Questão 20 - Problemas selecionados
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Questão 20 - Problemas selecionados
20. Determinar a velocidade média e a aceleração média de um ponto em 5 e 10 segundos, sendo seu movimento dado pelo gráfico da velocidade (fig. 6)
Pela área do gráfico, de 0 até 5 segundos, o móvel percorreu o equivalente a 10,5 cm. Pela área do gráfico, de 0 até 10 segundos, o móvel percorreu o equivalente a 25 cm.
A velocidade média de 0 até 5 segundos, equivale a 10,5 / 5 = 2,1 cm/s
A velocidade média de 0 até 10 segundos, equivale a 25 / 10 = 2,5 cm/s
A aceleração média de 0 até 5 segundos, equivale a 4 / 5 = 0,8 cm/s²
A aceleração média de 0 até 5 segundos, equivale a: S=at²/2 --> 10,5 = a . 5² /2 --> a = 0,84 cm/s²
A aceleração média de 0 até 10 segundos, equivale a 2/10 = 0,2 cm/s²
A aceleração média de 0 até 10 segundos, equivale a: S=at²/2 --> 25 = a . 10² /2 --> a = 0,5 cm/s²
Pelo gabarito o vermelho está correto.
Mas ao "transformar" para um gráfico uniforme, isto é, sem curvas, se colocarmos como aceleração de 0,2 cm/s². Então ao decorrer de 10 segundos, então o móvel percorre 10 cm, ao contrário de 25 cm, como é a distância final calculada.
O que estaria correto? O livro ou meu raciocinio?
- Resposta do livro:
- Seja S o caminho percorrido pelo ponto em 5 s, numericamente igual à área encerrada entre a linha quebrada Oabcd e o eixo do tempo (fig. 280): S₁=10,5 cm. A velocidade média de movimento do ponto em 5 s é igual a v₁ = S₁/t₁ = 2,1 cm/s. A aceleração média do ponto, nesse mesmo intervalo de tempo é igual a a₁ = ∆v/t₁ = 0,8 cm/s². O caminho percorrido em 10 s é igual a S₂ = 25 cm. Consequentemente, a velocidade média e a aceleração média são iguais a: v₂ = S₂/t₂ = 2,5 cm/s e a₂ = 0,2 cm/s²Figura 280
Pela área do gráfico, de 0 até 5 segundos, o móvel percorreu o equivalente a 10,5 cm. Pela área do gráfico, de 0 até 10 segundos, o móvel percorreu o equivalente a 25 cm.
A velocidade média de 0 até 5 segundos, equivale a 10,5 / 5 = 2,1 cm/s
A velocidade média de 0 até 10 segundos, equivale a 25 / 10 = 2,5 cm/s
A aceleração média de 0 até 5 segundos, equivale a 4 / 5 = 0,8 cm/s²
A aceleração média de 0 até 5 segundos, equivale a: S=at²/2 --> 10,5 = a . 5² /2 --> a = 0,84 cm/s²
A aceleração média de 0 até 10 segundos, equivale a 2/10 = 0,2 cm/s²
A aceleração média de 0 até 10 segundos, equivale a: S=at²/2 --> 25 = a . 10² /2 --> a = 0,5 cm/s²
Pelo gabarito o vermelho está correto.
Mas ao "transformar" para um gráfico uniforme, isto é, sem curvas, se colocarmos como aceleração de 0,2 cm/s². Então ao decorrer de 10 segundos, então o móvel percorre 10 cm, ao contrário de 25 cm, como é a distância final calculada.
O que estaria correto? O livro ou meu raciocinio?
Carlos Adir- Monitor
Re: Questão 20 - Problemas selecionados
O livro está certo:
- velocidade média é a velocidade com a qual o mesmo espaço seria percorrido no mesmo intervalo de tempo. Não tem relação com aceleração.
- aceleração média é a aceleração com a qual a velocidade alcançaria o mesmo valor no mesmo intervalo de tempo. Não tem relação com a distância percorrida.
- velocidade média é a velocidade com a qual o mesmo espaço seria percorrido no mesmo intervalo de tempo. Não tem relação com aceleração.
- aceleração média é a aceleração com a qual a velocidade alcançaria o mesmo valor no mesmo intervalo de tempo. Não tem relação com a distância percorrida.
Euclides- Fundador