros.com/t10226-resolvido-fuvest-sp-mais-uma-de-vetor)
Como saber qual o sentido?
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Já entendi. (https://pir2.forumeiros.com/t10226-resolvido-fuvest-sp-mais-uma-de-vetor)
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"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Re: Cinemática Vetorial
Pré-Iteano escreveu:A resolução foi dada já levando em conta que o sentido de B deve ser para a esquerda, no entanto, isso faz parte da questão.
Como saber qual o sentido?
se você pensar um pouco mais verá que não é possível as duas tábuas se moverem no mesmo sentido e ainda assim o cilindro rolar sem deslizar em uma delas.enunciado escreveu:Um cilindro de madeira de 4 cm de diâmetro rola sem deslizar entre duas tábuas horizontais móveis,
O cilindro, por ser supostamente indeformável, tem uma velocidade periférica constante, em módulo, em qualquer ponto, de modo que:
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
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Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Cinemática Vetorial
Isso mesmo! Só percebi logo após enviar a mensagem.
Obrigado Euclides.
Obrigado Euclides.
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"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Re: Cinemática Vetorial
" />
Uma das soluções desse tipo de questão é supor um centro de rotação instantâneo (CRI - algo semelhante quando você estabelece um ponto fixo nos exercícios de estática e momento). Esse centro indica que toda a massa gira ao redor dele. Observe a imagem, o CRI nesse caso foi estabelecido no contato com o chão. Todos os pontos de um corpo em rotação apresentam a mesma velocidade angular, então:
ωp = ωo
Vp/Rg = Vo/R
Se P estiver no diâmetro oposto ao CRI (ponto D) Rg = 2R, então:
Vp/2R = Vo/R
Vp = 2Vo
Uma das soluções desse tipo de questão é supor um centro de rotação instantâneo (CRI - algo semelhante quando você estabelece um ponto fixo nos exercícios de estática e momento). Esse centro indica que toda a massa gira ao redor dele. Observe a imagem, o CRI nesse caso foi estabelecido no contato com o chão. Todos os pontos de um corpo em rotação apresentam a mesma velocidade angular, então:
ωp = ωo
Vp/Rg = Vo/R
Se P estiver no diâmetro oposto ao CRI (ponto D) Rg = 2R, então:
Vp/2R = Vo/R
Vp = 2Vo
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