PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Integração--> Funções Parciais--> Ln | |

2 participantes

Ir para baixo

Integração--> Funções Parciais--> Ln | | Empty Integração--> Funções Parciais--> Ln | |

Mensagem por jojo Qua 01 Out 2014, 12:20

Pessoal,


Todos os casos de Integração por frações parciais que resolvo e checo no Wolfram Alpha tem a parte do logarítmo trocada.


Por exemplo:


integral de  2x+5/x^2-10x+21 dx fica, no Wolfram Alpha:


Integração--> Funções Parciais--> Ln | | Sssss

Sendo esse Log = Ln




Era Ln |x-7| e ele considerou x-7 <0 , então |x-7|= 7-x, mas por quê? Mesma coisa com |3-x|
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 822
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 32
Localização : Brasilia, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Integração--> Funções Parciais--> Ln | | Empty Re: Integração--> Funções Parciais--> Ln | |

Mensagem por soldier Qua 01 Out 2014, 13:34

Olá.
O meu resultado deu diferente.
9/4*Ln|x+7| - 1/4*Ln|x+3| + C
 
Quanto a sua dúvida eu particulamente não retiro do módulo pois ele garante que o número que está lá tem que ser > 0 para estabelecer a condição de existência do logaritmando e a maioria das repostas que eu vejo são com módulo seja em uma prova aberta ou concursos.

Agora observe que pela condição de existência do logaritmando:

x+7 > 0
x > -7 ,Logo qualquer número que  seja o "X"  em Ln( 7 - x) nunca vai dá zero e nem menor que zero o mínimo que pode ser é -6,ficando [7-(-6)] resultando em 13 estabelecendo  condição de existência,por isso ele colocou a resposta desse jeito.Faça a mesma coisa para o x+3>0
soldier
soldier
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 24/03/2013
Idade : 33
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos