Queda de corpos
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Queda de corpos
Um objeto A é abandonado do alto de um prédio. Após 0,5 segundos, um segundo objeto B é lançado para baixo do mesmo local com velocidade inicial de 2 m/s. Ambos objetos atingem o solo no mesmo instante. Determine a altura do prédio.
Cinzu- Iniciante
Re: Queda de corpos
Olá.
Distância percorrida pelo corpo A em função do tempo até atingir o chão:
\\ V_f^2 = V_0^2 + 2 \cdot a \cdot \Delta S \therefore (10t)^2 = 0^2 + 2 \cdot 10 \cdot H \therefore \frac{100t^2}{20} = H \\\\ \Leftrightarrow H = 5t^2
Distância percorrida pelo corpo B em função do tempo até atingir o chão:
\\ V_f^2 = V_0^2 + 2 \cdot a \cdot \Delta S \therefore [2 + 10(t-0,5)]^2 = 2^2 + 2 \cdot 10 \cdot H \therefore \\\\ 100t^2 - 60t + 9 = 4 + 20H \therefore 100t^2 - 60t + 5 = 20H \therefore \\\\ \frac{5 \cdot (20t^2 - 12t + 1)}{20} = H \Leftrightarrow H = \frac{20t^2 - 12t +1}{4}
Igualando os dois valores encontrados:
\\ 5t^2 = \frac{20t^2 - 12t + 1}{4} \therefore t = \frac{1}{12}s
Assim, a altura do prédio é: 5 \cdot \left( \frac{1}{12} \right)^2 \approx 0,35m
Tem certeza que o intervalo de tempo e a velocidade estão corretos? Não existe um prédio com 0,35m de altura.
Att.,
Pedro
Distância percorrida pelo corpo A em função do tempo até atingir o chão:
Distância percorrida pelo corpo B em função do tempo até atingir o chão:
Igualando os dois valores encontrados:
Assim, a altura do prédio é:
Tem certeza que o intervalo de tempo e a velocidade estão corretos? Não existe um prédio com 0,35m de altura.
Att.,
Pedro
PedroCunha- Monitor
Sim, é isso mesmo. O segundo corpo foi lançado 0,5s depois. Tem certeza que é essa resolução?
Pois eu imagino que teremos a função horária da posição em função do tempo, onde teremos a aceleração (9,8m/s²). Eu tentei montar uma equação para o ponto A e outra para o ponto B, depois igualar as duas. Mas mesmo assim não consegui encontrar a altura.
Não tenho o gabarito, mas o professor disse que a altura é bem alta.
Pois eu imagino que teremos a função horária da posição em função do tempo, onde teremos a aceleração (9,8m/s²). Eu tentei montar uma equação para o ponto A e outra para o ponto B, depois igualar as duas. Mas mesmo assim não consegui encontrar a altura.
Não tenho o gabarito, mas o professor disse que a altura é bem alta.
Cinzu- Iniciante
É t - 0,5 pois o corpo tem 0,5 segundo a menos para percorrer o mesmo espaço. Fazendo pela equação horários dos espaços:
Para o corpo A:
\\ S = h + 4,9t^2
Para o corpo B:
\\ S = h + 2(t-0,5) + 4,9(t-0,5)^2
Igualando as duas:
\\ h+4,9t^2 = h+2(t-0,5)+4,9(t-0,5)^2 \Leftrightarrow t \approx 0,077s
Assim, h \approx 0,30m
A diferença é porque usei 9,8m/s² e não 10m/s² como aceleração da gravidade.
Mas alguma coisa tem que estar errada, pois t < 0,5 e isso não pode ocorrer. Mas não é um erro na resolução, pois veja esse outro exercício que trás o mesmo princípio por trás de sua resolução:
Em t = 0, uma pedra é largada do topo de um penhasco, acima de um lago. Outra pedra é atirada para baixo, 1,6 s após, do mesmo ponto e com uma velocidade inicial de 32 m/s. As duas pedras atingem a água no mesmo instante. Encontre a altura do penhasco.
Resposta: 28m
Corpo A: S = h + 4,9t²
Corpo B: S = h + 32(t-1,6) + 4,9(t-1,6)²
S = S --> 4,9t² = 32t - 51,2 + 4,9(t²-3,2t+2,56) .:. 4,9t² = 32t - 51,2 + 4,9t² - 15,68t + 12,544 .:.
16,32t-38,656 = 0 .:. t = 2,36862s --> h ~ 28m
Se seu professor resolver, ficarei grato de ver a resolução, porque acredito que com esses dados, não exista solução, pois t = \frac{1}{12} s não é solução
Att.,
Pedro
Para o corpo A:
Para o corpo B:
Igualando as duas:
Assim,
A diferença é porque usei 9,8m/s² e não 10m/s² como aceleração da gravidade.
Mas alguma coisa tem que estar errada, pois
Em t = 0, uma pedra é largada do topo de um penhasco, acima de um lago. Outra pedra é atirada para baixo, 1,6 s após, do mesmo ponto e com uma velocidade inicial de 32 m/s. As duas pedras atingem a água no mesmo instante. Encontre a altura do penhasco.
Resposta: 28m
Corpo A: S = h + 4,9t²
Corpo B: S = h + 32(t-1,6) + 4,9(t-1,6)²
S = S --> 4,9t² = 32t - 51,2 + 4,9(t²-3,2t+2,56) .:. 4,9t² = 32t - 51,2 + 4,9t² - 15,68t + 12,544 .:.
16,32t-38,656 = 0 .:. t = 2,36862s --> h ~ 28m
Se seu professor resolver, ficarei grato de ver a resolução, porque acredito que com esses dados, não exista solução, pois
Att.,
Pedro
PedroCunha- Monitor
Cinzu e Pedro,
se eu estiver fazendo uma leitura correta do exercício, ele não tem solução. O segundo corpo é lançado para baixo com velocidade de 2 m/s quando o outro está 1,25 m à frente e com velocidade de 5 m/s e, portanto, nunca será alcançado.
se eu estiver fazendo uma leitura correta do exercício, ele não tem solução. O segundo corpo é lançado para baixo com velocidade de 2 m/s quando o outro está 1,25 m à frente e com velocidade de 5 m/s e, portanto, nunca será alcançado.
um segundo objeto B é lançado para baixo do mesmo local com velocidade inicial de 2 m/s
Euclides- Fundador
Foi por isso que t < 0,5 certo, Euclides?
PedroCunha- Monitor
Nem fiz qualquer conta. Desde de que não tem solução fisicamente, qualquer matemática é dispensável. Provavelmente o resultado daria um tempo negativo.PedroCunha escreveu:Foi por isso quet < 0,5 certo, Euclides?
Euclides- Fundador
Mas a ideia que utilizei na minha resolução está correta, Euclides? A matemática por trás das minhas contas.
PedroCunha- Monitor
Você seguiu o procedimento padrão no encontro de dois móveis. Ao encontrar um resultado incompatível devia ter acendido a "luz vermelha" e podia declarar a questão sem solução.PedroCunha escreveu:Mas a ideia que utilizei na minha resolução está correta, Euclides? A matemática por trás das minhas contas.
Euclides- Fundador
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos