PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transmissão de características

2 participantes

Ir para baixo

Transmissão de características Empty Transmissão de características

Mensagem por Sylvia Márcia Qua 20 Ago 2014, 19:19

Novas descobertas sugerem que experiências de vida podem contribuir para doenças mentais adicionando ou retirando
marcas “epigenéticas” dos cromossomos. Essas etiquetas são formadas por compostos químicos específicos que
podem influir na atividade dos genes sem alterar a informação codificada neles. Estudos realizados em camundongos
demonstram o papel importante das modificações epigenéticas de longa duração em transtornos como dependência
de drogas e depressão. Mudanças epigenéticas também podem afetar comportamentos maternais de forma a reproduzir
os mesmos comportamentos em sua progênie. ( NESTLER. 2013. p. 58).

A partir das informações contidas no texto e no conhecimento atual a respeito da epigenética, é correto afirmar:

01) O uso de drogas, como a cocaína, provoca alterações na disposição do material genético durante o processo de divisão
celular, alterando o número cromossômico na descendência gerada.
02) Marcadores epigenéticos alteram as porções íntrons e éxons existentes no interior dos genes, produzindo mudanças no
RNA mensageiro a ser transcrito.
03) A observação feita pela prole do comportamento exercido pela mãe pode induzir, através da epigenética, na repetição por
aprendizado desses mesmos comportamentos nesses descendentes.
04) Características adquiridas a partir do estilo de vida de determinados indivíduos podem ser transmitidas a sua descendência,
mesmo que não tenham produzido alterações na informação codificada do seu DNA.
05) A mutação gênica é o principal fator ambiental no estabelecimento de marcadores epistáticos responsáveis pela inativação
ou ativação das informações genéticas presente nas moléculas de DNA.


Não sei se eu entendi errado, mas vejo o "reproduzir", citado no texto, como uma "cópia dos comportamentos", e o "transmitidas", citado na alternativa, como algo mais a ver com " reprodução", transmissão de DNA e tal...
Por que não a 03, como mais cabível para resposta?
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transmissão de características Empty Re: Transmissão de características

Mensagem por velloso Qui 21 Ago 2014, 01:42

Eu entendo que a reprodução dos comportamentos maternais, citada no texto, pela progênie tenha um fundo genético (epigenético) e não ''social''. Tanto que ele vem discorrendo sobre as mudanças que a epigenética pode causar, e não quanto a ''psicologia'' dos indivíduos.

Não pode ser a 3 pelo motivo que falei acima.  A alterações não são causadas por repetição e aprendizagem, mas podem ter vindo, quem sabe, de forma congênita. O uso de uma substância pode ter induzido a metilação de uma zona do cromossomo tanto da mãe como da prole por exemplo, induzindo a um efeito comportamental e/ou estrutural..
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Transmissão de características Empty Re: Transmissão de características

Mensagem por Sylvia Márcia Qui 21 Ago 2014, 19:33

velloso escreveu:Eu entendo que a reprodução dos comportamentos maternais, citada no texto, pela progênie tenha um fundo genético (epigenético) e não ''social''. Tanto que ele vem discorrendo sobre as mudanças que a epigenética pode causar, e não quanto a ''psicologia'' dos indivíduos.

Não pode ser a 3 pelo motivo que falei acima.  A alterações não são causadas por repetição e aprendizagem, mas podem ter vindo, quem sabe, de forma congênita. O uso de uma substância pode ter induzido a metilação de uma zona do cromossomo tanto da mãe como da prole por exemplo, induzindo a um efeito comportamental e/ou estrutural..
Confundo-me toda com essa questão, mas obrigada pela ajuda!!
Eu entendi sim, mas ainda fico um pouco encucada rsrs...
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transmissão de características Empty Re: Transmissão de características

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos