íon comum
2 participantes
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
íon comum
Qual é o pH de uma solução preparada pela adição de 0,30 mol de ácido acético (CH3COOH) e 0,30 mol de acetato de sódio(CH3COONa) em quantidade suficiente de água para perfazer 1,0 L de solução? Dados: Ka = 1,8 x 10^-5
Eu tive muita curiosidade sobre esse exercício, por nunca ter feito nenhum parecido com esse, no qual eu deveria avaliar quantitativamente o efeito do íon comum. minha ideia foi a seguinte para o exercício e gostaria de saber se está correta:
Se puderem me ajudar e dizer se está correto e puder corrigir eu agradeço.
Eu tive muita curiosidade sobre esse exercício, por nunca ter feito nenhum parecido com esse, no qual eu deveria avaliar quantitativamente o efeito do íon comum. minha ideia foi a seguinte para o exercício e gostaria de saber se está correta:
Se puderem me ajudar e dizer se está correto e puder corrigir eu agradeço.
catabluma123- Iniciante
Re: íon comum
apenas uma correção:
na hora de passar pro PC eu coloquei no segundo equilíbrio que a concentração inicial do H3CCOO- era 0,0023, mas na verdade é 0,30 do H3CCOONa + 0,0023 que já tinha.
de qualquer fora o resultado final dá o mesmo, pois eu fiz a conta com os numeros certos antes.
na hora de passar pro PC eu coloquei no segundo equilíbrio que a concentração inicial do H3CCOO- era 0,0023, mas na verdade é 0,30 do H3CCOONa + 0,0023 que já tinha.
de qualquer fora o resultado final dá o mesmo, pois eu fiz a conta com os numeros certos antes.
catabluma123- Iniciante
ninguém?
catabluma123- Iniciante
isso é solução tampão... ácido fraco: CH3COOH (0,3 mol/L) , sal respectivo: CH3COONa (0,3 mol/L)
da equação de handerson-hasselbalch, temos
ph=pka+log[sal]/[base]
ph=pka+log(0,3/0,3)=pka
ph=-log(1,8 x 10^-5)=4,74
da equação de handerson-hasselbalch, temos
ph=pka+log[sal]/[base]
ph=pka+log(0,3/0,3)=pka
ph=-log(1,8 x 10^-5)=4,74
Igor Bragaia- Jedi
hum, muito obrigado, eu estou agora me lembrando dessa equação que estava no livro, porém eu não entendi por que o resultado não é o mesmo se aparentemente eu estou considerando tudo o que seria preciso ao meu ver.
catabluma123- Iniciante
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos