PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Empuxo

3 participantes

Ir para baixo

Empuxo   Empty Empuxo

Mensagem por rccarvalho Sex 5 Set - 16:23

Paz a todos ! 

Essa é uma dúvida conceitual. 

Imaginemos um líquido de baixa densidade . Nele é introduzido um corpo de densidade alta e de volume "10V" . Pelo princípio de Arquimedes , o volume de líquido deslocado é o mesmo volume do corpo , ou seja "10V" , e ainda o volume de líquido deslocado tem o mesmo peso do corpo

Agora , em um outro sistema , admitamos que seja colocado no mesmo líquido um corpo mais denso que o anterior de mesmo peso , porém com um volume "V" . Pelo fato do corpo ser denso ele afunda , como o outro , porém ao afundar ele só desloca um volume "V" de líquido , que pelo princípio de Arquimedes tem o mesmo peso do corpo

Se os dois corpos tem o mesmo peso como um volume "10V" e um outro volume "V" do mesmo líquido tem pesos iguais ? 


__________________________________________________________________-

Certamente há um erro nesse raciocínio , porém não consigo acha-lo. 

Desde de já agradeço .
rccarvalho
rccarvalho
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 30/05/2013
Idade : 28
Localização : Rio das Ostras - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo   Empty Re: Empuxo

Mensagem por Elcioschin Sex 5 Set - 17:20

Seu raciocínio tem erro sim:

Estou supondo que o corpo de volume 10V está totalmente dentro do líquido. Neste caso, o volume do líquido deslocado é igual ao volume do corpo (10V).

Entretanto, existem duas possibilidades:

1) O corpo está boiando no interior do líquido, sem tocar no fundo do recipiente. Neste caso, o peso do volume de líquido deslocado (empuxo E) é igual ao peso (P) do corpo: E = P

2) O corpo está apoiado no fundo do recipiente. Neste caso o empuxo é MENOR do que o peso do corpo -> E < P
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71773
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo   Empty Re: Empuxo

Mensagem por rccarvalho Sex 5 Set - 17:42

Obrigado . 

Agora supondo um outro corpo totalmente submerso e em equilíbrio de volume "V" que está a uma distância , por exemplo de 30 cm do fundo. E=P . 

Agora se um corpo mais denso de mesmo volume "V" está ,digamos , a 20 cm do fundo. E=P ?

Os dois vão deslocar o mesmo volume , só que o empuxo do segundo é maior , apesar dos dois estarem em equilíbrio. 

Estou um pouco confuso com esse conceito .
rccarvalho
rccarvalho
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 30/05/2013
Idade : 28
Localização : Rio das Ostras - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo   Empty Re: Empuxo

Mensagem por Euclides Sex 5 Set - 17:46

rccarvalho escreveu:Obrigado . 

Agora supondo um outro corpo totalmente submerso e em equilíbrio de volume "V" que está a uma distância , por exemplo de 30 cm do fundo. E=P . 

Agora se um corpo mais denso de mesmo volume "V" está ,digamos , a 20 cm do fundo. E=P ?

Os dois vão deslocar o mesmo volume , só que o empuxo do segundo é maior , apesar dos dois estarem em equilíbrio. 

Estou um pouco confuso com esse conceito .

em qualquer situação que E=P o corpo pode permanecer em equilíbrio submerso em qualquer posição. Nessa situação o corpo se comporta como se fosse feito do próprio líquido.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo   Empty Re: Empuxo

Mensagem por rccarvalho Sex 5 Set - 18:12

Muito obrigado , eu entendi o que vocês colocaram . 

Uma última dúvida pra abusar da boa vontade  Very Happy 

No último caso que eu falei os dois corpos estavam totalmente submersos e em equilíbrio . Ambos sem tocar no fundo . O peso era diferente , porém o deslocamento do líquido era igual . 

A minha grande dúvida , mal expressa até agora, é que se o peso do líquido deslocado é igual ao do corpo imerso , no caso acima , eu teria o mesmo volume de líquido com pesos diferentes ! 

Esse ponto que eu não entendo .
rccarvalho
rccarvalho
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 30/05/2013
Idade : 28
Localização : Rio das Ostras - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo   Empty Re: Empuxo

Mensagem por Euclides Sex 5 Set - 18:46

você escreveu:Agora se um corpo mais denso de mesmo volume "V" está ,digamos , a 20 cm do fundo. E=P ?

Os dois vão deslocar o mesmo volume , só que o empuxo do segundo é maior , apesar dos dois estarem em equilíbrio.

conclusão errada. Se ambos estão em equilíbrio, se ambos têm o mesmo volume --> o empuxo sobre ambos é o mesmo. Esse equilíbrio é indiferente. O corpo pode ficar em qualquer posição submersa. Ambos têm a mesma densidade do líquido.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo   Empty Re: Empuxo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Empuxo
» Empuxo
» Empuxo
» Empuxo
» Empuxo

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos