PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Engenharias

+2
Euclides
PedroX
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Engenharias Empty Engenharias

Mensagem por PedroX Qui 17 Jul 2014, 23:02

Estou pensando em fazer engenharia. No entanto, apenas pesquisar sobre elas não me ajudou a escolher alguma(s). Ainda estou indeciso, então gostaria da opinião de vocês. Digam o que acham, que experiências têm ou qualquer coisa que acharem oportuna.

As engenharias em que tenho mais interesse são: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Aeronáutica.

A Civil talvez seja a menos interessante para mim, apenas para dar uma noção. Além disso, gosto de cálculos e informática.

Se acharem que outra faculdade sem ser engenharia poderia ser interessante, não deixem de contar.

PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias Empty Re: Engenharias

Mensagem por Euclides Sex 18 Jul 2014, 00:01

Engenharia da Computação

É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia.

Alguns cursos de Engenharia da Computação têm ênfase em Engenharia de Software, e há instituições que já oferecem essa modalidade específica como curso independente. Enquanto o engenheiro da computação tem foco maior na máquina (hardware), o engenheiro de software projeta e desenvolve softwares.

“O mercado de trabalho para este profissional está em alta no Brasil e no mundo porque, cada vez mais, a computação está presente nos mais diversos ramos de atividade”, diz Eduardo Cândido Xavier, coordenador do curso de Engenharia da Computação da Unicamp, em Campinas. De acordo com o professor, a maior parte dos egressos trabalha com o desenvolvimento de softwares. Além do emprego em grandes empresas, estrangeiras e nacionais, uma tendência marcante é o empreendedorismo. “Muitos alunos criam pequenas empresas que se tornam bem-sucedidas”, comenta Eduardo. Entre os setores que mais demandam novas tecnologias estão o de serviços em geral, aeronáutico, automobilístico, financeiro e de telecomunicações, com destaque para a telefonia celular. Como ocorre com praticamente todas as profissões, o mercado balança conforme a situação econômica: sempre que o país atravessa um bom período, as indústrias investem na linha de produção, abrindo mais oportunidades nas empresas que desenvolvem equipamentos automatizados e softwares para as fábricas. A maior oferta de emprego está nas regiões Sul e Sudeste, mas há também outros polos como o de Recife, mas empresas do Porto Digital.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias Empty Re: Engenharias

Mensagem por Shareen Ter 22 Jul 2014, 12:43

Voce tem 18 anos e ainda nao sabe? Vish, haha, vou te contar como decidi qual engenharia cursar, sempre tive mais facilidade e interesse pelas exatas, logo, engenharia.

Tive uma epoca que era apaixonado por avioes, passava o dia inteiro lendo sobre, e isso na setima serie, indo atras de como trabalhar com isso, como nao queria pilotar e nem consertar, mas sim contruir e projetar, encontrei engenharia aeronautica, que no Brasil era o ITA, repito, isso nao setima serie. E depois por insistencia dos professores acabei consolidando essa ideia, haha.

Entao cara, se tenho uma dica eh que voce tem que ver pelo o que voce mais se interessa, se curte aviao, carro, eletricidade, construcoes, programacao, sei la, e ir atras, alias, tem que estar apaixonado por aquilo, afinal, voce deve levar isso por resto da vida, nao?

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 28
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias Empty Re: Engenharias

Mensagem por JoaoLeal96 Qui 24 Jul 2014, 15:01

eu so fui decidir que queria ITA no fim do ano passado eu sempre quis ser píloto mas o teste medico me impediu. eu tambem gosto de computaçao mas minha paixao por aviaçao é maior mesmo assim em eng. aeronautica vc tbm tem um pouco de informatica ate pq vc tem q saber a projetar a cabine de comando.
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias Empty Re: Engenharias

Mensagem por MatheusMagnvs Sex 25 Jul 2014, 21:07

Uma recomendação que funcionou para mim e, talvez, possa funcionar para você (mas não necessariamente), é tentar se aproximar de atividades correlatas a cada uma das engenharias. E como isso pode significar muitas coisas diferentes, seja criativo.

Exemplo: treine modelagem ou desenho. Se você não gostar, talvez engenharia civil ou aeronáutica não seja uma boa para você, dependendo em que você pretende trabalhar. Por mais que haja computadores que façam boa parte do serviço hoje, são cursos que requerem bom domínio manual de desenho e modelagem e muito mais atividades desse gênero do que engenharia de software, por exemplo. Claro que esse exemplo é um pouco limitado, há outras atividades em engenharia aeronáutica para se considerar (como a multidisciplinaridade desse curso, pois exige eletrotécnica, eletrônica, comunicações, mecânica, astronáutica e engenharia de produção, dentre outras características) mas é apenas um exemplo ilustrativo.
Eu optei por engenharia eletrônica e pretendo trabalhar com comunicações, pois fiquei um bom tempo fazendo circuitos eletrônicos para radioamadorismo, embora tudo de forma um pouco rústica. (O meu problema foi que adorei programação da mesma forma que eletrônica, e por isso fico bem irritado que não haja a possibilidade de fazer uma dupla graduação eletrônica/computação em nenhuma faculdade do Brasil).

Outra coisa que você deve considerar é a filosofia do curso. Vou dar outro exemplo ilustrativo, mas existem vários exemplos e seja criativo para pensar sobre eles:
você gosta de trabalhar com maior liberdade? Então engenharia de computação realmente garante essa vantagem em todos os sentidos. O Google, por exemplo, tem uma fama bem grande pela qualidade de vida de seus funcionários. Além disso, suponha que você tenha uma ideia revolucionária de software ou hardware que vai mudar a era da informática. Dificilmente isso vai atingir um custo extremamente elevado de produção, especialmente em software, de modo que você tem plena liberdade para fazer essa revolução. Agora suponha que você é um engenheiro aeronáutico e tenha uma ideia revolucionária para a aviação moderna. A menos que você seja milionário ou que você consiga um financiador muito caridoso, você não vai ter como botar sua ideia em prática pois, ao contrário do software (que, exageradamente, gastaria trinta mil do seu bolso para comprar um computador vindo do futuro), colocar essa ideia em prática gastaria uns bons milhares, para não dizer milhões (vale lembrar que dificilmente você conseguiria realizar sua ideia na primeira tentativa, então você precisaria de mais material para a segunda etc., e convenhamos que a matéria prima aeronáutica é bem mais cara do que a matéria prima de um software, que é apenas sua mente). Apenas um exemplo. Leve esse tipo de coisa em consideração.

Recomendação: se você gosta de cálculo e informática, engenharia financeira talvez seja uma ótima carreira, embora não haja esse curso em específico no Brasil. Em geral, os atuantes nessa área fazem ciência/engenharia da computação, engenharias elétricas ou matemática, e se especializam nisso; economia não abrange a complexidade matemática da engenharia financeira, de forma geral. É uma atividade que exige extremos conhecimentos de cálculo e informática, e um engenheiro financeiro chega a ganhar cem vezes mais do que qualquer outro engenheiro de outra área (especialmente se for em Wall Street ou Tóquio), se você tiver um espírito monetário mais aguçado..
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias Empty Re: Engenharias

Mensagem por PedroX Qui 14 Ago 2014, 20:24

Interessantes as suas opiniões / sugestões.
Vou pensar, mas parece que eletrônica/elétrica são fortes candidatas (engenharia financeira não só porque não tem aqui). Mais alguém? Grato :-)

---------------------

Atualizado:

Fiz a inscrição no vestibular da Unicamp para 1-Engenharia de Telecomunicações e 2-Sistemas de Informação.

Depois confirmarei as outras inscrições.

Obrigado pelas sugestões e dicas.
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias Empty Re: Engenharias

Mensagem por MatheusMagnvs Sex 15 Ago 2014, 06:41

Ótimas escolhas, na minha opinião pessoal (que quero trabalhar com telecomunicações também, haha). Tenho certeza de que passará. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias Empty Re: Engenharias

Mensagem por L.Lawliet Sex 29 Ago 2014, 22:24

Galera, aproveitando o topico. O professor Euclides falou sobre engenharia da computação mas eu ainda fiquei com uma duvida. Uma pessoa que busca trabalhar com a segurança da informação, analise de sistemas... Engenharia da computação seria uma opção? Se não, qual seria o curso? Além disso, caso alguem saiba, poderia me falar mais sobre essa area ( a area de " segurança da informação, analise de sistemas...") e as universidades de referencia para esse curso?

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 797
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias Empty Re: Engenharias

Mensagem por PedroX Sáb 30 Ago 2014, 11:23

Uma pessoa que busca trabalhar com a segurança da informação, analise de sistemas... Engenharia da computação seria uma opção?
Engenharia da computação foca a parte material, o hardware. Você também aprende programação, porque não dá para construir algo para receber algo que você não conhece. Mas, no geral, é melhor Ciência da Computação ou Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

Uma das universidades recomendadas é a Unicamp, mas você mora em Alagoas, então é válido apenas se você não se importa de morar aqui perto de Campinas. Também tem outras, mas é a única que conheço um pouco.

Segurança de informação e análise de sistemas são interessantes. Muitos associam esses conhecimentos aos dos hackers, e se você tem certo fascínio por isso, é uma boa opção. Você vai criar ou administrar programas e arquiteturas de rede de forma segura, prevenindo ataques de crackers. Também poderá criar soluções/sistemas para empresas, gerenciar bancos de dados e coisas assim. Aprenderá algumas linguagens de programação, que, por experiência própria, posso dizer que são legais.
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias Empty Re: Engenharias

Mensagem por L.Lawliet Sáb 30 Ago 2014, 12:14

Ah, saquei Pedro. Acho isso bem interessante isso mesmo e associo exatamente a isso que voce falou kkkkk. Mas assim, eu nao queria trabalhar necessariamente para bancos ou empresas. Hoje, meu intuito é mais ser militar. Será que eu poderia fazer engenharia da computação no IME,caso eu passasse, mas com mais foco nessa area? Voce sabe se existe essa possibilidade? Estava olhando o site do IME  

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eles tem professores de:

"Análise de Algoritmos, Complexidade de Computação, Matemática Discreta, Combinatória"

"Segurança da Informação, Computação de Alto Desempenho, Desenvolvimento Web"

"Ciência da Computação, Telecomunicações, Sistemas de Informação, Criptologia, Educação."

Dentre outros que se voce quiser, tem ai o site. Nao sei bem como é a universidade, as pessoas dizem que os professores nao dao a minima para os alunos e eles devem aprender sozinho, mas se nao for esse o caso, eu me aproximando desses professores, será que poderia adaptar meu curso?

*Isso se eu passasse

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 797
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias Empty Re: Engenharias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos