PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ITA- Dúvida na solução de uma questão

+2
Euclides
MariaH123
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ITA- Dúvida na solução de uma questão Empty ITA- Dúvida na solução de uma questão

Mensagem por MariaH123 Seg 05 Jan 2015, 16:33

São duas questões do ITA muito semelhantes, gostaria de saber o porquê de uma questão não ter idêntico raciocínio físico ao da outra ( uma questão é de 1991, a outra de 1993). Não sei por que, mas não estou conseguindo inserir as imagens Sad Se alguém pudesse me ajudar, ficaria muito agradecida.

1)
O sistema de vasos comunicantes da figura cujas secções retas são S e S’, está preenchido com mercúrio de massa específica ITA- Dúvida na solução de uma questão WAAADQ0NEZGRiQkJAgICHR0dNbW1lxcXLCwsA4ODpKSkhgYGAQEBAAAAAAAACH5BAEAAAAALAAAAAAVAAoAAARMEEggBhkz61yMDMcmUsUUeKMWIFICppk7ESWlGAiD7Mw0BK1AArAABIqIxicEUFwsTEBCCdABDsDPcGNZAiyGwyK7YRQBNQSB1YWNIgA7 . Coloca-se no ramo esquerdo um cilindro de ferro de massa específica ITA- Dúvida na solução de uma questão FC5QfQQGBwu9FZE1whjNGAxergRlx9Ir2yYRADs= , volume V e secção S”. O cilindro é introduzido de modo que seu eixo permaneça vertical. Desprezando o empuxo do ar, podemos afirmar que no equilíbrio:

a) há desnível igual a ITA- Dúvida na solução de uma questão WAAADQ0NEZGRiQkJAgICHR0dNbW1lxcXLCwsA4ODpKSkhgYGAQEBAAAAAAAACH5BAEAAAAALAAAAAAlACUAAAT+EMhJq5UkBJbmCM1wjaTEBBZTrpeAUgIrU0jQSYaxCgMhyouAThIrFYaBwyzwK5IEhYlQcjgNBlACJaDNrQIISSI5EShglIbi4ByNJ4TopNAOTxQN7eojtm11A0oVGUMlCj49ghJBAgQNFwgqLH4XA3J2MxVBJAptmRU9Ix8cn6Wmp6ipqqsyGq6vsLGysxqstre4uZkGiqsJBDwCCUVgtglyEsUGL6wNCxRrAAyeqcUTdmQVPD6fDRsIigt6FEfJvStVrkUJ51BShZkJCswW1mPnbr0H2RVvGHJmDERCQFASAGEUFjyq9GJMh2cBniFYmC3PhAMFblg4dIWAogQjCxmE2TeBgTgBjfBJ0UghFAAyPXh92nTBpIRLBDDNcKmLQgQAOw== entre os dois ramos;
b) o nível sobe ITA- Dúvida na solução de uma questão 0Kg84rhNrLXwDvoIy80bm6bW+CUGsve1Pnwuk9Xbdt84tRtcwuc0jCzN6B0bhGjOzaB94R329wCpxRZ9jYx9IYQ1DHObQlrbnMLnHLMsjeDmKugebLcqMUp7i2x7B2j5CvOHr2F3yQdlr0MPSn3wwz3SKUDOenftIBv+HerumIAAAAASUVORK5CYII= em ambos os ramos;

c) há desnível igual a ITA- Dúvida na solução de uma questão Mg0bCIkLeekWR5OJK1WuTgmB9BVQUoQ6CQouKtti3pGwN+EAuBFuJBCAU8YAJAQQI+2wociRij0AxHSYFmAaAosv3vAULECR0yECiRJYZADG4AQG6QQwEjiCUoVQ35T08PVp0wWYEi4RQCYJp64KEQAAOw== em ambos os ramos;
d) o nível sobe ITA- Dúvida na solução de uma questão RenD05blTpvwHMT4q4UqWAFgAAAABJRU5ErkJggg== em ambos os ramos;
e) o nível sobe ITA- Dúvida na solução de uma questão WAAAJKSktbW1hgYGA4ODrCwsAQEBAgICFxcXHR0dCQkJEZGRjQ0NAAAAAAAACH5BAEAAAAALAAAAAAiACIAAAToEMhJ5QqBmMnCYVUoVkQQEmM6NibVqHCVBJukKHEOCAEuvbpcAAQABmOBBeB2zB0KA2NTVTgopztB6uKDJSoDVCohjgmkUOxoUROU1RVDQULQwkUISeseWigMB3wiZAJ5ghUKBQlzhxQCB4sVGJOUlZYVjwKMjTYFgJwTZAB7nAtfGlMKAzarFAirClchBgsNDA0GRgFfo7wSA4YAwRQGw7s2LQqkAAt2O7ITB84AaQAEQNfE0EvTvRS+Aa3hLk4ZCa0SAlfqWGGTRgat8Xdyy3DzEwPjgriOgYdW8iGoIahOrQYL0B2JAAA7 em ambos os ramos.

Essa questão já foi resolvida no fórum, a resposta é a letra C.
Porém, com um raciocínio semelhante ao da resolução dessa questão que visualizei aqui no fórum, tentei resolver a seguinte questão, também do ITA, praticamente igual à anterior:

2)Os dois vasos comunicantes a seguir são abertos, têm seções retas iguais a ITA- Dúvida na solução de uma questão WAAALCwsCQkJDQ0NEZGRggICFxcXAQEBJKSkg4ODtbW1hgYGAAAAAAAAAAAACH5BAEAAAAALAAAAAALAAsAAAQ1EEggBilEkCnMBMExIcmnLFP4iWPAHOgHLExgb7IkKAEXS4tALPNJIEaDycIgmDASFsLgFwEAOw== e contêm um líquido de massa específica ITA- Dúvida na solução de uma questão WAAADQ0NEZGRiQkJAgICHR0dNbW1lxcXLCwsA4ODpKSkgAAAAAAAAAAAAAAACH5BAEAAAAALAAAAAAJAAoAAAQpEEggBhkTFCPDkUIxBRwQIFLiAepEiMAQpEEiKZf1dXYGLDNfjCAERAAAOw==. Introduz-se no vaso esquerdo um cilindro maciço e homogêneo de massa ITA- Dúvida na solução de uma questão EAySGBxQs1TRcgIDcTtI4fYLNTMMIQCxnZMmhwkAdEhJrYJCOAAA7, seção ITA- Dúvida na solução de uma questão WAAALCwsCQkJDQ0NEZGRggICFxcXAQEBJKSkg4ODtbW1hgYGHR0dAAAAAAAACH5BAEAAAAALAAAAAAxAA4AAASdEMhJZ1s16827DIcnjl0TkGgnDERBCATAxKm3ti8NCAYFAgFMjcPzhSSIBEWxSAxQC4JCuUkuhcCjJCTAqhhTz2+iBSACjINXlFAwBKNzeg1YMAJ4XeegINA5dngBehQCCiceBwFUQ4aIO14LQSIrYZSRkwAvFAkIUFJlGpsTnRMITxILBnA1fIQUpxOqrDJOBAQDfyQNlhUMtrhYEQA7 
e menos denso que líquido. O cilindro é introduzido e abandonado de modo que no equilíbrio seu eixo permaneça vertical. Podemos afirmar que no equilíbrio o nível de ambos os vasos sobe:
a) M/ p(S-S')
b) M/ p(2S-S')
c) M/2p(2S-S')
d) 2M/2p(2S-S')
e)M/2ps

A resposta é a letra E. Porém, com um raciocínio semelhante ao da outra questão do ITA, cheguei à letra B.

Gostaria de entender a diferença na resolução de ambas.

Grata desde já! Very Happy

MariaH123
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

ITA- Dúvida na solução de uma questão Empty Re: ITA- Dúvida na solução de uma questão

Mensagem por Euclides Seg 05 Jan 2015, 18:28

ITA- Dúvida na solução de uma questão 100000

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

ITA- Dúvida na solução de uma questão Empty Re: ITA- Dúvida na solução de uma questão

Mensagem por MariaH123 Seg 05 Jan 2015, 20:24

Muito obrigada Sr. Euclides!!Very Happy
Entendi a resolução, mas fiquei com uma dúvida:
Eu tinha resolvido da mesma forma que a seguinte questão foi resolvida, pois não sabia como resolver e utilizei esse problema como exemplo. 
https://pir2.forumeiros.com/t36073-ita-1991-hidrostatica
Eu tinha feito assim:

E=P
Então:
pcilindro*vol desl.*g= Mg
pcil*vol desl.= M
pcil* (Sh-S'h+Sh)= M
pcil*h* (2S-S')= M
h= M/pcil* (2S- S').
Eu posso dizer que o volume deslocado é h(2S- S')-- conforme a outra questão-- Ou, por ser um problema diferente isso não é válido?

Muito obrigada pela atenção e pela ajuda!Smile

MariaH123
Padawan
Padawan

Mensagem por Euclides Seg 05 Jan 2015, 21:14

Verifique que numa questão é fornecida a massa M do corpo mergulhado, na outra são fornecidos o seu volume e densidade. São valores de entrada diferentes que conduzem a soluções diferentes e respostas em função de grandezas diferentes. Você precisa raciocinar em função do que dispõe.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por MariaH123 Seg 05 Jan 2015, 22:37

Entendi! Surprised Obrigada novamente pela ajuda!Smile

MariaH123
Padawan
Padawan

Mensagem por kevinkuhl Ter 14 Jul 2015, 11:23

@Euclides, mas em sua resolução você está considerando que o nível da água sobe inclusive no ponto onde o cilindro está, o que não ocorre. Não deveríamos considerar isso? Assim ficaria Vi=(S-S')*h + S*h

kevinkuhl
Iniciante

Mensagem por jpspindola Qui 27 Ago 2015, 18:12

Euclides, por que o volume imerso é igual ao volume total multiplicado pela razão entre as massas específicas?
jpspindola
jpspindola
Padawan
Padawan

Mensagem por Euclides Qui 27 Ago 2015, 18:18

jpspindola escreveu:Euclides, por que o volume imerso é igual ao volume total multiplicado pela razão entre as massas específicas?
Álgebra básica!! manipule as equações:

ITA- Dúvida na solução de uma questão Gif.latex?\\V_T=\frac{M}{\mu}\;\;\;\;\;\;\;\;\;\;V_i=\frac{V_T\times&space;\mu}{\rho}\;\;\to\;\;V_i=\frac{M}{\rho}\\\\V_i=2\Delta&space;h

Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Claudir Seg 12 Out 2015, 21:19

Acho que podemos também pensar assim:

No equilíbrio, o peso do corpo será igual ao empuxo exercido pelo líquido:
P = E
M.g = 2.ρ.g.V (V: volume deslocado em apenas um dos lados)
M = 2.ρ.(S.h)
h = M/2.ρ.S

Monitor
Monitor

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Mensagem por WernerHeisen Qui 06 Out 2016, 12:56

Euclides escreveu:ITA- Dúvida na solução de uma questão 100000

Mas na linha horizontal do nível as pressões nesses pontos não seriam diferentes, uma com a pressão atmosférica e a outra com a pressão atmosféricas + força exercida pelo bloco?

WernerHeisen
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo